TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da Automação

Tese: Princípios da Automação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  5.424 Palavras (22 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 22

1.0 Introdução ao Projeto

Um pedágio é um direito de passagem pago mediante taxa ao poder público ou a uma concessionária delegada para ressarcir custos de construção e manutenção de uma via de transporte.

Tradicionalmente, os pedágios rodoviários têm sido cobrados só em estradas rurais ou interurbanas. Mas, os novos avanços tecnológicos em cobrança electrônica sem parar têm permitido a introdução da arrecadação de pedágios para entrar nas zonas urbanas, assim como a possibilidade da outorga de concessões em artérias viárias urbanas.

1.1 No Brasil

O pedágio no Brasil existe desde o século XVIII, pois a Coroa Portuguesa só autorizaria a abertura da Rota dos Tropeiros se tivesse lucro e sendo assim estabelecia postos de registros que nada mais são do que os pedágios da atualidade. Como exemplo desta cobrança, que não era barata, pode-se citar a reconstrução da cidade de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755. Grande parte do valor usado na reconstrução foi oriundo dos cofres brasileiros arrecadados, principalmente, do pedágio dos tropeiros.

O estado de São Paulo tem a maior malha rodoviária do país explorada por con-cessionárias ou diretamente pelo governo estadual. Desde junho de 2000 funciona em caráter oficial no estado de São Paulo o sistema que permite que o condutor não tenha de parar o veículo ao passar por uma praça de pedágio - o "Sem Parar/Via - Fácil" - usando um pequeno transmissor de radiofreqüência colado ao para-brisas (Tag ou Sticker TAG). Este sistema foi integrado para os Estados do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro e também permite ao usuário utilizar estacionamentos de shoppings e aeroportos sem necessidade de utilização de tíquetes de estacionamento.O pedágio pode ser classificado como uma espécie de taxa de serviço de conservação de via pública

2.0 Princípios da Automação

É a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial.

Objetivo:

Aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo. Ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.

Automação é uma tecnologia que faz uso de sistemas mecânicos, elétricos, eletrôni-cos e de computação para efetuar controle de processos produtivos. Alguns exem-plos de processos de automação nas indústrias são:

Linhas de montagem automotiva.

Integração de motores – linha “transfer”

Maquinas opera trizes do tipo CNC.

Robôs

2.1 Tipos de Automação

1. Automação fixa

2. Automação flexível

3. Automação programável

Automação fixa

Na automação fixa as máquinas são específicas para o produto a ser produzido. Elas produzem grande quantidade um único produto, ou produtos com pequenas variações entre eles. O volume de produção é elevado, e o custo da máquina é elevado, pois é projetada para um produto especifico. Por outro lado, como o volume de produção é alto, o custo do produto em geral é baixo.

Tais máquinas são encontradas em linhas transfer de motores, produção de lâmpa-das, fabricação de papel e de garrafas. Neste tipo de automação, deve-se ter cuida-do com o preço final do produto, pois, como o investimento de aquisição da máquina é alto, a amortização só acontece com vendas elevadas. Além disso, se o produto sair do mercado por obsolescência perde-se o investimento.

Automação flexível

Na automação flexível o volume de produção é médio e geralmente a máquina pode

ser programada para produzir um outro produto, ainda que semelhante. Esta auto-mação possui características da automação fixa e da programável. A máquina deve ser adaptável a um número grande de produtos similares, e, neste sentido, ela é mais flexível que a automação fixa.

A automação flexível é empregada, por exemplo, numa linha de montagem automo-tiva.

Automação programável

Na automação programável o volume de produção é baixo, mas a variedade de pro-dutos diferentes é alta. Ela é adaptável por meio de programação. Os principais e-xemplos de automação programável são as máquinas CNC e os robôs industriais.

De todos os processos de automação, a robótica mais se aproxima da automação programável. Portanto, os volumes de produção de um robô industrial não são gran-des, mas ele é extremamente adaptável a produtos diferentes. Embora robôs indus-triais sejam produzidos em diversas configurações, algumas delas se assemelham, até certo ponto, a características humanas (antropomórficas), e, portanto, são propí-cias para substituir operações realizadas por humanos. Os robôs são totalmente programáveis, possuem braços moveis, e são empregados em várias atividades, entre as quais se destacam:

Carregamento e descarregamento de máquinas soldagem a ponto ou outra forma pintura ou jateamento processo de conformação ou usinagem

Embora haja uma tendência de dotar os robôs industriais de mais habilidade huma-na, ainda assim eles não possuem forma humana.

3.0 Processo de fabricação da estrutura do Pedágio

Construimos a estrutura do pedágio utilizando madeira tanto na Cabine como na base, a madeira utilizada foi forrinho, cedro, que são madeiras prontas para encaixe, que nos facilitou muito na montagem apesar de se tratar de uma montagem simples, também utilizamos cola própria para madeira além de pregos para dar mais firmeza a maquete.

Começamos primeiro pela base, tivemos de cortar o forrinho utilizando serra de ban-cada circular ,usamos trena e paquímetro para medidas,tivemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com