Perspectiva histórica da antropometria
Por: Hagakure • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 12.485 Palavras (50 Páginas) • 294 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
RA NOME TURMA CURSO
3721661975 Pedrino Rodrigues 7º ENGENHARIA PRODUÇÃO
“Antropometria”
Nome do Professor
Jorge
Guarulhos
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
INTRODUÇÃO 2
Perspectiva histórica da antropometria 2
Básico da antropometria 3
Diferenças individuais 4
Variação ou diversidade humana 5
Diferenças sexuais 6
Diferenças étnicas 6
Tendência secular para o crescimento 8
Influência da Idade – Envelhecimento 8
Classe social e ocupação 9
Adequação entre a diversidade humana e os diferentes envolvimentos? 10
Base estatística da variabilidade humana 10
Constrições impostas pela variabilidade humana 12
Dados Antropométricos Estáticos e Dados Antropométricos Dinâmicos 13
Posturas versus movimentos 14
Medida das propriedades dos segmentos corporais físicos 16
Sistemas de Medida 17
Antropometria Funcional 20
Antropometria nutricional 20
Antropometria e Ergonomia 23
Vitrúvio, o homem e a arquitetura 34
O belo e o desprezível na plasticidade e formas arquitetônicas e humanas 35
Sobre as fases da vida à pirâmide funcional 36
As ajudas e barreiras dos fatores ambientais e as incapacidades latentes do homem 38
Discriminação Arquitetônica x Arquitetura Inclusiva 38
O homem em sua diversidade 39
Do Inclusivo – A arquitetura e design 40
CONSIDERAÇÕES FINAIS (CONCLUSÃO) 42
REFERENCIAS ( BIBLIOGRAFICAS / WEBGRAFIA) 44
INTRODUÇÃO
Antropometria
A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). A antropometria é um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. Como diz Sobral (l985) "o método antropométrico baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano".
O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais, e os resultados obtidos podem ser utilizados para a concepção de postos de trabalho, equipamentos e produtos que sirvam as dimensões da população utilizadora.
A antropometria divide-se em: (1) somatometria que consiste na avaliação das dimensões corporais do indivíduo- (2) cefalometria que se ocupa do estudo das medidas da cabeça do indivíduo- (3) osteometria que tem como finalidade o estudo dos ossos cranianos- (4) pelvimetria que se ocupa das medidas pélvicas- (5) odontometria que se ocupa do estudo das dimensões dos dentes e das áreas dentárias.
As técnicas antropométricas de que iremos falar parecem ser muito simples. Contudo o seu domínio requer um treino rigoroso e uma seleção criteriosa tanto das técnicas pré-estabelecidas como dos instrumentos de medida, das medidas e dos pontos de referência antropométricos. Deste modo pretendemos minimizar erros de observação, causa real de muitos erros encontrados nos resultados de trabalhos deste tipo.
Perspectiva histórica da antropometria
Na era romana a antropometria e o design eram considerados como relacionados. O teórico e arquiteto romano Vitrúvios argumentou que o design de edifícios devia ser baseado em certos princípios estéticos pré-estabelecidos do corpo humano. Foi dele o sistema de proporções humano mais detalhado que nos chegou dos tempos clássicos. Vitrúvios via a ciência das proporções humanas como um principio fundamental na concepção.
Foi provavelmente Albrecht Dürer (1471-1528) que marcou o inicio da ciência antropometria. Ele tentou categorizar a diversidade de tipos físicos humanos de acordo com uma observação sistemática e medição de um largo número de pessoas. No entanto, neste período renascentista a teoria da estética permanecia a mais importante. O desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) no qual um homem é mostrado inscrito dentro de um quadrado e de um circulo deriva diretamente de Vitrúvios, e é uma das imagens mais conhecidas.
A ciência antropométrica desenvolveu-se no século XIX e princípio do século XX. Era o tempo onde eram feitas tentativas para subdividir e classificar a raça humana de acordo com as dimensões físicas. Na última parte deste século o foco tem incidido no crescimento humano e classificação de características físicas. Os avanços tecnológicos como as viagens espaciais e as atividades militares têm também requerido substanciais fontes de dados.
Básico da antropometria
Uma simples observação de pessoas mostrará que a espécie humana varia grandemente de tamanhos físicos. Um bom indicativo é o facto das roupas serem feitas para diferentes tamanhos, que contam não só com diferentes alturas, mas também com comprimentos e circunferências dos braços e pernas, circunferências da cintura e do peito,
...