PCMSO - Programa de controle médico proteção de saúde e SRPPs
Resenha: PCMSO - Programa de controle médico proteção de saúde e SRPPs. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lopoes • 24/2/2014 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
EQUIPE:
Ana Gabriela Lima Pereira, Eliel Batista Lopes, Luana Azevedo Néri.
O PCMSO – Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional e o PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, tem por finalidade orientar empregados e empregadores prevenindo-os sobre os riscos existentes no local de trabalho e adequá-lo as normas vigentes. Como por exemplo, o PPRA tem: o nível de barulho das máquinas, nível de calor nos fornos e altos-fornos, o sistema de proteção contra incêndio, as condições das instalações elétricas, etc. Estes são os riscos ambientais. O trabalhador está exposto a todo tipo de riscos físico, químico, biológico e ergonômico, a partir daí ele fica susceptível a apresentar doenças ou sofrer acidentes, aí vem à prevenção e controle, pela engenharia do PPRA e também pela parte médica do PCMSO. Profissionais habilitados analisam tudo na sequência coloca nos relatórios que ficarão em poder das empresas para que sejam feitas as correções e adequações.
A partir de 01 de janeiro de 2004, todas as empresas ficaram obrigadas a elaborar o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. O que determina a exposição ou não dos trabalhadores aos agentes noviços, são as Demonstrações Ambientais atualizadas e que podem ser comprovadas pelos seguintes documentos:
1 – PPRA - Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais; 2 – PCMSO - Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional; 3 - PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Industria da Construção; 4 – LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.
O mais importante em um Laudo Ergonômico é: identificar os riscos, recomendar intervenções e/ou adaptações necessárias podendo ser no ambiente de trabalho, mobiliário, equipamentos, ferramentas e máquinas ou nos processos de trabalho, de forma a proporcionar um melhor conforto, segurança e desempenho eficientes, com o foco de preservar a saúde do trabalhador e especialmente prevenir o acometimento de LER/DORT, para atingir esses objetivos a empresa deverá receber a visita de profissionais habilitados (Técnico ou Engenheiro de Segurança no Trabalho) que passará um documento, com todas as informações necessárias.
REFERÊNCIAS:
- LIVRO DA UNIJORGE ERGONOMIA: PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS;
- NORMAS REGULAMENTADORAS - SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO;
- WWW.SECURITYENGENHARIA.COM.BR/CRBST_19HTML;
- FUNDAMENTO LEGAL: NR 17.
...