Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Por: brehcdi • 17/11/2015 • Projeto de pesquisa • 3.037 Palavras (13 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 1]
Sumário
Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos
1. INTRODUÇÃO
2. APRESENTAÇÃO
3. CONCEITOS
CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
4. IDENTIFICAÇÃO DO GERADOR
EQUIPE TÉCNICA 8
5. GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS 9
(Geração, Segregação, Acondicionamento e Identificação) 9
5.1 GERAÇÃO 9
Resíduos gerados 12
5.2 SEGREGAÇÃO 13
5.3 ACONDICIONAMENTO DOS RESÍDUOS 13
5.4 COLETA/TRANSPORTE DOS RESÍDUOS 14
5.5 TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS 16
6. TRATAMENTO EXTERNO 16
7. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 18
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos
INTRODUÇÃO
O Gerenciamento de Resíduos sólidos constitui um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado, visando a preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
Com isso o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é definido como o documento que aponta e descrevem as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos geradores de resíduos das diversas atividades, contemplando os aspectos referentes à segregação, coleta, manipulação, o acondicionamento, o transporte, armazenamento, tratamento a reciclagem e a disposição final dos resíduos sólidos. Tambémespecifica os recipientes a serem utilizados por tipo e cor dos sacos plásticospara os diversos grupos dos resíduos.
O Plano de Gerenciamento tem sua importância justificada pela perspectiva de reduzir a quantidade de resíduos Inertes e Não-Inertes e diminuir a periculosidade dos resíduos perigosos, atribuindo acondicionamento e destinação conforme a lei vigente. É de importância para a empresa padronizar visando encaminhar de maneira segura e eficiente os resíduos gerados e, finalmente, porque através dele se dará a capacitação e treinamento das pessoas, tendo em vista que alguns resíduos exigem cuidado com seu manuseio, assegurando a fidelidade para seguir as normas da CIPA, Biossegurança e meio ambiente.
Este Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos foi elaborado para que a empresa possa manejar adequadamente todos os resíduos gerados no refeitório, atendendo as legislações em vigor (Resolução CONAMA Nº 05/1993; Resolução CONAMA Nº 358/2005; Resolução CONAMA Nº 275/2001) e as normas técnicas relacionadas (NBR/ABNT 10.004/04) contribuindo assim, com a saúde pública e o meio ambiente.
O documento aponta e descreve ações relativas ao manejo dos resíduos, observando suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, armazenamento, transportes, tratamento e destinação final.
APRESENTAÇÃO
A Aço Cearense acredita que saúde consiste no “completo bem-estarfísico, mental e social e não somente na ausência de infecções eenfermidades” (conforme definição da OMS) que pousam causar odores e atrapalhar o ambiente de trabalho na empresa.
Resolução CONAMA Nº 275/2001 - "Estabelece código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva".
Cada unidade manterá pelo menos uma cópia do PGRS para consultados funcionários, dos pacientes, das autoridades sanitárias e ambientais e do público em geral.
CONCEITOS
Manejo: É entendido como a ação de gerenciar os resíduos em seus aspectos intra e extra estabelecimento desde a geração até a disposiçãofinal.
Segregação:Consiste na separação dos resíduos no momento elocal de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, ebiológicas; do seu estado físico e dos riscos envolvidos.
Coleta: É a empresa responsável pela coleta dos resíduos. A empresa deve estar em dia com sua licença de operação e com o cadastro federal de transportes.
Acondicionamento: Consiste no ato de embalar os resíduossegregados em recipientes que evitem vazamentos e resistam às ações depunctura e ruptura, tendo em vista prevenir uma possível contaminação.
...