PRE TCC EM PEDAGOGIA
Por: CarinaWenceslau • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.940 Palavras (8 Páginas) • 464 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Cidade
2017
CARINA DE FATIMA WENCESLAU[pic 6]
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Unopar Cascavel
Orientador: Prof(ª). Gislaine Buraki
Cidade
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
APÊNDICE 16
ANEXO 17
1 INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho tem como objetivo discutir a importância do lúdico na educação infantil, tendo como foco principal a necessidade de mostrar o quanto o brincar ajuda no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Estamos vivendo em um mundo com tantas mudanças que estamos esquecendo-se de repassar que o brincar é também um recurso escolar.
A proposta deste trabalho será mostrar que a imaginação a criatividade, desenvolvimento motor, estímulos de competências, melhoramento da expressividade, regras e limitações, laços afetivos, interação social e outros benefícios só são oferecidos através do brincar.
É necessário também que os pais e educadores estejam cada vez mais estimulando e conscientizando que o lúdico deve ser vivenciado na infância não somente como diversão mais também de forma agradável e como uma forma de aprendizado. Será abortado o que alguns pensadores falam sobre o lúdico na educação infantil e as transformações que vem sendo feita ao longo dos anos.
Neste estudo serão mostradas algumas brincadeiras, as razoes para brincar e quais são os objetivos das brincadeiras e como estão sendo usadas em escolas nas redes municipais de Cascavel- PR. Neste sentido, o objetivo deste estudo é explorar um pouco afundo tudo que envolve o lúdico e sua importância na Educação Infantil.
1.1 O PROBLEMA
Quais os são os objetivo das brincadeiras na educação infantil?
Como as brincadeiras são abordada e vista hoje nas escolas?
Como as brincadeiras são visto por pensadores como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Marina Montessori entre outros pensadores?
As mudanças que vem ocorrendo nas brincadeiras.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO
Mostrar a importância de praticar as brincadeiras e brinquedos na educação infantil e o quanto pode beneficiar a criança em seu desenvolvimento e ter a oportunidade de explorar, inventar e criar que só o brincar proporciona, e as suas praticas pedagógicas e qual o seu papel dentro de sala de aula.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
1. Mostrar a importância das brincadeiras e brinquedos na vida das crianças e como ela vem sendo introduzida nas vidas dos mesmos.
2. Observar de que forma vem sido desenvolvida no dia a dia das crianças e dentro da escola.
3. Como vem sendo aplicadas essas brincadeiras e como são avaliadas seus objetivos.
3 JUSTIFICATIVA
É através das brincadeiras e brinquedos que as crianças aprendem a criar, descobrir, estimular a imaginação, construir sua autonomia conseguem se expressar com maior facilidade, ouvir e também a respeitar e cada vez mais ela ira se prepara para seu meio social, ou seja, o brincar é de extrema importância e esta cada vez mais presente em nossas vidas.
É na educação infantil que a criança começa desenvolver estímulos que auxiliam no seu crescimento, sendo assim e nas brincadeiras que a criança mostra formas de pensamentos, cria capacidades emocionais e físicas também é onde ela ira criar uma visão do mundo e acrescentando o desenvolvimento da sua criatividade.
Hoje o brincar está sendo deixado de lado, o brincar além de trazer vários estímulos pode combater a obesidade o sedentarismo e desenvolve o motor da criança. Muitos pensadores acreditam que o brincar nesse milênio é uma necessidade humana, pois proporciona inúmeras coisas boas e trás estímulos alem do esperado. Como metodologia será usada texto pautado nos autores como Vygotsky, Marina Montessori, Kishimoto, Piaget, Cunha entre outros.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As brincadeiras fazem parte do nosso cotidiano há anos, antigamente elas eram vistas como um momento apenas de divertimento e desconsiderava o quanto ela tem uma importância pedagógica enorme. É através das brincadeiras que a criança constrói, reconstrói, organiza e desorganiza seu ‘mundinho’, o brincar para a criança é uma linguagem secreta.
Hoje as brincadeiras são usadas como forma de aprendizagem e estão cada vez mais presentes no meio pedagógico, as brincadeiras se estendem até a vida adulta mais diminuem a importância conforme os anos vão passando.
O proveito de aprofundar esse estudo desperta interesses em muitos pesquisadores. Teixeira (2003, p 231) declara que:
As brincadeiras são fundamentais na vida da criança, porque são
nessas atividades que ela constrói seus valores, socializa - se (...), cria seu mundo, desperta vontade, adquire consciência e sai em busca do outro pela necessidade que tem de companheiros. Portanto, não permitir as brincadeiras será um a violência para o desenvolvimento harmônico das crianças. (TEIXEIRA, 2003, p.234).
...