PROJETO INTEGRADOR ENIAC FUNDAÇÕES
Por: Reduan Lucas Oliveira Gama Gama • 3/6/2020 • Projeto de pesquisa • 1.931 Palavras (8 Páginas) • 995 Visualizações
[pic 1]
.............................................................................................................
ENGENHARIA CIVIL – FUNDAÇÕES
PROJETO INTEGRADOR
TEMA: RADIER
ALUNOS
Cicero Romão Angelo dos Santos RA 547972019
Alfredo Guandelini Menezes RA 547542019
Rafael Cássio Mendes RA 549892019
GUARULHOS
2020
[pic 2]
.............................................................................................................
Projeto apresentado na disciplina Projeto Integrador, como parte de avaliação do 2º semestre
Professores e Orientadores:
Allan Miranda Pereira
Danielly Arcini de Souza
Fernando Carlos Bandarrinha Monteiro
GUARULHOS
2020
[pic 3]
.............................................................................................................
FUNDAÇÕES / PROJETO INTEGRADOR
TEMA: RADIER
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. OBJETIVOS
4. METODOLOGIA
5. DESENVOLVIMENTO
6. RESULTADOS
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
8. FONTES CONSULTADAS
GUARULHOS
2020
FUNDAÇÕES / PROJETO INTEGRADOR
RADIER
- RESUMO
O objetivo desse Projeto foi avaliar o tipo de fundação apropriada para construção de uma residência no Município de Santa Isabel.
Considerando um terreno argiloso verificou-se que seria possível obter vantagens utilizando esse tipo de fundação.
Com a presença de um solo menos estável, exigiu maior profundidade, os pilares não se alinharam quando visualizados em planta. Foi utilizada a sapata associada, também conhecida como Radier. Isso ocorre quando duas sapatas acabam ficando muito próximas por falta de espaço.
A associada é uma única sapata que recebe a carga de dois ou mais pilares próximos. Elas possuem dois sistemas: o constituído por laje de concreto (sistema flexível) e o de laje e vigas de concreto (sistema rígido).
- INTRODUÇÃO
Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.
Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundações superficiais ou rasas.
O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.
A base é uma laje de concreto armado, em contato direto com o terreno. Dos citados neste artigo, é o mais barato e por isso muito usado em casas populares.
Figura 01: Radier
[pic 4]
www.escolaengenharia.com.br/radier
Figura 02
[pic 5]
Figura 03
[pic 6]
Nesta obra de casas populares, note: foram previstos os pontos para as tubulações hidráulicas e elétricas. Imagens: Noromix
- OBJETIVO
O objetivo é escolher um solo apropriado, minimizar os custos e ter uma obra segura.
Para que um terreno seja considerado tecnicamente viável para uma fundação radier, deve apresentar duas características básicas. A primeira delas é que o solo em que o radier estará apoiado deve apresentar uma capacidade de carga igual ou superior aos esforços previstos na edificação.
Já a segunda diz respeito às alterações previstas no subsolo, que devem ser compatíveis com as deformações consideradas aceitáveis para a estrutura em questão, levando em consideração seu estado limite.
Contudo, mesmo em terrenos com solos moles sujeitos a recalque por adensamento ou em terrenos porosos cujo risco de colapso estrutural é maior, a fundação radier poderá ser aplicada mediante estudos e projetos geotécnicos específicos, evitando acidentes e colapsos durante a construção, uso e operação da edificação.
- METODOLOGIA
A primeira coisa a ser observada na obra é se a posição onde foi realizada a escavação esta com medidas iguais ao projeto estrutural. A manta asfáltica deve ser colocada, pois o impermeabilizante é responsável por evitar que as armaduras entrem em contato com o solo, o concreto perca a água e a umidade suba pelo concreto, prejudicando a fundação.
É preciso verificar também se o fundo foi devidamente compactado e se às tábuas de madeira (caixarias) foram colocadas para delimitação da área. As instalações hidráulicas e elétricas precisam ser feitas e as tubulações fechadas para impedir a entrada do concreto e outros materiais indesejados.
As telas ou armaduras de aço devem ser posicionadas após a implantação da manta asfáltica, como também as colunas de aço arranque fixadas. Veja se as colunas estão aprumadas, alinhadas no centro e sem contato direto com o solo.
Após posicionar as armações de aço, é colocado o concreto, que durante a aplicação precisa ser observado se está pastoso e homogêneo, e depois da secagem (sete dias), o concreto não poderá possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.
Depois de três dias, realiza-se a protensão da armadura, os macacos hidráulicos são esticados por toda a malha de cabos de aço da armadura ativa e depois de sete dias os macacos são retirados e a resistência do radier aumentada com o tensionamento.
Ou seja, de forma resumida, as etapas construtivas de uma radier podem ser divididas em: escavar o terreno até o nivelamento correto, lançar um lastro de concreto magro, a fim de evitar contaminações indesejáveis e concretar o radier, seguindo as especificações do projeto.
...