PRE TCC FUNDAÇÕES
Por: FCRJ Informatica • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 559 Visualizações
O USO DE PNEU EM FUNDAÇÕES
Trabalho apresentado avaliação na disciplina de Metodos de Pesquisa curso de Engenharia Civil do 6º semestre, apresentado à Universidade Paulista – UNIP ministrada pela Profª Júlia Barrio.
SANTOS / SP
2015[pic 1]
O USO DE PNEU EM FUNDAÇÕES
Trabalho apresentado avaliação na disciplina de Metodos de Pesquisa curso de Engenharia Civil do 6º semestre, apresentado à Universidade Paulista – UNIP ministrada pela Profª Júlia Barrio.
Aprovado em:
[pic 2]
AGRADECIMENTOS
No transcorrer do projeto, nos deparamos com diversas dificuldades e complicações, tanto práticas, quanto teóricas, e conseguimos passar por cada uma delas. Obviamente, tudo isso não foi realizado apenas por uma pessoa. Amigos, companheiros, familiares, professores, e simples leigos interessados no assunto contribuíram para o desenvolvimento do projeto.
Gostaríamos de agradecer aos nossos familiares, que tanto incentivaram e acreditaram na capacidade de elaboração de um projeto de nível técnico científico e por nos suportar nos períodos estressantes de prova. Para finalizar, agradecemos a nós mesmos, uns aos outros, pois mesmo em momentos difíceis e em dificuldades, crises, e até brigas entre o grupo, o respeito foi mantido, mantendo o padrão e a qualidade do trabalho. E principalmente, agradecemos a experiência que foi proporcionada a cada um de nós, por nós e por todos aqueles que tiveram fé e confiaram na elaboração do projeto.
[pic 3]
TEMA
Nos dias atuais a preocupação com o meio ambiente é grande, e o uso do pneu irá contribuir com a preservação e a limpeza de nosso planeta, retirando-os dos lixões, aterros, ruas e terrenos baldios. Assim é mais uma justificativa atual que nos leva a utilizar o pneu como fundação. Em geral, ao fazermos uma sapata de concreto armado convencional, precisamos incluir gastos como, fôrmas de madeira e mão de obra especializada, o carpinteiro, já o pneu o qual serve como fôrma para a sapata circular, dispensa o custo destes gastos, que implicam a sapata convencional.
Este trabalho tem a finalidade de informar e comprovar que é possível a utilização da sapata de pneu, comprovando economia, sustentabilidade e praticidade, bem como incentivar a reutilização de materiais como pneu na construção civil, além de garantir que a fundação da obra não agride o meio ambiente.
HIPÓTESE
A justificativa do trabalho baseia-se nas mesmas características: Economia e Sustentabilidade. Como atualmente, na construção civil o termo sustentabilidade está em ascensão, escolhemos o tema para inovar na área. Além de criar um novo tipo de fundação, sustentável, que diminui o uso do concreto e facilita o desenvolvimento do serviço de execução. Podemos justificar o tema com os dados anteriores já apresentados, o que demonstra que muitos pneus são abandonados, pouco deles são reciclados ou reutilizados e muito deles ficam no meio ambiente até se decompor, contaminando-o Já na parte econômica, como a fundação de uma edificação de pequeno a médio porte tem um custo muito elevado, temos também como base baratear esse custo, o máximo possível, utilizando o pneu como fôrma.
OBJETIVO
O objetivo do nosso projeto tem várias diretrizes. A principal delas, é dar uma reutilização aos pneus abandonados no meio ambiente, e criar um novo tipo de fundação, barateando-a, com compatibilidade igual a uma fundação de concreto armado. Além do objetivo principal, o projeto também tem como função:
• Sensibilizar e incentivar o uso de materiais recicláveis, no caso o pneu, na construção civil;
• Formar um novo conceito, de que, nem tudo que é da construção civil tem que ser só de concreto;
• Diminuir o elevado custo de fundações em uma obra de porte pequeno e médio;
• Reutilizar pneus abandonados e desperdiçados nos lixões de grandes cidades.
• Aproximação do estudo do uso de pneus como fundação em nossa região (Baixada Santista).
RESUMO
Hoje em dia, a construção civil vem passando por uma fase onde a Sustentabilidade deve estar presente em tudo o que se constrói. Porém existem diversos critérios e fatores que implicam no desenvolvimento de projetos, serviços e planejamentos sustentáveis na construção civil. Visando esse tema, juntamente à redução de custos nos serviços de fundações em obras de pequeno porte, que o projeto foi desenvolvido, tomando como base a reutilização de pneus inservíveis, retirando-os de lixões e aterros e contribuindo com o meio ambiente. Visando o lado econômico dos serviços de fundações, o projeto utiliza o pneu como fôrma permanente para sapatas rígidas, em edificações de pequeno porte. Dessa forma, a substituição completa das fôrmas de madeira é alcançada, facilitando o trabalho do serviço de execução da fundação. Além de visar o lado sustentável e econômico, o projeto também visa a facilitação dos serviços na obra, eliminando profissionais, barateando custos com mão de obra, ao mesmo tempo inovando e normatizando um tipo de fundação sustentável já existente porém sem embasamento técnico-científico, o que pode-se ver a seguir.
...