PLANO DE AÇÃO LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO
Por: Guilherme Nascimento • 6/11/2018 • Dissertação • 418 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
PLANO DE AÇÃO LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO
O Centro Tecnológico (CT) da Unievangélica de Anápolis tem como principal objetivo o alcance das competências técnicas referentes ao desenvolvimento das capacidades técnicas, de execução e operacionais. Embora o perfil do Engenheiro Mecânico seja, geralmente, de supervisão é necessário o pleno desenvolvimento da percepção prática inerente aos processos de fabricação, soldagem e manutenção.
Mesmo o CT sendo considerado um ambiente didático-pedagógico as normas de Segurança de Trabalho, uso de EPI e aplicações de orientações voltadas a manutenção da integridade física dos estudantes e profissionais ali lotados.
A aplicação da segurança do trabalho tem como total objetivo implantar mais segurança para todos os locais que tem atividades com periculosidades para trabalhadores e servidores. A análise da usinagem sob a ótica da segurança do trabalho aplicado diretamente no corte, fresagem e furação, se justifica por contribuir de forma relevante para a melhoria da segurança nos processos da fabricação de materiais, na medida em que pode identificar visualmente onde estão os riscos de acidentes. Sabe-se que acidentes que envolvem lesões permanentes até mesmo com perdas de membros como dedos e mãos, estão diretamente ligados ao contato do membro com a ferramenta em funcionamento nos processos de corte, furação e fresagem dentro das indústrias.
Anualmente, aproximadamente 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo e 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais surgem, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ainda segundo a OIT, há o registro de mais de 2 milhões de mortes relacionadas aos acidentes de trabalho, das quais 1,574 milhão ocorreram por doenças ocupacionais, 355 mil por acidentes e 158 mil por acidentes de trajeto.
Segundo dados estatísticos da Previdência Social, em 2001, no Brasil, ocorreram cerca de 340 mil acidentes de trabalho, colocando-nos entre os países com maior número de acidentes de trabalho.
De acordo com o artigo 19 da Lei n.º 8.213, de 1991, acidente de trabalho “é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal, ou perturbação funcional, que cause perda ou redução da capacidade de trabalho, temporária ou permanente, ou ainda a morte”.
O Plano de ação realizado no laboratório de fabricação obteve resultados favoráveis para melhorias de proteção e segurança para todos prestadores de serviços e trabalhadores deste recinto.
Principais Melhoras:
Sinalização para uso de óculos de proteção;
Sinalização para uso de Calçado de proteção;
Sinalização para uso de protetor de Ouvidos.
Placas:
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
MAPA DE RISCO
[pic 4]
...