Padrão MVC
Trabalho Universitário: Padrão MVC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tarykbareto • 22/6/2014 • 403 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Padrão de Projeto
Java é uma das linguagens mais usadas na programação de aplicações web e também desktop, e para garantir a qualidade dessas aplicações existem boas práticas que podem ser aplicadas durante seu desenvolvimento. O uso de padrões de projeto é um bom exemplo de boas práticas que pode ser utilizado, possibilitando benefícios como melhorar a organização do código, facilitar a manutenção, reutilização, entre várias outras.
Padrão MVC
O padrão MVC é adotado na grande maioria dos sistemas desenvolvidos para web e também desktop, e possibilita a separação do projeto em camadas muito bem definidas, proporcionando assim, uma divisão de tarefas bem específicas entre os desenvolvedores. Assim, um programador pode trabalhar em suas tarefas enquanto o webdesigner desenvolve a interface gráfica. É possível também desenvolver várias interfaces gráficas para uma mesma lógica de negócios, já que a comunicação entre a visualização e a lógica é realizada por um intermediador conhecido como controlador.
A qualidade de um projeto orientado a objetos está fortemente relacionada com a distribuição de responsabilidades. As responsabilidades de um projeto podem ser divididas em “conhecer” e “fazer”.
As responsabilidades “conhecer” estão relacionadas à distribuição das características do sistema entre as classes.
As responsabilidades “fazer” estão relacionadas com a distribuição do comportamento do sistema entre as classes.
A principal característica da atribuição de responsabilidades está em não sobrecarregar o objeto com responsabilidades que poderiam ser delegadas. O objeto só deve fazer o que está relacionado com a sua abstração. Para isso, delega as demais atribuições para quem está mais apto a fazer. Quando o objeto não sabe quem é o mais apto, pergunta para algum outro objeto que saiba.
Os princípios de projeto fornecem os fundamentos necessários para o entendimento de o que é um bom projeto. Entretanto, não é retratado claramente como se pode obter um bom projeto. Para facilitar o entendimento de como fazer um bom projeto, esse conhecimento foi codificado na forma de padrões.
Padrões descrevem, em um formato estruturado, um problema e uma possível solução para este problema. Padrões não são criados, são descobertos!
A solução descrita foi aplicada com sucesso por especialistas da área inúmeras vezes, podendo ser considerada uma boa solução
As principais utilidades de um padrão estão relacionadas com a formalização e propagação do conhecimento e a uniformização do vocabulário.
Uma linguagem de padrões agrega um conjunto de padrões relacionados para um contexto em particular. No contexto de projeto orientado a objetos foi criada uma linguagem de padrões conhecida como GRASP (Larman, G.; 2007).
...