TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios Agrícola

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT

Campus Universitário de Rondonópolis – CUR

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas – ICAT

Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental – EAA

Projeto de avaliação econômica de piscicultura em uma pequena propriedade

       Discente:         Evandro Santos de Almeida

                                                               Joeder Azevedo Carvalho

                                                                 Rubens S. Ribeiro da S. Filho

Rondonópolis – MT

Introdução

A atividade de piscicultura é um dos ramos da aquicultura, destinada à criação de peixes, principalmente de água doce, em ambiente com condições propícias para o seu melhor desenvolvimento. Alguns registros históricos apontam que a piscicultura é praticada há muito tempo: os chineses já há cultivavam vários séculos antes de nossa era e há cerca de quatro mil anos, os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus).

A prática se difundiu pelo mundo a partir da pesca excessiva em mares e rios, o que provocou uma sucessiva destruição da fauna. Foi então que, para poder controlar melhor a pesca e seu consumo, passou-se a criar peixes em represas, lagos e açudes e a se aprofundar mais em estudos sobre o assunto. Surgiram em seguida os tanques para a criação de variadas espécies, e a atividade foi aos poucos se profissionalizando, com técnicas e recursos tecnológicos próprios, até tornar-se uma promissora indústria, voltada para a comercialização em grande escala dos pescados.

Do total da produção mundial de pescados, aproximadamente 40% é cultivada em viveiros. A China é o maior produtor mundial, com cerca de 30 milhões de toneladas por ano.

O país possui ótimas condições climáticas e mais de 13% de toda a água doce disponível no mundo. Porém, a produção brasileira ainda está aquém da demanda dos consumidores. Os estados que mais se destacam na piscicultura são: São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e também a região Amazônica.

Sabendo do grande potencial do Brasil para o desenvolvimento dessa atividade, os governos federais e estaduais têm contribuído e incentivado a pratica da piscicultura.  

Missão da Empresa

        A empresa Piscicultura Rei do Peixe tem como missão oferecer ao mercado varejista do município de Rondonópolis, pescados saudáveis e acessíveis a todo público, atendendo ao déficit existente neste mercado.

Visão

        A empresa Piscicultura Rei do Peixe almeja estender sua atuação em toda região sul do Estado de Mato Grosso a médio prazo e a longo prazo a industrialização de seus produtos, afim de agregar maior valor a sua produção.

 

Objetivo

        A empresa almeja atuar no mercado de peixes no município de Rondonópolis e posteriormente toda região sul de Mato Grosso, oferecendo pescados inteiros e industrializados.

Negócio 

Sabendo-se que a piscicultura é uma atividade ainda pouco explorada no Brasil, que vem se desenvolvendo em um ritmo muito acelerado e, apesar da falta de dados concretos e recentes sobre o setor no país, estima-se uma taxa de crescimento de aproximadamente 30% ao ano.

Devido ao grande potencial do Brasil para o desenvolvimento dessa atividade, os governos federais e estaduais têm contribuído e incentivado a pratica da piscicultura.


Estrutura Operacional

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9]

Oportunidades:

  • Fiscalização intensa sobre a pesca predatória;
  • Busca por alimentação saudável;
  • Alternativa à carne bovina que tende a aumentar os preços nos próximos anos;
  • Incentivos e metas do governo para os próximos anos.

Ameaças:

  • Furtos na propriedade;
  • Doenças/predadores;
  • Qualidade dos alevinos;
  • Principal fornecedor de alevinos do Estado, também atua na distribuição de pescado;
  • Grandes produtores passarem a atuar no mesmo local de atuação.

Variáveis:

  • Políticas: - meta do governo em aumentar o consumo de pescado; - linhas de crédito específicas; - isenção de impostos para consumo interno.
  • Tecnológicas: - melhoramento genético; - manejo correto da água.
  • Econômicos: - aumento do preço da carne bovina.
  • Legais: - enquadramento jurídico (SIMPLES).
  • Sociais: - geração de emprego e renda.
  • Demográfico: - demanda regional, oportunizando ampliação do negócio.
  • Ecológicos: - Redução da pesca predatória; - utilização da ‘água com a devolução em melhores condições do que foram recebidas.

Metodologia

A atividade escolhida para a realização do projeto foi a piscicultura no qual foi criada uma empresa denominada “Rei do Peixe” que será formada e administrada em caráter de sociedade.

O projeto será todo desenvolvido em uma área de aproximadamente dois hectares, divididos em sete viveiros de 40 x 70m cada um, com uma profundidade media 1,35m, ou seja, 26,460m3 de lamina d’água, capaz de produzir uma quantidade de um peixe por metro cúbico da espécie Pacu e Tambacu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com