TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos de Avaliações Para Estágio

Por:   •  26/2/2020  •  Abstract  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

  1. OBJETIVO

O objetivo deste documento é estabelecer a padronização de processos para condução da disciplina de Estágio Supervisionado, visando proporcionar uma maior organização e facilidade na orientação e controle das atividades desenvolvidas pelo professor orientador, estudante, universidade e concedente.

  1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Os procedimentos e as instruções descritas se aplicam a todos os cursos da Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, devendo ser utilizadas por seus integrantes ativos no processo, como orientação básica.

  1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

  • Cartilha Esclarecedora da Lei de Estágio – Ministério do Trabalho e Emprego
  • Projeto Pedagógico dos Cursos da Escola de Engenharia
  • Regimento Geral da PUC Goiás
  • Fluxograma do Processo de Estágio Obrigatório
  • ANEXOS que compõem este documento, sendo eles:

ANEXO 1 - Cronograma Semestral Coordenação de Estágio

ANEXO 6 - Ficha de Planejamento de Estágio

ANEXO 2 - Cronograma de Atividades da Disciplina

ANEXO 7 - Ficha de Validação (Checklist de documentos)

ANEXO 3 - Declaração de Matrícula em Estágio

ANEXO 8 - Termo de Aceite para Celebração de Convênio

ANEXO 4 - Ficha de Avaliação de Campo

ANEXO 9 - Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório

ANEXO 5 - Ficha de Frequência do Estágio Supervisionado

ANEXO 10 – Termo de Rescisão de Compromisso de Estágio

  1. TERMOS E DEFINIÇÕES

CAEME – Coordenação de Estágio, Monitoria e Egressos. Órgão da PUC Goiás responsável por registrar e conveniar empresas e agentes de integração. sites.pucgoias.edu.br/ensino/caeme/ 

CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), instituição filantrópica, com objetivo de viabilizar oportunidades de estágio ou aprendizado, para estudantes. www.ciee.org.br

IEL – Instituto Euvaldo Lodi, associação civil, sem fins lucrativos para desenvolver a integração indústria-universidade. sne.iel.org.br/escolherestado/ 

CONCEDENTE -  Pessoas jurídicas de Direito Privado, órgãos da Administração Pública ou Instituições de ensino que podem conceder vagas de estágio.

ESTÁGIO - A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO – É o estágio desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, e parte do projeto pedagógico do curso (§ 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO – É o estágio definido como obrigatório no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma (§ 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

FICHA DE AVALIAÇÃO DE CAMPO: É um formulário de avaliação do supervisor de campo sobre a conformidade das atividades realizadas pelo estagiário.

FICHA DE FREQUÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: É uma ficha de registro regular da assiduidade e presença no campo de estágio.

FICHA DE PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO: É a descrição das atividades que devem ser desenvolvidas pelo estudante no campo de estágio.

FICHA DE VALIDAÇÃO: É um checklist para verificar a entrega da documentação exigida para estabelecer o firmamento do TCE.

TCE – Termo de Compromisso de Estágio: é um acordo celebrado entre o educando, a concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário.

  1. RESPONSABILIDADES

  • CUMPRIMENTO DO PROCEDIMENTO: Professor Orientador, Estudante, Universidade e Empresa.
  • DIVULGAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES: Coordenação de Estágio da Escola de Engenharia.
  • ORIENTAÇÃO QUANTO ÀS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: Professor Orientador.
  • CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS, ATIVIDADES, RELATÓRIO, DOCUMENTAÇÃO DO ESTÁGIO: Estudante (regularmente matriculado na disciplina de estágio supervisionado)
  • SUPERVISÃO PROFISSIONAL: Concedente.
  1. EXECUÇÃO/DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

  • OPERACIONALIZAÇÃO DA DISCIPLINA: conduzida por um professor e é subordinada à Coordenação de Estágio da Escola de Engenharia da PUC Goiás.
  • ESPECIFICAÇÕES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, por curso da Escola de Engenharia:

