TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Polímeros

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.527 Palavras (15 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 15

Polímeros

O termo polímero advém do grego, cujo significado e: muitas partes. A maioria deles foi descoberta entre 1930 e 1950, sendo assim, o desenvolvimento dos plásticos modernos ocorreu principalmente depois de 1930. Contudo, a indústria dos polímeros não chegou a sua maturidade antes dos anos 60.

Na década de 1980 podemos ver um avanço na Tecnologia dos Polímeros, ao passar do tempo o nível de desenvolvimento diminui, enquanto se procura aumentar a escala comercial dos avanços conseguidos.

Finalmente, na década de 1990 os catalisadores de metaloceno, reciclagem em grande escala de garrafas de PE e PET, biopolímeros, uso em larga escala dos elastômeros termoplásticos e plásticos de engenharia.

A partir do final da década de 1990, novas técnicas de polimerização começam a ser investigadas, onde se consegue ter um grande controle da massa molecular e do índice de polidispersividade do polímero. Assim, começam a ser conhecidas as técnicas de polimerização radicalar controlada.

Por mais que a quantidade de polímeros naturais exceda de forma significativa a produção de polímeros sintéticos da indústria moderna e tenham perdido sua importância econômica devido à tecnologia dos polímeros, eles estão retomando a sua importância econômica com a mudança de atitude humana através da conscientização ecológica.

A borracha natural, a celulose e as proteínas são os polímeros naturais mais conhecidos e, o polietileno, polipropileno, a PET, são alguns dos exemplos dos polímeros sintéticos.

No término da fundição, os chamados termoplásticos, nesse momento, não amolecerão devido à rigidez alcançada

Os polímeros na construção civil

A necessidade de técnicas inovadoras de construção civil proporcionou descobertas, por conseguinte, a utilização de diversos materiais em obras, visando à melhoria do desempenho do empreendimento tanto técnico quanto econômico.

Com papeis e funções fundamentais na construção civil, os polímeros são assíduos desde o início da obra até os pequenos detalhes de acabamento. Dominam projetos de construção com uma proporção exorbitante, substituindo materiais nobres como aço, madeira e até mesmo o concreto.

Classificação dos Polímeros

Termoplásticos: são os plásticos que para que haja deformidade, necessitam de calor para serem moldados sem haver perda de suas devidas propriedades. Os mais conhecidos nesse quesito são: polietileno, o orlon (acrilonitrila), o náilon, o polituben, o PVC, o PVA, o cloreto de vinila, o acetato de vinila, o propileno isostático e os acrílicos.

Termofixos: são os plásticos que não possuem poder de amolecimento após o primeiro aquecimento por possuírem massa estável. Os mais conhecidos são: baquelite (fenol-formaldeído), a ureia-formaldeído), dracon, resina alquídica, resina epóxi e as melaminas

Elastômero: são os plásticos que podem adquirir sua forma original consequentemente. Os mais utilizados são: neoprene (policloropreno), o butyl (isobutilieno-isopreno), o tefon e o viton (politetrafluoretileno), o tiokol (polissulfeto), o SBR (estireno-butadieno), o adiprene (poliuretanapolisiloxano) e o hypalon (polietileno clorossulfanado)

Os polímeros, como matéria prima na construção civil, alcançaram o segundo maior mercado, principalmente distribuídos nas áreas de instalações hidráulicas prediais, instalações elétricas, fechamento de fachadas, fechamento de coberturas, pisos, revestimentos, forros, tintas e vernizes.

Instalações hidráulicas prediais

Correspondendo a aproximadamente 9% da obra, as instalações hidráulicas se destacam nos projetos principalmente em tubulações de água, tubulações de esgoto e, captação e condução de águas pluviais, instalações fundamentais que exigem qualidade, baixo custo, fácil manutenção e durabilidade para atender as necessidades do projeto e do usuário final.

Para casos de instalações hidráulicas, há uma utilização cada vez maior dos polímeros para essa área, em destaque o PVC (poli cloreto de vinila) aparece basicamente com a função de condução e/ou manuseio de água, em temperatura ambiente, e o CPVC (poli cloreto de vinila clorado), semelhante ao PVC, porém com maior estabilidade à água quente.

As tubulações em PVC são indicadas para aplicações em edificações residenciais, comerciais e industriais, pois possuem características como: menor custo de material e mão de obra, resistência à corrosão, maior velocidade de fluxo, não são condutores de eletricidade, coeficiente de expansão muito maior - se comparado a outros materiais, o ataque de bactérias e fungos é quase nulo, baixa densidade, não é exclusivamente derivado do petróleo, e é reciclável e reciclado. Qualidade, essas que auxiliam e facilitam o desenvolvimento do projeto hidráulico no projeto.

Instalações elétricas

Dentro dos grupos de componentes elétricos, citamos os eletrodutos para passagem de fios e cabos, perfis para instalações aparentes, componentes de instalações como: caixas, espelhos e interruptores de luz, componentes muito usados pois permite um bom isolamento elétrico minimizando, assim, os efeitos de curto.

Os polímeros mais utilizados nas instalações elétricas são: PVC (poli cloreto de vinila) único polímero usado na produção de todos os componentes elétricos e utilizado em instalações telefônicas, de antenas de TV e FM, PS (poliestireno) mais utilizado em cabos elétricos, PE (polietileno) e PP (polipropileno) usados para isolamento de cabos e fios, PPO (polióxifenileno) utilizados em relés e interruptores, e o PCTEE (politrifluorcloroetileno) usado em diversos componentes.

Fechamento de fachada – esquadrias e portas

No Brasil, as primeiras tentativas de produção de esquadrias sintéticas aconteceram na década de 70, quando ainda se importava PVC. Por volta de 1979 inicia-se a produção no Brasil, utilizando tecnologia alemã e austríaca.

Na atualidade o PVC domina, cerca de, 50% do mercado Europeu em esquadrias, supera 30% nos EUA, porém no Brasil corresponde apenas a 5% e é previsto que demore muito para que esse mercado se desenvolva no país, pois deve-se assimilar os benefícios dessa tecnologia, como por exemplo a redução de energia elétrica para produção dos polímeros.

A implantação de portas e janelas de PVC tem sido realizada obedecendo normas de segurança, qualidade, habilidade e durabilidade .São materiais que facilitam a limpeza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com