PROJETO CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS
Por: LEOSVICENTE • 6/2/2019 • Projeto de pesquisa • 1.280 Palavras (6 Páginas) • 132 Visualizações
INTRODUÇÃO
No dia 1º de julho de 2014, o Projeto de Lei Estadual sobre a regularização dos desmanches foi aprovado e passou a vigorar em São Paulo. A aprovação deu origem a Lei Federal nº15.276/2014 sobre a destinação de veículos em fim de vida útil, que foi criada em conjunto a Portaria nº 942/2014, abordando a legalização do comércio de peças e partes de veículos desmontados. No dia 20 de maio de 2014, a partir da lei estadual, foi aprovada a lei federal 12.977 que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres no Brasil.
O objetivo é coibir o desmanche ilegal de veículos com normas que visam que o serviço ocorra de forma adequada.
Atualmente no Brasil apenas 1,5% dos carros são reciclados segundo dados do SINDINESFA (Sindicato do comércio atacadista de sucata ferrosa e não ferrosa do Estado de São Paulo).
Existem também milhares de veículos antigos em uso no Brasil, muitos deles em excelentes condições! Conforme o último levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a idade média da frota brasileira é de 13,2 anos.
No Brasil, centenas de aficionados por veículos antigos se reúnem por vários lugares em todas as cidades, comprovando o quanto o brasileiro é apaixonado por carros! São vários clubes de automóveis, tais como: Fusca Clube do Brasil; Clube da Kombi; Clube do Passat; Clube do Chevette; Clube do Monza; Clube do Opala; etc.
Pensando nessa paixão por carros, a criação de um espaço onde veículos antigos expostos (contando e ilustrando a História Automobilística Brasileira), além de um setor de desmontagem de veículos para revender peças que ainda tenham condições de serem usadas por outro “bom velhinho” e também a reciclagem de veículos que já não tenham mais condições de serem recuperados, afinal muito dele pode ser reaproveitado:
85% como peça de reposição.
10% são materiais recicláveis.
Somente 5% de um carro é totalmente descartável.
Este espaço de exposição serviria para proprietários que gostariam que seus veículos tivessem um local para descanso, afinal foram muitos anos de bons serviços prestados, transformando esse Pátio numa espécie de Cemitério-Museu, onde diversas pessoas, e não só familiares do proprietário, pudessem visita-los e conhecerem a história desses carros.
Quando imaginamos um cemitério, pensamos em elementos muitas vezes supersticiosos e sobrenaturais, mas estes locais são repletos de significados sociais, políticos, religiosos, culturais e étnicos.
A palavra cemitério (do grego Koumetérion e do latim coemeterium) designava, a princípio, o lugar onde se dorme, dormitório. Assim, o cemitério passou a ter sentido de local de descanso.
O cemitério já faz parte do roteiro histórico de visitação em diversas regiões turísticas do mundo, como, por exemplo, o cemitério Père-Lachaise, em Paris, na França e o cemitério de La Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina. Nesses, são identificados elementos que demonstram a história social e artística destas regiões, através da estatuária, das obras arquitetônicas, dos epitáfios e dos símbolos encontrados e analisados nos túmulos, valorizando e exaltando a preservação desse imenso patrimônio público, que ficaram conhecidos como “museus ao céu aberto”.
OBJETIVOS
GERAL
Elaborar um Projeto de Engenharia de um Cemitério para veículos antigos expostos como num museu, além de um setor de desmontagem de veículos para revender peças que ainda tenham condições de serem usadas por outro “bom velhinho” e também a reciclagem de veículos que já não tenham mais condições de serem recuperados.
ESPECÍFICO
Criar um espaço destinado ao “descanso” de automóveis, para que seu proprietário ou seus familiares e até mesmo aficionados por carros possam visita-los e também adquirir peças sobressalentes difíceis de encontrar no setor de autopeças, por um preço mais em conta.
JUSTIFICATIVA
Pensando nessa paixão por carros, a criação de um espaço onde veículos antigos expostos (contando e ilustrando a História Automobilística Brasileira), além de um setor de desmontagem de veículos para revender peças que ainda tenham condições de serem usadas por outro “bom velhinho” e também a reciclagem de veículos que já não tenham mais condições de serem recuperados torna-se de vital importância, não só economicamente falando, como também no sentido ambiental. Afinal a desmontagem correta reduz riscos para o meio ambiente, como a contaminação do solo pela ferrugem dos carros, que se espalha com a chuva, e o derramamento de óleos e fluidos que sobram nas peças.
Um espaço com essas condições torna-se viável economicamente, pois a comercialização de peças trará retorno necessário para que o cemitério se mantenha, afinal diversos museus de automóveis fecharam suas portas devido falta de receitas, como o Museu do Automóvel de São Paulo, localizado no bairro do Ipiranga.
REVISÃO TEÓRICA
Ao criar um Cemitério de veículos padrão museu, entendemos que este espaço acomodará não só automóveis em exposição, mas também um amplo local de adoração, onde proprietários poderão deixar seus amados veículos para descansar e outras pessoas possam visitar e encontrar peças raras e também peças à um custo inferior.
Este espaço trará comodidade, pois reunirá em um só local, um setor destinado ao descanso desses bravos automóveis que marcaram época, um setor de desmontagem de veículos totalmente de acordo com as novas regulamentações vigentes, um setor de revenda de peças e um setor de alimentação. Reunindo assim pessoas dos mais variados tipos e interesses, tanto comerciais como sentimentais, fazendo com que este local seja bastante difundido entre adoradores e profissionais do ramo, aumentando assim o fluxo de pessoas no local possibilitando aumento nas receitas.
...