Curso

Código Disciplina

Pré-Requisitos

Créditos

Carga Horária

Horas de estágio

Engenharia Ambiental

ENG 2700

Todas 5º P exceto BIO1180

4

80 horas

300 horas

Engenharia Civil

ENG 2720

Todas 5º P

4

80 horas

300 horas

Engenharia Controle e Automação

ENG 2700

Todas 5º P

4

80 horas

300 horas

Engenharia de Alimentos

MAF 1312

70% do nº de créditos

4

80 horas

300 horas

Engenharia de Produção

ENG 3055

Todas 5º P

4

80 horas

300 horas

Engenharia Elétrica

ENG 2700

Todas 5º P

4

80 horas

300 horas

  • MATRÍCULA: O estudante deve requerer / realizar matrícula na disciplina pertinente, seguindo calendário acadêmico e procedimentos institucionais.
  • ORIENTAÇÕES GERAIS: As três primeiras semanas do semestre letivo para o Professor orientar e acompanhar o estudante no preenchimento e entrega dos documentos pertinentes ao estágio obrigatório.

6.1 DA VAGA PARA ESTÁGIO

  • Quando o estudante NÃO POSSUI UMA VAGA DE ESTÁGIO: deverá procurar por uma vaga de estágio obrigatório, e/ou apoio da coordenação para indicar a uma vaga de estágio.
  • Quando o estudante POSSUI O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: deve requerer a troca de contrato para contrato de estágio obrigatório.

Nota 1: Caso a empresa não queira mudar o contrato, o estudante deve protocolar na secretaria da escola Requerimento ao Diretor, para que o contrato do Estágio Não-Obrigatório seja considerado para o Obrigatório. A aprovação será deferida/indeferida pela Direção da escola.

6.2 DO ESTÁGIO

  • ACOMPANHAMENTO: professor orientador e supervisor de campo, atentando aos requisitos de matrícula e frequência, celebração do TCE e compatibilidade entre as atividades previstas na ficha de planejamento e as desenvolvidas.
  • ATIVIDADES A DESENVOLVER: deve estar relacionada com a formação profissional e o projeto pedagógico do curso.
  • A JORNADA DE ATIVIDADE: definida de comum acordo e ser compatível com as atividades escolares (mínimo 4 horas diárias, até máximo de 6 horas diárias, totalizando 300 horas durante o semestre letivo, conforme legislação vigente). A CH semanal não poderá ultrapassar 30 horas.
  • DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO: O estudante deverá requerer na empresa declaração atestando o cumprimento mínimo de 300 horas de atividades de estágio especificamente para o caso de encerramento do TCE antes da vigência estabelecida no Termo.

6.3 FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

  • CONVÊNIO: verificar convênio entre concedente – agente integrador ou PUC na coordenação de estágio e na empresa.
  • CONVÊNIO PELO CIEE / IEL / OUTROS: requerer o Termo de Compromisso de estágio Obrigatório na empresa.
  • CONVÊNIO PELA PUC: preencher o modelo de TCE (ANEXO 9) fornecido pela PUC.
  • INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS NO TCE: Concedente; Estudante; Professor orientador; Supervisor de campo; Seguro de acidentes pessoais; Data de vigência do contrato; Carga horária semanal (4 horas a 6 horas por dia);

Nota 2: Para os contratos firmados via PUC Goiás, o Seguro deverá ser registrado em nome da Empresa TÓKIO MARINE S/A - nº da APÓLICE: 425 985. Outros agentes de integração possuem seguro próprio, qual deve estar explicito no contrato.

  • FICHA DE PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO (ANEXO 6): preenchida de acordo com o campo de atuação profissional.
  • FICHA DE VALIDAÇÃO (ANEXO 7): professor deverá verificar se todos os documentos estão devidamente assinados pelo estudante e concedente / supervisor, se as atividades estão de acordo com as diretrizes do curso e dentro do semestre letivo, cumprindo 300 horas. Posteriormente, dar um visto, dando andamento ao processo.
  • PERÍODO DE VIGÊNCIA: O período de vigência do TCE está limitado ao período do semestre letivo em que o aluno se encontra matriculado, conforme previsto no Cronograma de Atividades da Disciplina (ANEXO 2).

