PRÁTICAS DE GESTÃO NO PLANEJAMENTO DE OBRAS: ANÁLISE DA QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO.
Por: darwineng • 2/10/2021 • Monografia • 17.537 Palavras (71 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESÍANO UNISAL – LORENA[pic 2]
Daniely Serafim Ferraz Darwin
PRÁTICAS DE GESTÃO NO PLANEJAMENTO DE OBRAS: ANÁLISE DA QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DO ESCOPO DO
PROJETO
UNISAL – CAMPUS LORENA 08 DE NOVEMBRO DE 2016
[pic 3][pic 4]
PRÁTICAS DE GESTÃO NO PLANEJAMENTO DE OBRAS: ANÁLISE DA QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de graduação em Engenharia Civil no Centro Univer- sitário Salesiano de Lorena.
Orientador: Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria
UNISAL – CAMPUS LORENA 08 DE NOVEMBRO DE 2016
[pic 5][pic 6]
PRÁTICAS DE GESTÃO NO PLANEJAMENTO DE OBRAS: ANÁLISE DA QUALIDADE NA FORMULAÇÃO E ELABORAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de graduação em Engenharia Civil no Centro Univer- sitário Salesiano de Lorena.
Orientador: Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria
[pic 7]
Lorena – São Paulo 2016
4
“Dedico este trabalho as pessoas que me incentivaram e apoiaram nesta trajetória, as pessoas que estiveram ao meu lado e de alguma maneira contribuíram para a minha formação e em especial aos meus pais que não me deixaram desanimar durante o caminho.”
AGRADECIMENTOS
À Deus, pelo dom da vida, por cada amanhecer e cada suspiro. Aos meus pais que, à distância, me acompanham e estruturam.
Aos professores, que contribuíram e auxiliaram para o desenvolvimento pessoal
e profissional.
“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.”
Arthur Schopenhauer
RESUMO
O trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e nas argumentações de um questionário respondido por engenheiros que atuam na área de planejamento com a finalidade da elaboração de uma cartilha para auxiliar no processo de geren- ciamento, e procura abordar de forma sucinta a importância da “Qualidade” no pla- nejamento de projetos, pois inúmeras ferramentas e metodologias vêm sendo de- senvolvidas e aplicadas com o intuído de garantir que os projetos atinjam os resulta- dos esperados. Será apresentado a importância do planejamento na qualidade que inclui um conjunto de ações que fazem com que o projeto e seu resultado, atendam aos requisitos necessários ao cumprimento dos seus objetivos, satisfazendo as ne- cessidades do cliente. E ainda, práticas que ajudam a melhorar o conhecimento do assunto, explorando metodologias sistêmicas que possam ser aperfeiçoadas, pre- vendo falhas antes que possam ocorrer, e sanando os problemas gerados pelas fa- lhas repetitivas que causam prejuízos a instituição, traçando estratégias de melhoria e técnicas de controle. Uma organização que se dispõe a implementar uma política de gestão voltada para a "qualidade" gera credibilidade, bem como exige menos re- trabalho, através de melhorias e aperfeiçoamento na execução e recursos adicio- nais. O gerenciamento planejado em padrões de qualidade funcionará como um di- agnóstico, de fracasso ou êxito, coordenado dentro do grupo com ferramentas dis- poníveis, sendo viável o projeto, trabalhará as competências e habilidades do con- junto operacional da organização, explorando em alto nível os recursos físicos, ma- teriais e humanos.
Palavras chaves:Gestão de projetos; Obra civil; Planejamento; Qualidade;
ABSTRACT
The work is based on a literature search and responses to a questionnaire answered by engineers working in planning and seeks to address briefly the importance of "quality" in project planning, as many tools and methodologies have been developed and applied with the intuited to ensure that projects achieve the expected results. the importance of quality planning that includes a set of actions that make the project and its results, meet the requirements for achieving its goals, satisfying customer needs will be presented. Also, practices that help improve the knowledge of the subject, ex- ploring systemic methodologies that can be improved, predicting failures before they can occur, and remedying the repetitive failures generated problems that cause damage to the institution, tracing improvement strategies and control techniques. An organization that is willing to implement a focused management policy for the "quali- ty" generates credibility and requires less rework, through improvements and im- provements in performance and additional features. The management planned on quality standards act as a diagnosis, failure or success, coordinated within the group with tools available, and viable project, work skills and operational set of skills the organization, exploring high-level physical resources, materials and humans.
Key words: Project management; Civil works; Planning; Quality;
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 10
- Objetivos 11
- Justificativa 12
- REVISÃO DE LITERATURA 13
- TRAJETÓRIA METODOLÓGICA 21
- Universo da Pesquisa 21
- DESENVOLVIMENTO 24
- Conhecimento sobre o Engenheiro e sua Formação 24
- Introdução da Cartilha 26
- Planejar e Gerenciar a Qualidade 27
- O que é Planejamento? 27
- O que é Gerenciamento? 28
- Planejamento de Qualidade 29
- Ajustes Operacionais no Planejamento de Qualidade 30
- Procedimentos utilizados no Planejamento 30
- Principais motivos de Falhas 32
- Ferramentas e Melhorias da Qualidade 35
- Ferramentas e Técnicas 35
- Melhorias e Atualizações 388
- Finalização da Cartilha 40
- Dicas De Engenheiros Experientes 40
- Conclusão 41
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 44
APÊNDICE 46
ANEXO - 1 47
ANEXO - 2 547
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa busca evidenciar que para explorar o potencial competitivo e obter maior proximidade com o cliente, satisfação interna e externa, motivação funcional e operacional, melhorar desempenho financeiro e abertas à mudanças, as atuais e futuras empresas e organizações, devem buscar melhorias contínuas, tais como: qualidade do produto final ou serviço prestado, qualidade do trabalho e dos proces- sos executados, qualidade nas negociações. Para isto, o planejamento e elaboração de um projeto deve ser otimizado, adequando-se as necessidades reais do cliente, evitando-se retrabalho e desperdício de materiais e gasto de tempo a mais do que previsto em cronograma.
...