PONTE DE PALITO DE PICOLÉ
Por: junior_pacaba • 23/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.615 Palavras (11 Páginas) • 599 Visualizações
UNIVAG[pic 1]
Alan Silva Pereira
Evanildo Aparecido dos Santos
Filipe De Souza Amado
PROJETO UNIFICADO I
Ponte de Palito de Picolé
Várzea Grande
2017[pic 2]
Alan Silva Pereira
Evanildo Aparecido dos Santos
Filipe De Souza Amado
PROJETO UNIFICADO I
Ponte de Palito de Picolé
Trabalho apresentado para o Projeto Unificado I da instituição Univag.
Orientador: Gilcimar
Varzea Grande
2017[pic 3]
RESUMO[pic 4]
A ponte de palitos de madeira é um projeto interdisciplinar que é proposto pela universidade e que põe em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Quando nos foi apresentado, já começamos a pensar e pesquisar nas possíveis maneiras de fazer o projeto, o mais importante passo foi definir o formato da ponte e o tipo de sistema articulado plano (treliça), que obtivesse a maior relação da massa total pela massa suportada. Depois de decidido isso, foi necessário escolher o modelo de palito que apresentasse maior resistência à compressão, já que é o esforço que a ponte irá ter que suportar. Outro desafio foi com relação às emendas, já que na maioria dos modelos pesquisados a localização do rompimento se dava justamente nas emedas dos palitos. Após reuniões do grupo entramos em consenso que o melhor modelo de ponte seria a de Treliça Tipo Warren (ou Treliça Tipo W). Definido o modelo começamos a parte pratica iniciando com o desenho da ponte em escala real em uma cartolina, para que, no momento da construção, tivéssemos um molde a ser seguido.
[pic 5]
ABSTRACT[pic 6]
The bridge of wooden sticks is an interdisciplinary project that is proposed for the university and that puts into practice the concepts learned in the classroom. Where we were made, it was already made for the project and it was easier for the project, the most important was for the design format and the type of plane articulated system (trellis), which obtained a greater ratio of the total mass of the supported mass. Once this was decided, it was necessary to choose the model of toothpick that presents greater resistance to compression, since it is the effort that the bridge to have to bear. Another challenge was sent to the amendments, since in most of the researched models the location of the break is due precisely to the emits of the sticks. After the consensus group encounters the best bridge model would be Warren Type Trellis. Defined the model we started the practical part starting with the design of the bridge in real scale in a cardboard, so that, at the time of construction, we had a mold to be followed.
[pic 7]
SUMARIO[pic 8]
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. DEFINIÇÃO DE PONTE 6
2.1 Tipos de Pontes 6
2.1.1 Viga 6
2.1.2 Suspenção 6
2.1.3 Arco 7
2.1.4 Treliças 7
3. FORÇA 8
3.1 Carga 8
4. REAÇÕES 9
4.1 Componentes das forças internas 9
5. EQUILIBRIO 11
5.1 Aplicação 11
5.2 Tração 11
6. COMPRESSÃO 12
7. COQUI DA PONTE 13
7.1 Lateral da Ponte 13
7.2 Frontal da Ponte 13
8. RESISTENCIA DO PALITO 14
9. RESISTENCIA DA COLA 14
[pic 9]
- Introdução
Após o desafio proposto pelo professor, já começamos a pensar em como fazer a ponte de palitos de madeira e, além disso, fazê-la ter maior relação de massa total pela massa suportada. Iniciamos os esboços de como seria o formato do projeto e o tipo de sistema articulado plano (treliça) que fosse leve e que suportasse a maior tensão de compressão possível.
Treliça é um sistema de barras rígidas coplanares ligadas entre si (por extremidades rotuladas) e com o exterior de modo a formar um sistema estável.
Na análise destas estruturas, adotam-se, em geral, as seguintes hipóteses simplificadoras:
• As articulações das extremidades das barras não têm atrito;
• As cargas da estrutura são caracterizadas por forças aplicadas apenas nos nós (de um modo geral o peso próprio destas estruturas é consideravelmente inferior às cargas a que estão sujeitas pelo que é desprezado).
- DEFINIÇÃO DE PONTE
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para a locomoção de pessoas e veículos sobre o obstáculo.
Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se chamar as pontes de viadutos, como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrário não pode ser usado, já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário, mantendo a continuidade da via de comunicação quando esta se depara e têm que transpor um obstáculo natural constituído por depressão do terreno (estradas, ruas, etc.), cruzamentos e outros sem que este seja obstruído.
...