Projeto Muldiciplinar De Auto Aprendizagem
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Muldiciplinar De Auto Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andesrson • 24/9/2013 • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 576 Visualizações
Projeto multidisciplinar de autoaprendizagem
Alunos : Ras:
Anderson Rissele Santos 3776760460
Ricardo Bernardes Gomes 4211778007
Ricardo Prates 3702600220
Projeto de pesquisa de PMA. Análise Ergonômica. Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte.
Professora orientadora:
Bárbara Souza
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. Introdução ..............................................................................................3
1.1 Objetivos ...............................................................................................3
1.2 Problematização .....................................................................................3
1.3 Resposta ................................................................................................4
1.4 Justificativa ...........................................................................................4
1.5 Relevância .............................................................................................5
1.6 Metodologia ..........................................................................................5
1.7 Referência Bibliográfica .........................................................................6
1 Introdução
Tema: Iluminação Industrial (Ergonomia do Trabalho)
Há alguns anos, no senário industrial, tem-se falado muito sobre o tema Ergonomia e muitas indústrias assumiram a postura de uma preocupação quanto à melhoria das condições do ambiente de trabalho, visando o bem estar dos seus funcionários e consequentemente uma maior produtividade; vê-se também que uma quantidade muito grande de indústrias, ainda não têm como prioridade esta visão.
1.1 Objetivo Geral
Esse trabalho tem por objetivo mostrar a necessidade de um estudo mais focado no que se refere à análise ergonômica do trabalho dentro do senário industrial, de modo bem especial, o estudo da iluminação nos diversos ambientes.
Segundo Prado (1961 citado por Scaramucci (2009)): “Uma boa iluminação resulta da
acertada distribuição da luz, feita de maneira a proporcionar uma aparência correta do objeto exposto ao nosso olhar, permitindo-nos reconhecê-lo ou identificá-lo. Uma iluminação deficiente, ao contrário, é aquela que deturpa formas, os contornos e as cores do objeto que vemos, desfigurando-os ou tornando difícil identificá-los” .
Esta análise deve buscar, ainda em projeto, a definição física dos ambientes de trabalho e a integração/combinação entre a iluminação natural com a artificial, como meio para a obtenção das condições ideais de conforto no ambiente de trabalho, pois uma iluminação inadequada poderá acarretar em várias consequências, tanto no caso de a iluminação ser insuficiente como no caso de ser excessiva. A iluminação pode reduzir e dificultar o desenvolvimento das atividades, gerar perturbações e fadigas visuais, encadeamento de dores de cabeça, variações no sistema nervoso, acidentes de trabalho, variações de produtividade e prejudicar a qualidade dos produtos.
1.2 Problematização
As deficiências de projeto do espaço de trabalho ocorrem frequentemente na maioria das empresas, gerando incômodo para os funcionários e gasto adicional por parte da indústria, que ao mesmo tempo se depara com problemas relativos à queda de produtividade e acidentes de trabalho. Portanto, se deseja mostrar a necessidade de ocorrência de estudos ergonômicos em fases preliminares do projeto industrial, dado o fato que numa fase subsequente, ocorrem dificuldades na implementação de mudanças, e que os resultados obtidos nem sempre são satisfatórios.
A adoção de um projeto adequado às condições climáticas locais e necessidades inerentes da atividade exercida pelo operário, visam a otimização dos elementos que compõem a envolvente da edificação e que participam diretamente na melhoria da qualidade de vida do usuário do espaço.
1.3 Resposta
Com uma iluminação adequada, obtém-se melhor
...