Padrão IIEEE 802.11
Ensaios: Padrão IIEEE 802.11. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dilisieux • 23/1/2014 • 6.352 Palavras (26 Páginas) • 253 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A comunicação foi uma das primeiras grandes necessidades da humanidade. A segunda foi o tempo necessário para que a comunicação acontecesse.
Nos últimos anos é notório o avanço nas comunicações e com isso o surgimento de várias tecnologias para atender a necessidade dos seus usuários com uma boa qualidade. Durante esse tempo a comunicação sem fio deixou de existir apenas a longa distancia e passou a fazer parte de ambientes locais, sendo fortalecida através de investimento de instituições e empresas no intuito da aplicação de transmissão de redes sem fios em computadores.
O IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers) apostou nessa nova tecnologia e constituiu um grupo de pesquisa para criar padrões abertos que pudessem tornar a tecnologia sem fio cada vez mais realidade. Esse projeto foi denominado de Padrão IEEE 802.11 e nasceu em 1990, mas ficou inerte por aproximadamente sete anos devido a fatores que não permitiam que a tecnologia sem fio saísse do papel.
Ressaltamos que a o uso da tecnologia sem fio não é tão recente, porém o custo elevado e a baixa transferência de dados tornam o seu inviável.
É importante citar aqui que as uma rede de computadores não é utilizada tão somente para trocar informações, sua utilização vão muito mais alem, como o compartilhamento de recursos de hardware a exemplo: como usar um CD-ROM de uma máquina ligada a rede de mais de 50 metros de distância.
As redes sem fio foram criadas inicialmente para completar as redes cabeadas, a fim de aumentar o perímetro em que as redes possam trocar informações.
A facilidade de acesso que as redes sem fio tem proporcionado aos usuários e bastante visível; pois basta ter um Notebook , ou um aparelho celular ou outro equipamento tecnológico habilitado com o hardware específico, para assim que este entre no local em que a rede está instalada, para já estar conectado junto a rede. As redes sem fio mais conhecidas como Wi-fi (wirelles Fidelity), ou seja; fidelidade sem fio, no início estas redes viviam apenas nos pensamentos dos usuários de informática, que foi se tornando realidade logo após o os surgimentos dos notebooks, quando alguns estudiosos começaram a desenvolver as redes sem fio, no início as maiores dificuldades eram encontrar padrões compatíveis na emissão e na recepção dos pacotes enviados e recebidos surgindo assim o protocolo IEEE 802.11que se tornou definitivamente o Padrão para as redes locais sem fio, sendo usado para a conectividade, pois facilitar o atendimento do usuário em qualquer área de cobertura do serviço, sem a necessidade de cabeamento, abrindo assim um amplo leque de mobilidade.
Este trabalho tem como objetivo principal estudar a tecnologia das redes sem fio (wireless) que utilizam o padrão IEEE 802.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de artigos, livros e sites relacionados ao tema e a composição do corpus deste trabalho será dividida em três partes. Na primeira parte apresentaremos as redes sem fio: o que é, suas características e os tipos de redes utilizados.
Na segunda parte, apresentaremos o Padrão IEEE 802.11, mostrando basicamente sua arquitetura e o funcionamento do protocolo de acesso ao meio (protocolo MAC) usado nessas redes sem fio.
Por fim, apresentaremos as considerações finais.
2 REDES SEM FIO
Assim como muitas outras tecnologias, as Redes sem fio ou wireless (WLANs) surgiram em meio ao ambiente militar, devido a necessidade de implementação de um método simples e seguro para troca de informações em regiões de combate. Com o passar do tempo passou a tecnologia evoluiu, saindo do meio militar e se tornando acessível a empresas, faculdades e ao usuário doméstico. Hoje em dia podemos pensar em redes wireless como uma alternativa mais interessante em relação as redes cabeadas, embora ainda com custo elevado. Suas aplicações são muitas e variadas e o fato de ter a mobilidade como principal característica, tem facilitado sua aceitação, principalmente nas empresas.
Uma rede sem fio (Wireless) é tipicamente uma extensão de uma rede local (Local Area Network - LAN) convencional com fio, criando-se o conceito de rede local sem fio (Wireless Local Area Network - WLAN). Uma WLAN converte pacotes de dados em onda de rádio ou infravermelho e os envia para outros dispositivos sem fio ou para um ponto de acesso que serve como uma conexão para uma LAN com fio.
“Uma rede sem fio é um sistema que interliga vários equipamentos fixos ou móveis utilizando o ar como meio de transmissão”[IEEE 802.11a].
Em geral, são as que apresentam uma série de características que as torna interessantes como a flexibilidade, mobilidade e baixo custo de implantação.
Flexibilidade que se dá pela ausência de cabeamento estruturado.
A mobilidade que permite que os usuários finais de uma rede sem fios se movam dentro de uma área de cobertura.
E o baixo custo de implantação que esta associado a ausência de cabeamento estruturado.
Ressaltasse aqui, que as redes sem fio não vieram para substituir as redes com fio, ela é sim, uma tecnologia alternativa para algumas aplicações, como no caso de uma empresa que já possui todos os seus servidores suportados a uma rede com fio e se não há necessidade de se movimentar esses servidores então não há uma justificativa para uma substituição para uma rede sem fio.
Figura 1 conexão de uma rede sem fio com uma convencional com fio
2. 1 Tipos de Redes sem Fio
Existem diferentes tipos de redes sem fio que variam em tecnologia e aplicação, sendo possível classificá-las em quatro tipos:
As redes pessoais sem fio (Wireless Personal Area Network – WPAN) são voltadas, principalmente, para a conexão de um computador a dispositivos periféricos, como impressoras, PDAs (Personal Digital Assistants) e telefones celulares, eliminando a necessidade de cabos. As WPANs cobrem pequenas distâncias e oferecem baixas velocidades, se comparada a outras tecnologias wireless. O padrão para WPANs é conhecido como Bluetooth, sendo suportado por um grupo de mais de 2.000 empresas e, atualmente, incorporado ao IEEE 802.15 Personal Area Network Working Group.
As redes locais sem fio (Wireless Local Area Netowrk – WLAN) são redes que oferecem
...