TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sobre Construção Enxuta

Por:   •  16/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.053 Palavras (17 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 17

Princípios da construção enxuta aplicados no planejamento do layout e logística de um canteiro de obras

Projeto apresentado à Universidade Estadual de Londrina - Centro de Tecnologia e Urbanismo - Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento.

Linha de Pesquisa: Sistemas Construtivos e Desempenho de Edificações


Resumo

Nos últimos anos com a crescente competitividade no setor da indústria da construção civil, as empresas vêm buscando novas tecnologias e modelos de gestão em seu processo, que aumente sua produtividade, além de, investir em treinamento para qualificar a mão de obra. Um fator importante que não recebe a devida importância é o planejamento e a logística do canteiro de obras, sendo estes apontados como responsáveis por desperdícios. Em busca de melhorias para o setor produtivo da construção civil surge uma nova filosofia de gestão da produção baseada no Sistema Toyota de produção e adaptado às peculiaridades da construção civil, a Construção Enxuta (Lean Construction), essa com origem na Finlândia com estudos do pesquisador Lauri Koskela, através da publicação do seu relatório técnico de 1992. O presente trabalho tem como objetivo realizar aplicação dos princípios da construção enxuta no planejamento do layout e na logística interna de um canteiro, pois estes dois assuntos tem relação direta com o fluxo de materiais e pessoas dentro do mesmo. Neste contexto e por meio de uma metodologia pré-definida, como o embasamento teórico, a realização de estudo de caso com a aplicação da teoria abordada, coleta de dados antes e depois da aplicação e análise dos resultados, espera-se uma contribuição ao setor da construção civil para o aumento da produtividade com a redução dos desperdícios de recursos.

Palavras-chave:  Construção enxuta, planejamento, logística interna, canteiro de obra.


  1. Introdução

                A indústria da construção civil, em especial o subsetor edificações (responsável, segundo o IBGE, por mais de 90% do número de estabelecimentos da construção civil e mais de 82% do total de empregos no setor construtivo), é comumente citada como exemplo de setor atrasado, com baixos índices de produtividade e elevados desperdícios de recursos, apresentando, em geral, desempenho inferior à indústria de transformação (SAURIN e FORMOSO, 2006; VIEIRA, 2006).

                A construção civil vem apresentando mudanças ao longo dos anos, devido ao aumento de competitividade das empresas, globalização dos mercados e inserção de novas tecnologias. Nesse novo cenário, as empresas notaram que investimento em gestão e controle de processo é um diferencial positivo que garante lucros e melhorias no setor (MATTOS, 2010).                

                Outro aspecto erroneamente considerado como causa da baixa produtividade e de altos índices de desperdícios é a mão de obra, porém os operários não recebem o devido treinamento e instrução sobre o que e como fazer, além de seus instrumentos e materiais de trabalho serem inadequados, assim como o local de execução dos serviços. Entretanto, há estudos comprovando que esta situação é a ausência ou insuficiência de um planejamento (HANDA, 1988 apud SAURIN 1997).

                De acordo com Isatto et al. (2000) as empresas da construção sentiram necessidade de mudar, adotando novas filosofias de melhorias para seus sistemas de gestão e controle, em especial no que diz respeito ao processo produtivo, com a finalidade de promover a qualidade, produtividade e, por conseguinte, sua competividade. Esta necessidade de realizar mudanças foi provocada pelo aumento da concorrência existente no setor e do nível de exigência dos seus principais clientes.

                Segundo Vieira (2006), verifica-se uma necessidade de mudança na construção civil através de melhorias contínuas no processo produtivo e na gestão do canteiro de obras, pois os gestores não dão a devida atenção ao gerenciamento de fluxo de suprimentos em relação aos desperdícios, prazos e retrabalhos do canteiro de obras.

                Henrich, Santos e Koskela (2006) realizaram um estudo, o qual demonstrou que os métodos de gestão da produção utilizados pela indústria da construção civil estão ultrapassados, resultando em altos desperdícios, havendo uma necessidade de mudança de filosofia.                 

                De acordo com os autores Saurin e Formoso (2006) e Vieria (2006), para aproveitar todos os recursos humanos e materiais em um canteiro de obra, é necessário realizar um estudo detalhado do layout e da logística do canteiro para que todo o processo de desenvolvimento da obra transcorra da melhor forma possível.

                De acordo com Vieira (2006), a partir da filosofia da construção enxuta, foram desenvolvidas técnicas, a fim de aprimorar os recursos humanos em uma obra, promover a organização e limpeza do canteiro e diminuir o deslocamento de matérias primas. Ademais, o planejamento e logística dentro do canteiro de obras tem como finalidade reduzir os custos da produção, diminuir os desperdícios e perdas, aumentar a produtividade, agregar valor ao produto, atenuar os riscos de acidente de trabalho e aumentar a satisfação do cliente.

                Neste contexto de construção enxuta aplicado no canteiro de obras, verifica-se a possibilidade de aplicar esses princípios no gerenciamento e planejamento de canteiros, visando reduzir as distâncias de transporte, minimizar o tempo de movimentação de pessoas e materiais, evitar desperdícios de matéria prima.

  1. Objetivo Geral

        

                Aplicar os princípios da construção enxuta (lean construction) no planejamento do layout de um canteiro de obra, com a finalidade de melhorar o fluxo de materiais e pessoas e otimizar a logística interna, visando também a melhoria no gerenciamento de canteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com