Nota 3: É facultado ao aluno ter até dois estágios (contratos) paralelos, desde que a soma da CH das duas empresas não ultrapasse às 30h semanais previstas em Lei.

6.4 CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO PUC

  • DOCUMENTOS: consultar a relação de documentos exigidos no site. http://sites.pucgoias.edu.br/ensino/caeme/convenios/
  • CONVÊNIO: O concedente deverá providenciar os documentos exigidos na relação para a celebração de estágio.
  • Preencher o Termo de Aceite (ANEXO 8).
  • Entregar na coordenação de estágio, a qual deverá verificar se campo de estágio está de acordo e deferir o Termo de Aceite.
  • Documentação completa, entregar na CAEME, que cadastrará o concedente, e enviará a minuta para o mesmo. O concedente deverá registrar em cartório o documento e retornar para CAEME.

6.5 DA PRESENÇA EM SALA DE AULA

  • AS ORIENTAÇÕES: aula presencial pré-agendadas entre professor e estudante, podendo ser em grupo ou individual, com no mínimo um encontro por mês.
  • ATIVIDADES DE ORIENTAÇÕES: Esclarecimento de dúvidas; Acompanhamento das atividades dos estudantes; Orientação quanto a formatação e conteúdo do relatório.
  • TAMANHO DAS TURMAS: 12 a 15 estudantes

6.6 DA FREQUENCIA: O discente de Estágio Supervisionado deverá mensalmente entregar a Ficha de Frequência (ANEXO 5) do estágio, no modelo fornecido pela PUC.

  • O aluno tem direito a faltar 25% da carga horária prevista para o estágio obrigatório (25% de 80h = 20h).

6.7 DA VISITA “IN LOCO”: Dos encontros previstos no plano de aula, 08 (sete) deles serão destinados à visita in loco, que deverá ser realizada pelo Professor Orientador aos locais de estágio dos estudantes matriculados na turma sob sua responsabilidade.

O Professor Orientador fará sua agenda para a realização das visitas in loco, sendo importante a realização de no mínimo 01 visita no logradouro de estágio, por aluno, durante o semestre.

Com a Ficha de Planejamento de Estágio, o Professor orientador deve avaliar o campo de estágio de acordo com os seguintes critérios:

  • Se as atividades desenvolvidas pelo estudante estão de acordo com o planejamento;
  • Cumprimento, por parte do estudante, de suas obrigações quanto estagiário;
  • Supervisão efetiva do estudante/estagiário por um profissional da área;
  • Condições ambientais, ergonômicas e de segurança proporcionados pela concedente para a realização das atividades e aprendizado profissional;
  1. DA AVALIAÇÃO

6.8.1. Sistema de Avaliação da disciplina

  • Aprovação: Mínimo de 75% de frequência nas orientações e mínimo de 300 horas de atividades de estágio.
  • Média Final (MF) ≥ 6,0 ao final
  • MF = (0,4*N1) + (0,6*N2)

Sendo:

  • N1 composta pelas notas:
  • Relatório Parcial de Estágio (impresso e digital)

(peso 8)

  • Participação na aula inaugural

(peso 1)

  • Participação na AED

(peso 1)

Nota 4: O aluno que não estiver regular com sua documentação de estágio até a data de prevista no Cronograma de Atividades da Disciplina  (ANEXO 2), não poderá entregar seu relatório parcial ao Professor Orientador. Além disso, estará automaticamente reprovado.

  • N2 composta pelas notas:
  • Relatório Final de Estágio (impresso)

(peso 5)

  • Avaliação do supervisor de campo

(peso 0,5)

  • Apresentação

(peso 3,5)

  • Participação na AED

(peso 1)

Obs.: ver informações sobre estas atividades (relatórios, apresentação, AED) no item 6.9.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com