PRIMEIRA DÉCADA DA TV BRASILEIRA
Trabalho Escolar: PRIMEIRA DÉCADA DA TV BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AngelaMenezes • 28/3/2015 • 3.070 Palavras (13 Páginas) • 254 Visualizações
PRIMEIRA DÉCADA DA TV BRASILEIRA
1950
A Televisão no Brasil tem sua pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passam do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde há alguns aparelhos de TV instalados.
Frei Mojica na pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950
. As pessoas envolvidas no projeto trabalharam durante semanas para a inauguração e agora tinham apenas um dia para a preparação da programação do dia seguinte.
Algumas horas antes da transmissão, uma das câmeras (são apenas duas) quebra. O diretor artístico, Cassiano Gabus Mendes, então com 23 anos, decide ir ao ar assim mesmo. Tudo o que fora ensaiado com duas câmeras, terá de ser feita com uma só. E o improviso vira a nossa marca registrada.
Cassiano Gabus Mendes aos 23 anos.
Precisamente, às 17h, Homero Silva convida Lolita Rodrigues a cantar "O Hino da TV" ou "Canção da TV. A transmissão acontece das 18 às 23h e os profissionais vêm do rádio, jornal e teatro. Juntos buscam descobrir e desenvolver a nova linguagem que a televisão exige.
O primeiro programa transmitido é "TV na Taba", apresentado por Homero Silva. Participam também: Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, balé de Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, o jogador Baltazar, a orquestra de George Henri, a poetisa Rosalina Coelho Lisboa. A jovem atriz Yara Lins diz especialmente o prefixo da emissora: PRF-3.
"Está no ar a TV no Brasil", frase dita por Sônia Maria Dorce, então com 5 anos, como uma indiazinha com um cocar e umas peninhas na cabeça. Sua imagem é a primeira a aparecer na TV brasileira.
Primeiro dia da TV Tupi – TV na Taba
O primeiro telejornal, "Imagens do Dia", vai ao ar em 19 de Setembro, apresentado pelo radialista Ribeiro Filho, com texto e reportagem de Rui Rezende. Não tem horário fixo, podendo entrar no ar às 9h30 ou 10h. Tudo depende da sorte, da programação ou de eventuais problemas na operação.
Ribeiro Filho em estreia no primeiro Telejornal da TV Brasileira: “Imagens do Dia”.
Fato Curioso:
"No dia seguinte ao primeiro noticiario, Imagens do Dia, na Tupi de São Paulo, em 1950, Marconi foi abordado na rua por uma senhora que reclamou que ele havia sido arrogante, não falara 'com ela', sentada diante da televisão fazendo um crochezinho. Aquela senhora, havia morado em Nova York e lá tinha assistido televisão. A partir daí, Loureiro Gama, o Produtor, passou a escrever suas notícias como se fossem uma conversa com alguém, 'uma peça de teatro'. Chateaubriand telefonou para cumprimentá-lo por ser o único que sabia falar na televisão. Com a ajuda de uma telespectadora, Gama tinha descoberto a diferença da linguagem Televisiva.
"Carta de Ajuste", famosa por ficar no ar antes da programação das emissoras chamada Televisor General Eletric de 1949.
Em Novembro, estréia o teleteatro "A Vida por um Fio", adaptação do filme americano "Sorry, Wrong Number". Drama policial com direção de Demerval Costa Lima e Cassiano Gabus Mendes, estrelando Lima Duarte, Lia de Aguiar, Walter Forster, Dionísio Azevedo e Yara Lins. Conta a história de uma mulher (Lia de Aguiar) que morre estrangulada pelo marido com o fio de telefone. Sem a possibilidade de uso de Videotape, as primeiras transmissões eram realizadas ao vivo.
Primeiro Teleteatro “A Vida por um Fio”.
Em 22 de Novembro são autorizadas as concessões para TV Record e TV Tupi (São Paulo), TV Jornal do Comércio (Recife).
1951
No dia 20 de Janeiro, às 12h49, iniciam-se as operações da TV Tupi do Rio de Janeiro, localizada junto à praça Mauá e os programas são transmitidos dos estúdios da Rádio Tamoio.
A abertura se dá com a encenação de dezenove indiozinhos. Em seguida, o apresentador anuncia as atrações, entre elas, o "Garotos da Lua", grupo que tem como integrante o compositor João Gilberto.
Vai ao ar, dia 21 de Dezembro, a primeira telenovela brasileira: "Sua Vida me Pertence", escrita por Walter Forster, na extinta TV Tupi, sendo o primeiro beijo televisivo entre os protagonistas Vida Alves e o próprio Forster. A novela começou a ser exibida pouco mais de um ano após a implantação da Televisão no Brasil e ficou no ar até dia 08 de fevereiro de 1952. Nos principais papéis estão Lia de Aguiar, José Parisi e Dionísio de Azevedo. É transmitida ao vivo em dois capítulos semanais, às terças e as quintas-feiras às 20 horas, devido a falta de condições técnicas pela TV Tupi.
Vida Alves e Walter Forster em "Sua Vida me Pertence"
No fim do ano estréia "Grande Teatro das Segundas-Feiras", fixando os teleteatros na programação. Destacam-se: Bibi Ferreira, Cacilda Becker, Maria Della Costa e Procópio Ferreira; e os diretores: Armando Bógus, Geraldo Vietri e Wanda Kosmos.
1952
.
A TV Tupi estreia neste ano o "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato tem sua primeira adaptação feita por Tatiana Belinsky e dirigida poJúlio Gouveia. Fica no ar até 1964.
O primeiro programa Sítio do Pica-pau Amarelo estreou em 3 de junho de 1952 (às quintas-feiras, 19h30), com a reprise do episódio
...