PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
Trabalho Escolar: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nonatosayonara • 27/11/2014 • 5.353 Palavras (22 Páginas) • 643 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS FIP
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
SAYONARA GOMES NONATO DE ALMEIDA
PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
MOSSORÓ-RN
2011
SAYONARA GOMES NONATO DE ALMEIDA
PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
Artigo apresentado às Faculdades Integradas de Patos - FIP como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão Educacional, sob orientação da Profª: DSc. Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura.
MOSSORÓ/RN
2011
PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
Sayonara Gomes Nonato de Almeida1
RESUMO
Neste artigo de cunho teórico apresenta-se um estudo que tem como objetivos refletir as perspectivas atuais da educação pública acerca da apropriação das novas tecnologias no contexto da globalização e da era da informação, discutir a utilização de recursos tecnológicos na educação, bem como as possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas nesta área. A partir da leitura realizada sobre o tema, os resultados da reflexão desenvolvida revelam que vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação. O estudo realizado está estruturado em alguns itens que enfocam a formação do professor para aprender e lecionar na era tecnológica bem como a gestão escolar e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTICs. Chegou-se à conclusão de que, em todos os setores, pode-se dizer que se vive mesmo na sociedade do conhecimento, sobretudo em conseqüência da informatização e do processo de globalização das telecomunicações a ela associada, Admitimos que grande parte da população esteja excluída da tecnologia digital, pois convivemos, simultaneamente, com o flagelo humano e com o progresso extraordinário da ciência e da tecnologia. Espera-se que a educação do futuro seja mais democrática, menos excludente. Infelizmente, diante da falta de políticas públicas no setor, acabaram surgindo "indústrias do conhecimento", prejudicando uma possível visão humanista, tornando-a instrumento de lucro e de poder econômico.
Palavras-Chaves: Novas Tecnologias. Informação. Conhecimento.
ABSTRACT
In this theoretical article presents a study that aims to reflect the perspectives of public education about the appropriation of new technologies in the context of globalization and information age, discuss the use of technological resources in education, as well as opportunities offered by technological innovations in this area. From the reading done on the subject, the results of reflection developed show that we live in a socio-cultural scene that and changes our habits and ways of working and learning, and introduces new requirements and
1Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , Dinamizadora do Laboratório de Informática na Escola Lions Mossoró Centro e Auxiliar de Secretaria na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.
challenges related to the use of technologies information and communication. The study is structured in some items that focus on training teachers to learn and teach in the technological age and the school management and the New Information Technologies and Communication - NTIC. Reached the conclusion that, in all sectors, we can say that even if you live in a knowledge society, particularly as a result of computerization and the process of globalization of telecommunications associated with it, admit that much of the population is excluded digital technology, because we live simultaneously with the human scourge and the extraordinary progress of science and technology. It is hoped that future education is more democratic, less exclusionary. Unfortunately, given the lack of public policies in the industry, just emerging "knowledge industries", jeopardizing a possible vision of mankind, making it the instrument of profit and economic power.
Key-Words: Tecnologies New. Information. Knowledge.
1 INTRODUÇÃO
Torna-se cada vez mais evidente o fato de que a sociedade atual é marcada pela informação e pelo conhecimento. Presente no cotidiano, a tecnologia faz parte da cultura, moderniza-se e exige outro modo de ler.
Se essas modificações que estão acontecendo na sociedade colocam a necessidade de definição de novos rumos para a educação e outras formas de atuação das instituições competentes, maiores ainda são as responsabilidades colocadas para o poder público e a sociedade.
Nesse contexto, impulsionado pela revolução tecnológica, principalmente pelas novas tecnologias da comunicação e informação, o paradigma para distinguir as sociedades não serão somente as condições econômicas, mas também a capacidade que sua população terá de produzir e fazer uso dos recursos disponíveis por essas novas tecnologias
Daí a importância de refletir as novas demandas da sociedade que encaminham mudanças essenciais na prática social da educação. Esse fato foi o que me motivou a escrever sobre esse tema, uma vez que, ao se trabalhar, adequadamente com essas novas tecnologias, Campos (2010 p. 108) constata que:
Para dinamização do trabalho docente, o professor se utiliza de meios para facilitar a aprendizagem dos alunos. As novas tecnologias têm cumprido papel relevante na elaboração e definição de metodologias que muito contribuem para a formulação didática da disciplina de ensino. O suporte do ensino se realiza por uma ação didática em que a facilitação dos conteúdos
...