Plano de Negócio Biomédica
Por: Laís Costa • 6/12/2017 • Trabalho acadêmico • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PLANO DE NEGÓCIOS: Empresa Tecnobio
Aluna: Laís Costa da Silva RA.: 92263
Mariana Tancredi Alvares Fernandes
Disciplina: Introdução à Engenharia Biomédica
Professor: Prof. Dra. Regiani Albertini de Carvalho
São José dos Campos, dezembro de 2015
Introdução
O objetivo da empresa Tecnobio é atuar no campo de informática médica, oferecendo soluções informatizadas e mais eficazes para problemas comuns na área. Justifica-se pela tendência global de expansão tecnológica, que torna a vida do usuário mais simples e rápida.
Principal produto: Farmácia à Jato
- Como funciona
O primeiro produto dessa empresa seria um aplicativo de celular inovador que ajudaria os pacientes a diagnosticarem doenças e se medicarem com base num banco de dados. Isso funcionaria assim:
- O usuário informa o que está sentindo de errado no corpo e quais são seus sintomas;
- O aplicativo, com base num banco de dados, avalia quais são as prováveis doenças que aquele paciente pode ter;
- Aconselha o usuário a fazer procedimentos básicos, como medir sua temperatura ou pressão e informá-lo;
No caso de sintomas mais simples, como de um resfriado sem complicações, cólica menstrual ou dor de cabeça leve, o aplicativo informa quais são as farmácias mais próximas do usuário, quais são os remédios recomendados, avaliados por médicos e consumidores e compara os preços entre as diferentes farmácias.
Oferece a possibilidade de pedir um medicamento delivery, sem que seja necessário o deslocamento do usuário até uma farmácia e o contato com outras pessoas (o próprio aplicativo solicita o remédio online, o que seria bem útil caso o paciente esteja rouco, por exemplo)
Além disso, informa como fazer procedimentos simples que possam melhorar a condição do usuário até que ele possa procurar tratamento, como uma compressa de água quente para dor de dente ou a melhor posição para dormir no caso de dor nas costas.
No caso da possibilidade de uma doença mais grave e o uso de remédios controlados, o aplicativo recomenda ao usuário que procure um médico o mais rápido possível. Para facilitar essa tarefa, ele analisa a posição do usuário por meio do localizador do celular e o informa quais são os centros médicos mais próximos a ele e qual o tempo de espera no pronto-socorro.
Após a escolha de um tratamento, indicado pelo aplicativo ou por um médico, há uma opção para que o aplicativo lembre ao usuário quando ele deve tomar o remédio. Assim, nas horas certas, o celular irá despertar e avisar ao usuário que ele deve tomar o remédio. Além disso, há uma contagem regressiva para saber quantos dias faltam para o remédio acabar.
O pagamento poderá ser feito no próprio aplicativo, por meio de um cartão de crédito, que o encaminhará para as farmácias posteriormente.
Afim de evitar cyber hipocondríacos e não estimular o automedicamento, o aplicativo conta com uma equipe de médicos especializados em diagnóstico à distância, de modo que estes respondam perguntas no intuito de orientar melhor pacientes com sintomas recorrentes ou mais graves, inclusive indicando médicos especialistas na área de queixa do paciente localizados na cidade do usuário, de modo que este possa se tratar com um médico previamente recomendado.
FACILIDADES TRAZIDAS COM TECNOBIO
Exemplo 1: Mordida de cobra
No caso em que o usuário sofre uma mordida de cobra. Sabemos que existem algumas cobras que são venenosas, outras não. Supondo que o usuário é um leigo no assunto, após ser mordido ele poderia consultar o aplicativo para tentar reconhecer a cobra que o mordeu, por meio de imagens e informações específicas. Mesmo que o usuário não consiga decidir qual cobra o mordeu, ele poderia mostrar para os médicos quais são as mais prováveis por meio do aplicativo e, assim, facilitar o trabalho deles. O aplicativo, assim, faria uma estimativa da possibilidade daquilo ser muito ou pouco perigoso. Pesquisaria quais centros médicos mais próximos têm os antídotos necessários e poderia indicar ao usuário qual é o jeito mais rápido de chegar até lá.
Exemplo 2: Medicamentos comprados repetidamente por um período
Se o usuário compra o mesmo medicamento todo mês, por exemplo, o aplicativo poderá solicitá-lo automaticamente à farmácia com o preço mais em conta naquele mês e pedir para ela entregar no horário e no dia estipulados por aquele usuário.
Exemplo 3: Gravidez
Mulheres com suspeita de gravidez muitas vezes podem ter vergonha de ir até a farmácia, ou mesmo solicitar um teste de gravidez pelo telefone. Com o aplicativo, não será necessário conversar com ninguém. O usuário responderá um questionário, que com base nos sintomas e no ciclo menstrual da mulher, determinará a possibilidade de ela estar grávida ou não. Depois disso, se houver a necessidade, há a opção de solicitar o teste na farmácia.
Exemplo 4: Contato com centros médicos
Durante a vacinação contra a gripe A ocorrida no último mês, houve muita demanda. Pessoas se deslocavam ao centro médico e, muitas vezes, o estoque de vacina já havia acabado por lá. Com o aplicativo, a pessoa poderá verificar qual é o estoque de vacina de cada hospital ou farmácia e quando se deslocar para lá mais certeza de que conseguirá tomar a vacina.
- Inserção no mercado
O aplicativo seria colocado à venda em lojas como Apple Store e Play Store, disponíveis em dispositivos móveis. Também pode ganhar uma versão acessada diretamente pelo navegador do computador se houver grande demanda. Acreditamos que será facilmente aceito pelo mercado porque traz uma grande facilidade e benefícios econômicos aos usuários. Aplicativos como iFood, responsável pela entrega de comida online já foram bem-sucedidos no mercado, mas ainda não existe algo como o aplicativo que estamos propondo.
...