Programação Comercial
Dissertações: Programação Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalhosfacul02 • 19/3/2015 • 702 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
• Demonstrar as principais diferenças de sintaxe entre as linguagens de programação C# e Java.
Descrição da atividade
Considerando os conceitos abordados, descreva os principais comandos de programação do C# e compare com os comandos equivalentes em Java.
Através da Unidade 1 e pesquisas na internet irei mostrar algumas diferenenças entre estas linguages multiplataformas C#e Java, que são eles:
Java - uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 pelo programador James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um “bytecode” que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.
C# - uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft, faz parte da sua plataforma .Net.
A companhia baseou C# na linguagem C++ e Java.
Classes, atributos, tipos de dados, modificadores de escopo e acesso aos atributos
Foi usada como exemplo para este artigo uma classe básica, Cliente, a qual será exibida em Java e em C#, e então comentários e comparações serão apresentados. Veja na Figura 1, a implementação em Java e na Figura 2, a implementação da mesma classe em C#.
Figura 1
Figura 2
As duas implementações possuem a mesma funcionalidade, mas por terem sido realizadas em linguagens diferentes, vamos na seqüência, tratar uma a uma.
Um atributo é uma característica de um determinado objeto, porém, não existe regra ou obrigatoriedade para que este atributo seja visível/acessível externamente. Para que um atributo tenha esta característica (ser visível a outros objetos/classes), é preciso transformá-lo em propriedade. Uma propriedade é uma característica de um objeto, a qual pode ser acessada externamente, normalmente por outra classe/objeto.
Em Java, um atributo é declarado propriedade quando o mesmo possui métodos acessores públicos definidos para ele, ou seja, os métodos get e set. Desta forma, um atributo de um objeto em Java só pode ser acessado através de chamadas a métodos, que retornem valores (get) e que recebem valores (set), atualizando o estado do objeto.
Em C# a transformação de um atributo para propriedade é diferente, segue o padrão Delphi, ou seja, os valores são obtidos e atribuídos através de um operador de igualdade (=). O exemplo acima, apresenta as declarações privadas para os atributos e publicas para as propriedades, semelhante ao Java. Porém, veja que uma propriedade em C#, possui (não obrigatoriamente) os métodos get e set, onde existe então a implementação para atribuição e retorno do valor do atributo.
Declaração de Construtores
Java:
public Cliente (Long id, String nome, Calendar nascimento, Double renda) {
This.id =id;
this.nome
...