Politica
Artigo: Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janainter • 12/3/2015 • 334 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
POSSIBILIDADE DA TEORIA DOS JOGOS
Em anos recentes, os economistas aplicaram um ramo da matemática denominada teoria dos jogos. O objetivo básico da teoria dos jogos é entender escolhas estratégicas, isto é, entender como pessoas e organizações se comporta quando espera que suas ações influenciarem o comportamento de outras grandes companhias aéreas decide alterar o preço da passagem numa certa linha, elas precisam levar em conta a possível reação dos competidores a essa mudança de preço. E os competidores, ao decidirem como reagir, precisam considerar como a primeira companhia, por sua vez, responderá a ação deles. Essas são decisões estratégicas, tais como xadrez ou pôquer.
Usando as teorias dos jogos, o economista considera a situação como estando composta de participantes num jogo, em que as regras do jogo determinam certas jogadas. Os resultados do jogo – o que cada participante recebe – são ganhos que dependem do que cada jogador faz. Cada participante no jogo escolhe uma estratégia; ele decide que jogadas fazer. Cada um tenta maximizar seu próprio ganho. A teoria procura prever o que cada jogador fará. A resposta depende das regras do jogo e dos ganhos potenciais.
CONCLUSÃO
Este trabalho teve por objetivo compreender e identificar um caso de formação de cartel que constituiu na interferência do CADE. Foram apontadas, as possíveis consequências dos cartéis que em linhas gerais, envolvem o aumento dos preços, menos produtos ofertados, perda de eficiência de mercado e prejuízos para os consumidores.
Concluiu-se que os oligopolistas estão sempre divididos entre o desejo de ser mais esperto que o competidor e o reconhecimento de que, ao cooperar com outros oligopolistas para reduzir a quantidade produzida, ele ganha uma parte dos lucros aumentados da indústria por isso tentam agir em conluio para maximizar seus lucros. E apresentados como com a teoria dos jogos é possível analisar o comportamento de pessoas ou de empresas em situações em que há necessidade de agir estrategicamente, ou seja, de levar em consideração a reação do adversário a cada uma das jogadas escolhidas por um participante.
...