TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA CONSTRUÇÃO ILPI IDEAL

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO III

INSTITUTO POLITÉCNICO- CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

PROJETO PARA CONSTRUÇÃO ILPI IDEAL

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

Resumo

Este artigo foi elaborado através de um estudo bibliográfico que visou projetar uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), com objetivo de adequar a estrutura física do ambiente a os parâmetros normativos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), já que através de visitas informais foi observado que não há um padrão a ser seguido. Foram definidos os cômodos após o estudo das normas e uma planta baixa, atendendo as exigências dos órgãos reguladores.

Introdução

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado idoso a pessoa com idade superior a 65 anos, nos países desenvolvidos, e de 60 anos, nos países em desenvolvimento. De acordo com o censo populacional (Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil - IBGE, 2000), 8,6% da população brasileira é constituída de pessoas com idade superior a 60 anos, correspondendo a 14,5 milhões de pessoas, sendo 55,1% mulheres e 44,9% homens. Estima-se que em 2025, 13,8% da população brasileira será composta por idosos, tornando o Brasil o sexto país do mundo com maior número de idosos (IBGE, 2010).

A evolução biológica do envelhecimento resulta em danos ao sistema neurológico, muscular e cardiovascular e repercute progressivamente sobre a acuidade visual, o equilíbrio, a locomoção e a capacidade funcional do indivíduo, assim limitando a autonomia e a segurança do idoso. Os espaços ou ambientes, por sua vez, devem ser projetados para aumentar a acessibilidade e diminuir os efeitos das perdas funcionais progressivas dos idosos devido ao processo de envelhecimento.

A partir destas tendências, um problema a ser pensado é a ausência de planejamento do ambiente construído, em especial as instituições de longa permanência para os idosos (ILPIs), pois a qualidade de vida na velhice está diretamente relacionada à existência de condições ambientais que possibilitam aos idosos desempenharem comportamentos biológicos e psicológicos adaptativos.

O objetivo geral deste trabalho é elaborar o projeto de construção de uma casa de repouso ideal, atendendo as normas da ABNT 9050 que trata da acessibilidade, além de visarmos o cumprimento do Estatuto do Idoso.

Tendo em vista que a maioria das instituições que cuidam dos idosos são adaptações feitas em imóveis residenciais, neste projeto iremos estudar sobre a construção de um espaço ideal, focando principalmente em questões relacionadas à locomoção e acessibilidade, com o objetivo de garantir uma independência maior aos idosos.

Dessa forma, este trabalho visa projetar uma ILPI ideal, analisar critérios e parâmetros técnicos relacionados à construção e adequação de espaços voltados para a segurança dos idosos, economia de energia obtida pela instalação de sensores de iluminação, relacionando a mesma à melhoria de visibilidade para os idosos, otimização das condições de atrito, visando a melhoria da locomoção, melhoria na qualidade de vida dos idosos que vivem em casas de repouso, elaborar a planta baixa do espaço estudado e a maquete em 3D.

Referencial Teórico

Instituição de Longa Permanência para Idosos ou ILPI é um espaço organizado e adaptado que visa atender às necessidades dos idosos e dos familiares que não tem disponibilidade de cuidar dos mesmos. Essas instituições oferecem desde os cuidados básicos da enfermagem à integração da equipe multidisciplinar, que também está envolvida no planejamento e execução dos cuidados, levando ao bem-estar e satisfação dos idosos.

Acessibilidade é entendida como a condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação das pessoas nos vários âmbitos da vida social. Essa condição tem um papel imprescindível na adaptação do ambiente às necessidades dos indivíduos, promovendo segurança, condições de alcance, independência, e melhor adequação do idoso ao ambiente (ABNT, 2004).

De acordo com Fernandes e Carvalho (2011) as ILPIs devem ser projetadas para potencializar a acessibilidade e diminuir os efeitos das principais limitações funcionais do idoso.

A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Esta Norma visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Resolução - RDC Nº 283, DE 26 DE SETEMBRO DE 2005, do Ministério da Saúde e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) abrange o Regulamento Técnico que define normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos.

O corrimão, também denominado mainel, é uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais das escadas e rampas, auxiliando quem caminha por elas. É um apoio para o corpo, que traz mais equilíbrio e segurança ao circular. Este item de segurança é utilizado principalmente por crianças, mulheres grávidas, pessoas com criança de colo, idosos e portadores de necessidades especiais. Sua instalação nem sempre é obrigatória, mas sua importância é evidente.

A primeira ideia de atrito leva a pensar em uma força que age contra uma ação de movimento sobre um corpo no espaço. Sua existência pode ser observada empiricamente em todo tipo de movimento descrito por um corpo sobre uma superfície qualquer. Fisicamente, tem-se explicado a sua existência em função da posição de um dado corpo no espaço e principalmente da velocidade descrita pelo corpo durante o movimento. Desta maneira observa-se a existência de um vetor no sentido contrário ao movimento existente que varia com a velocidade desenvolvida pelo corpo. O coeficiente de atrito é expresso como μ (mi), uma grandeza adimensional, ou seja, não possui unidade. A força de atrito é calculada através da formula: FAT= μN, onde N é a força normal, que é a força de reação da superfície, que impede que o objeto afunde. Um esquema relacionando essas grandezas pode ser observado na Imagem 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com