Programa Bim
Por: Nielce Oliveira • 1/5/2016 • Artigo • 868 Palavras (4 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1]
Karine Costa da Silva – R.A.: B16740-8
Lorena dos Santos Pereira – R.A.: B1791I-7
Nielce Oliveira de Jesus – R.A.: B17EIE-4
Maria Lucineide T. de Souza – R.A.: A9539H-0
Maria do Socorro Rodrigues Chaves – R.A.: A7032A-6
(EC7P13/EC8R13)
BUILDING INFORMATION MODELING
(BIM)
Engenharia Civil Interdisciplinar
Profº Marcelo José
SÃO PAULO, 2014
Universidade Paulista- UNIP
SUMÁRIO
Introdução
Apesar de existirem atualmente disponíveis no mercado diversos softwares e soluções para projetos, a tecnologia BIM surgiu para viabilizar o processo de integração entre os membros da equipe do empreendimento, tanto de projeto quanto de construção..............................................
Conceito
O termo BIM, em inglês, Building Information Modeling, que significa “Modelagem de Informação da Construção” é um conceito que envolve a modelagem das informações do edifício, criando desde um modelo digital integrado em 3D das partes e peças reais utilizadas para a construção de um edifício, até a documentação de projetos de construção.
- Building – todo o ciclo de vida do edifício é considerado (concepção / construção / operações);
- Information – todas as informações sobre o edifício e seu ciclo de vida estão incluídas;
- Modeling – definir e simular o prédio, sua entrega e operação utilizando ferramentas integradas;
Os modelos BIM não só contém dados de arquitetura, mas a gama total da informação do edifício, que permite a geração automática de desenhos e relatórios, análise de projetos, esclarecimento do escopo, simulação de cronogramas, estruturas de suporte de carga, detecção/ prevenção de colisões (a identificação de instalações colidindo com elementos estruturais), todos os dutos e tubulações dos diferentes sistemas de construção, análise de opções, navegação virtual e até mesmo informações de sustentabilidade.
[pic 2]
Possuir essas informações é bom tanto para ajudar nas decisões de projeto, podendo comparar diferentes alternativas, como para “vender” o projeto ao cliente.
Uma vez que os dados foram inseridos e armazenados num lugar central no modelo BIM, qualquer modificação no projeto 3D do edifício será automaticamente atualizada em cada vista (plantas, cortes e elevações), além disso, os quantitativos são instantaneamente recalculados. Isso não só ajuda na criação da documentação com maior rapidez, como também fazer com que a análise de custos se estenda por todas as fases do empreendimento, auxiliando assim no processo de decisão.
Outra vantagem é em relação às atualizações automáticas das diferentes vistas, que acaba oferecendo uma rigorosa garantia de qualidade, evitando assim erros nas alterações de projetos que acontecem no decorrer da obra.
Todos esses benefícios garantem melhores projetos e aumento significativo da eficiência e produtividade. Como todos os projetos e a documentação de construção estão interligados, o tempo necessário para avaliar mais alternativas, executar alterações no projeto e produzir documentação de construção é reduzido consideravelmente.
Vantagens da tecnologia BIM em comparação a Ferramenta CAD
O uso de ferramentas de CAD (Computer Aided Desing), software usado para gerar representações gráficas, aliado a sistemas de gerenciamento centralizado, tem sido muito utilizado. Cada vez mais a construção civil vem se beneficiando dos recursos oferecidos pelo CAD, já que além de representar de forma rápida o produto e permitir alterações, possibilita a realização de simulações na estrutura, o que gera maior confiabilidade ao produto final.
Apresenta um bom desempenho, entretanto, por ser uma ferramenta gráfica, o CAD não consegue abranger todas as atividades de gerenciamento. Os desenhos não conseguem explicar o processo de trabalho e não representam as dependências de trabalho dos diversos profissionais envolvidos, gerando longos prazos e retrabalhos, devido ao fato de que com os dados espalhados por diversos documentos a chance de incidência de erro é significativa.
...