Pesquisa Sobre Engenharia e Profissão
Por: Simone Almeida • 26/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 377 Visualizações
PESQUISA ACADEMICA – ENGENHARIA E PROFISSÃO
QUESTIONÁRIO
1-Quais disciplinas que foram mais importantes para o seu desenvolvimento nos dias de hoje?
2-Qual a relação com a sua formação e a sua atual função no seu ambiente de trabalho?
3-Quais métodos e técnicas mais usados? (Referente a um protótipo ate o produto final, ou seja, produto novo ou melhoria do mesmo).
4-Quais as maiores dificuldades encontradas na visão do Engenheiro?
5-Baseado em sua experiência, qual conselho você daria para os futuros Engenheiros?
ENTREVISTADOS:
(Respostas Obtidas)
NOME: Celso Luiz Miquelutti
FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica
APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Empresário
1 - As disciplinas mais importantes foram as mais utilizadas no dia-a-dia na área atuada, tais como: Física, Elementos de Máquinas e Tecnologia mecânica (conformação de metais)
Porem, as que aparentemente não era tão importante, é de grande uso para o seu desenvolvimento no ambiente de trabalho: Economia e Administração de empresas.
2 - A relação com a sua formação e sua atual função e bem completa, pois atua em projetos de equipamentos visando melhorias tecnológicas e economia de materiais, além de atuar em processos de fabricação onde o objetivo é produzir com o menor custo possível dentro dos padrões de qualidades estabelecidos.
3 - Um dos métodos mais utilizados para um produto novo é elaborar um anteprojeto e produzir um protótipo para aprovação e a partir dos testes desenvolvidos e correções, elaborar um projeto definitivo, aplicando todas as normas existentes.
4 - As maiores dificuldades encontradas por um Engenheiro em sua opinião é o profissional dessa área não alcançar no mercado de trabalho um espaço para exercer sua função, seja ela diretamente como Engenheiro ou a frente de projetos sem recursos de máquinas, ferramentas, dispositivos, entre outros.
5 - Um conselho para cada futuro Engenheiro é que quanto logo encontrar estágios, seja ele sem remuneração, adquirindo conhecimento e desenvolvimento na área, se possível em diversos estágios de segmentos diferentes, obterá uma noção do que se pretende alcançar no futuro.
NOME: Paulo Ramiro
FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica
APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Encarregado do Departamento de Projetos
1 - Disciplinas mais utilizadas são: Cálculo, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Física, pois não buscam apenas auxiliar em cálculos, mas a treinar o cérebro a aumentar a capacidade de raciocínio.
2 - A relação com a sua formação e sua função fez com que tivesse habilidades para supervisionar e orientar na concepção de vários tipos de projetos mecânicos que atendam as necessidades dos clientes.
3 - Utilização de métodos numéricos e computacionais da mecânica aplicada, técnicas de execução, fabricação, desenhos.
4 – Em sua opinião considerando o dia-a-dia, encontrar o equilíbrio do triângulo prazo/custo/qualidade, pressão pelos resultados a serem alcançados.
5 – É fundamental estudar sempre, dedicar-se a tudo, ter ousadia, aperfeiçoamento constante na profissão, buscar conhecimento especifico na área onde atua e bom relacionamento humano.
NOME: Sérgio Gaia Guimarães
FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica
APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Encarregado do Departamento de Métodos e Processos
1 – De um modo geral todas são importantes, porém as mais utilizadas são: Mecânica Geral Aplicada e materiais.
2 – Totalmente relacionado sua formação com a sua função no ambiente de trabalho, atua nos métodos e processos de fabricação e trabalha com diversos materiais e tratamentos térmicos.
3 – Em seu ramo de atividades seu método e técnica e aplicado a partir de torneamento, frezamento, mandrilhamento, retíficas cilíndrica e de dentes, entre outros.
4 – Em sua opinião as dificuldades encontradas são: executar de forma mais limpa, rápida, menor consumo de energia e matérias-primas e melhor qualidade.
5 – Estudar sempre pensando nos pontos do item da questão 4, ficar atentos, pois grandes ideias são simples.
NOME: Rafael Antônio da Costa Cacemiro
FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica
APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Projetista
1 – Disciplinas mais utilizadas foram: Mecânica Aplicada e Resistência dos Materiais
2 – A sua função e sua formação estão correlacionados, pois através de conhecimentos adquiridos, teoricamente somado a oportunidade de conhecer o processo na prática, obteve confiança de supervisores conquistando seu espaço.
3 – Utilizam-se métodos de desenhos, de desenvolvimento e pesquisas, assim como técnicas de Know-how (conhecimento prático de como executar alguma tarefa)
4 – A maior dificuldade é em conhecer a “Mecânica” na prática, pois é muito se falado teoricamente e pouco realizado na prática, podendo ocasionar o recuo de alguns profissionais na Engenharia.
5 – Ter ousadia e coragem para enfrentar as dificuldades que surgirão no caminho, procurar aprofundar-se nos conhecimentos não somente em uma área específica, mas no processo como um todo.
...