PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E FABRICAÇÃO DE UMA MÁQUINA FURADEIRA E ROSQUEADEIRA
Por: Jewa • 16/6/2019 • Projeto de pesquisa • 5.044 Palavras (21 Páginas) • 148 Visualizações
- INTRODUÇÃO
- CONTEXTUALIZAÇÃO
O cenário de mercado atual está definido como a competição de empresas com alta velocidade de produção devido ao grande mercado consumista e em expansão principalmente nos países em desenvolvimento. Também a alta velocidade de inovação devida principalmente à velocidade de comunicação e troca de conhecimentos muito rápidos. Estes dois itens aliados a uma grande oferta de bens e serviços nas mais variadas áreas compõem o mercado atual. Mesmo que na maioria das vezes esses itens se limitem a uma única característica de sobrevivência: custo.
Uma maior integração entre as atividades envolvidas na fase do projeto e do ciclo produtivo é considerada como elemento fundamental para sobrevivência de uma indústria no mercado globalizado. O planejamento dos processos produtivos está entre as principais atividades relacionadas com o ciclo de vida de um produto, sendo que este faz a ligação entre o projeto e a produção do mesmo. Em suma a sinergia entre a inovação tecnológica aliado com o custo e o atendimento da demanda do mercado fomenta o lançamento de grandes projetos de máquinas e equipamentos as industriais atualmente.
- DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Dimensionar e propor um planejamento de fabricação de uma máquina com as funcionalidade de furação e rosqueamento de peças, objetivando alta produtividade, segurança e ergonômica.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Dimensionar e propor um planejamento e gerenciamento dos processos de fabricação para a fábrica no ramo de setor de usinagem, para fabricação de máquinas com as funções de furação e rosqueamento.
1.3.2 Objetivos Específicos
- Desenvolver o projeto do produto;
- Implantar as ferramentas de controle de processo e produto
- Determinar o Lay-out da fábrica;
- Determinar o fluxo de fabricação;
- Definir um sistema de produção enxuto;
- Determinar a relação de máquinas necessárias para fabricação do produto, de forma a ser esses maquinários os mais adequados para tais ocasiões;
- Estimar a quantidade da força de trabalho que será necessário;
- Determinar informações do produto como peso e outras características;
- Determinar a movimentação do produto no arranjo fabril;
- Determinar as condições de transporte e armazenamento do produto.
1.4 JUSTIFICATIVA
Este estudo tem por finalidade apresentar o desenvolvimento, planejamento e gerenciamento de processos de fabricação o qual é de fundamental importância para que o engenheiro responsável consiga fazer de maneira eficiente a ligação entre o projeto e a manufatura, conseguindo colher dados importantes para a tomada de decisão para o desenvolvimento de projetos otimizando os seus recursos, como também mitigar os risco no desenvolvimento de um produto e/ou processo
2 PROCESSOS DE USINAGEM
2.1 Conceito de usinagem
Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos. Podemos dividir o processo de fabricação de metais e ligas metálicas em: os com remoção de cavaco e sem remoção de cavaco. A figura 1 mostra a classificação dos processos de fabricação, destacando as principais operações de usinagem. (Machado, 2004)
Figura 1: Classificação dos processos de fabricação
Fonte: site CEFET-MG
[pic 1]
Uma simples definição de usinagem pode ser tirada da Figura 1. como sendo processo de fabricação com remoção de cavaco. “Operação que ao conferir à peça a forma, as dimensões, o acabamento, ou ainda a combinação qualquer destes itens, produzem cavacos”. E por cavaco entende-se: “Porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar uma forma geométrica irregular”. (FERRARESI, 1977)
A usinagem é reconhecidamente o processo de fabricação mais popular do mundo, transformando em cavacos algo em torno de 10% de toda a produção de metais, e empregando dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
2.2 Classificação e nomenclatura dos processos de usinagem
2.2.1 Torneamento
O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o eixo referido. Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo. (Machado, 2004)
Figura 2: Torno
Fonte: site Romi
[pic 2]
- Torneamento retilíneo: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea. Exemplo figura 3 (a)
- b) Torneamento cilíndrico – Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória paralela ao eixo principal de rotação da máquina. Exemplo figura 3(b).
- Torneamento cônico – Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, inclinada em relação ao eixo principal de rotação da máquina.
- Torneamento radial - Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina.
Figura 3: Torneamento axial e curvilíneo
Fonte: Site Romi
[pic 3]
2.2.2 Furação
Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de um furo geralmente cilíndrico numa peça, com auxílio de uma ferramenta multicortante. Para tanto a ferramenta ou a peça se desloca segundo uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo principal da máquina. (FERRARESI, 1977)
A furação subdivide-se nas operações:
- Furação em cheio – Processo de furação destinado à abertura de um furo cilíndrico numa peça, removendo todo o material compreendido no volume do furo final, na forma de cavaco (Figura 4 -a). Caso seja necessário fazer furos de grandes profundidades, há a necessidade de ferramenta especial (Figura 4 -e);
- Furação escalonada – Processo de furação destinado à obtenção de um furo com dois ou mais diâmetros, simultaneamente (Figura 4 -c);
- Escareamento – Processo de furação destinado à abertura de um furo cilíndrico numa peça pré-furada (Figura 4 -b);
- Furação de centros – Processo de furação destinado à obtenção de furos de centro, visando uma operação posterior na peça (Figura 4 -d);
- Trepanação – Processo de furação em que apenas uma parte de material compreendido no volume do furo final é reduzida a cavaco, permanecendo um núcleo maciço (Figura 4 -f).
Figura 4: Tipos de furação
Fonte: Site CEFET-MG
[pic 4]
2.2.3 Fresamento
...