Os Princípios da Engenharia
Por: Alex Florindo • 25/3/2022 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
Recentemente um Instituto de Proteção ao Meio Ambiente determinou que veículos que produzam ruído e poluição acima de determinados valores devem utilizar rotas alternativas de modo a evitar trafegar em rodovias que cruzem reservas florestais e, segundo a equipe, isto vai causar atrasos e incremento de custos aos serviços prestados por sua empresa de transporte.
Dessa forma, você recomenda à direção da empresa que seja desenvolvido um projeto para avaliar a viabilidade de utilizar veículos de transporte com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruídos.
Tal atitude demonstra como é importante para os profissionais de Engenharia:
a) Tomar todas as decisões relativas às alternativas para o projeto tendo como base somente os requerimentos legais.
b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão.
c) Fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços efetivamente e atingir o objetivo a qualquer preço.
d) A importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto.
A situação abordada é muito delicada no ponto de vista tanto da empresa, quanto do profissional responsável por tomar decisões.
Uma determinação legal do instituto de proteção do Meio Ambiente mudou as regras de trânsito em rodovias que cruzem reservas florestais, impactando diretamente a logística da prestação de serviços. O encarecimento do custo operacional devido a necessidade de utilização de rotas alternativas que aumenta o consumo de combustível, assim como o desgaste do veículo gerando mais manutenção.
Como alternativa a essa situação e não sofrer impacto com logística, o projeto desenvolvido de renovação da frota por veículos com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruído foi levado a diretoria uma vez que apesar de ter um investimento, que seria a substituição do maior custo operacional da empresa.
Essa alternativa de projeto evidencia o comprometimento dos profissionais de engenharia de seguir os requerimentos legais, uma vez que cumpriria a determinação do Instituto de Proteção ao Meio Ambiente, seguindo também os padrões éticos da sociedade que está de acordo com a preservação do meio-ambiente, animais, etc... e também dos profissionais de engenharia que procuram a todo momento a melhor solução para os problemas e desafios do dia-a-dia.
Afinal, não basta apenas seguir a lei e não pensar na empresa onde se trabalha, como sugere a alternativa A, onde se segue a determinação, mas o custo maior envolvido, a falta de preocupação com o meio ambiente não é levado em consideração e o custo da empresa também não.
O profissional sendo engenheiro ou não deve sempre procurar fazer o melhor trabalho buscando melhores métodos para atingir seu objetivo, mas ao contrário do que diz a alternativa C, ele não pode fazer a qualquer preço, a ética deve ser seguida em toda e qualquer situação.
É importante sempre levar em conta o orçamento disponível, mas muitas vezes imprevistos e surpresas acontecem, problemas de quebras de veículos, alterações de regulação, dentre
...