TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações

Por:   •  23/2/2019  •  Monografia  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 16

Light Steel Framing; Estruturas metálicas e suas qualidades

Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações

Resumo

O sistema Light Steel Framing e o futuro das construções. Como o sitema Light Steel Framing pode ser o futuro das construções modernas? Objetivando investigar o sistema de construção Light Stell  Framing e suas peculiaridades, abordando sua origem, seus componentes e seu desenvolvimento no território brasileiro, bem como estabelecendo comparativos entre o mesmo e a construção convencional, este sistema possui vantagens que superam os meio convensionais de constução e tem se mostrado o futuro das construções modernas. Foi adotado como método de pesquisa a revisão bibliográfica da área, no qual foi possível compreender as vantagens e desvantagens desse sistema, cujos dados obtidos revelam que o sistema Light Steel Framing demonstra-se como inovador para a construção civil, por ocasionar uma construção com maior agilidade em seu processo, menor desperdício de materiais e diminuição do impacto no meio ambiente. Os resultados aqui apresentados são cabíveis de aprofundamento de estudos e permitem que novas pesquisas sejam originalizadas a partir desta.

Palavras-chave: Light Steel Framing. Construções. Futuro. Desenvolvimento. Agilidade.

1. Introdução

Este artigo foi desenvolvido com base em análise às construções já realizadas no Brasil utilizando o sistema Light Steel Framing e demonstra as suas vantagens para tentar mudar a visão futura das construções de forma que esse sistema venha a ser mais utilizado por conta de seus benefícios, principalmente ao meio ambiente.

O Japão foi o primeiro país a utilizar o sistema de construção Ligth Steel Framing, após a catástrofe de Hiroshima causada pela bomba atômica de 06 de agosto de 1945. No Brasil, esse sistema chegou nos anos de 1990, mas por uma sazão cultural, há pouca mão de obra especializada nesse tipo de construção e conseqüentemente pouco investimento, o que acaba por torna-la uma construção cara, assim, menos de 3% das construções feitas no país utilizam esses sistema, porém, o Brasil possui muito espaço para expandir esse sistema de construções.

O LSF ganha seu espaço no mercado da construção, mas o grande desafio ainda é mostrar ao consumidor final que esta não pode ser só uma alternativa, mas a grande opção na hora de construir. (CASTRO, 2005).

Com relação ao uso do sistema no país, Sales (2001) quando afirma que o desenvolvimento de tecnologias para construção em aço, assim como sua divulgação, fica em segundo plano, afirma, também, que já que se estabeleceu uma “cultura do concreto” no país. Provavelmente, um dos fatores que inibe o uso do aço na construção é a falta de informação técnica disponível.

O sistema Light Steel Framing – LSF – ou estrutura de aço leve em sua tradução literal, é um método de construção constituído por um esqueleto estrutural de aço galvanizado que, ligados entre si, dão forma e leveza a construção e toda essa estrutura pode ser revestida com diversas opções de materiais de acordo com o desejo e o bolso do cliente.

As principais vantagens a utilização do sistema Light Steel framing está relacionada com a economia de água e reciclagem:

A utilização mínima de água no processo constutivo, que é conhecido como constução “a seco”, não agride o meio ambiente, porque seus materiais são totalmente recicláveis (STEEL HOUSE, 2011).

O sistema permite ganho econômico e ambiental, pois, a estrutura é economicamente mais viável, não gerando resíduos na construção. Trata-se de uma obra limpa, portanto, com menor impacto ambiental. (MARIA, 2014).

Assim, dentre as inovações apresentadas por esse sistema está a preservação do meio ambiente, uma preocupação cada vez mais crescente no mundo, além da facilidade na execução da construção, que possui redução do consumo de materiais e matérias primas, especialmente a água, e reduzindo assim os entulhos com uma construção que é igualmente rápida e sustentável.

2. O Sistema Light Steel Framing

O sistema “Light Steel Framing” (LSF) consiste numa proposta de industrialização da construção civil que apresenta uma economia considerável tanto nas fundações da edificação, quanto do tempo de execução, da diminuição da mão de obra, dos riscos no processo construtivo e dos custos. Trata-se de uma  evolução de materiais usados na construção civil leve, de origem “wood frame” sendo, seu principal material originalizado através da madeira.

A diminuição dos gastos nesse sistema deve-se ao elevado nível de detalhamento do projeto que o LSF exige, tornando a montagem da edificação de forma prática e veloz, sendo possível gerenciar as perdas e o cronograma da obra, o que resulta em um controle de produto final mais apurado.

Apesar do início de seu histórico voltado para a construção de edificações comerciais e casas de alto padrão, o LSF vem se apresentando gradativamente como uma alternativa viável para construção de diversos tipos de edificações, como habitações populares, escolas, hospitais etc., em grande parte devido à nacionalização dos componentes e o desenvolvimento da indústria siderúrgica brasileira, já que o peso do aço na composição de custos é majoritário (SANTIAGO et al., 2010).

Esse sistema de construção tornou-se muito utilizado em países como os Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Austrália e a partir da década de 90 começou a ser implantada no Brasil. Em nosso país, o uso de LSF na construção civil ainda está em processo de adaptação, embora a extração do aço, produzido em solo brasileiro seja uma importante vantagem para o mesmo.

Cabe destacar, que a construção em Steel Framing não é composta apenas por aço, existem outros componentes do sistema construtivo como aliados, entre eles citamos: suas bases podem ser feitas com radier, elementos de fixação parafusos e conectores; fechamentos e chapas de gesso acartonado, chapas em OSB e chapas Cimentícias; isolantes termo acústicos e impermeáveis - mantas e filmes, sistemas hidráulicos e elétricos.

Acreditamos que esse sistema construtivo, caracteriza-se por uma série de vantagens técnicas, econômicas e ambientais da melhorando nos parâmetros da construção civil, entre as mesmas destacamos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (433.9 Kb)   docx (248.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com