Projeto de pesquisa a partir da NBR 9050: utilização de esquadrias para acessibilidade e conforto em moradias
Por: Naylla Beatriz Reis • 23/6/2017 • Trabalho acadêmico • 5.405 Palavras (22 Páginas) • 429 Visualizações
Estudo a partir da NBR 9050: utilização de esquadrias para acessibilidade e conforto em moradias.
Ou
ESTUDO DA utilização de esquadrias para acessibilidade e conforto em moradias a partir da NBR 9050
Naylla Beatriz Pastor Neves Reis
São Luís- MA
2016
NAYLLA BEATRIZ PASTOR NEVES REIS (2015043474)
Projeto de pesquisa a partir da NBR 9050: utilização de esquadrias para acessibilidade e conforto em moradias.
Trabalho de conclusão de curso I, apresentado ao curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, orientada pelo Prof. Msc. Maria Luiza.
São Luís- MA
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ESQUADRIAS 3
3. CONDIÇÕES GERAIS 4
5. PRINCIPAIS MATERIAIS PARA ESQUADRIAS 10
5.1 Esquadrias de PVC 10
5.2 Esquadrias de Alumínio 11
5.3 Esquadrias de Madeira 13
5.4 O vidro nas esquadrias 15
6. ESQUADRIAS E CONFORTO NA EDIFICAÇÃO 15
7. ESQUADRIAS E ACESSIBILIDADE 18
8. LEVANTAMENTO E MEDIÇÃO DE MORADIAS EM SÃO LUIS.................................X
8. RECEBIMENTO E MANUTENÇÃO 23
9. CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO
Esquadrias é a denominação genérica para portas e janelas (incluindo os batentes e folhas necessárias) e fazem parte dos acabamentos, sendo executados nas etapas finais de uma obra. Por ser exercida nessa fase, é muito comum encontrar defeitos nas etapas anteriores pela ausência de prumo, nivelamento e alinhamento; fatores estes em que a instalação das esquadrias apontará, exigindo, na maioria das vezes, a execução emergencial de retrabalhos na obra antes da aplicação de portas e janelas.
Vale ressaltar que o tema a ser desenvolvido nesse trabalho possui diversos tipos e materiais - e deve atender inúmeras aplicações que se estendem desde normas técnicas, desempenhos, exigência dos clientes e entre outros fatores.
O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre as esquadrias, apontando suas características e principais utilizações na construção civil realizar um estudo sobre as melhorias que o emprego das esquadrias e espaçamentos pode melhorar no conforto e acessibilidade de uma moradia já construída, tudo isso conforme a NBR 9050, . Segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007), a pesquisa bibliográfica ocorre quando se registra, analisa e correlaciona fatos e fenômenos sem manipulá-los então para alcançar tal objetivo foi feito uma revisão de literatura, utilizando-se de artigos, boletins técnicos, sites, livros entre outras fontes. Para sua complementação, houve uma inserção de levamento e medições em residências de pessoas com dificuldade de locomoção e projetos e respectiva curva ABC com a finalidade de demonstrar aplicação da teoria apreendida em sala de aula à prática como futuros profissionais da engenharia.
ESQUADRIAS
Consiste na designação, em um projeto ou obra, de janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas dessa natureza. Esses componentes da edificação asseguram a proteção quanto a penetração de intrusos, da luz natural e da água, sendo constituídos por componentes de fixação, contramarco, caixilhos e acessórios (arremates, guarnições e ferragens). Com sua evolução, as esquadrias deixaram apenas de proteger e adquiriram também o lugar de decoração de fachadas (Colunista Portal, 2016).
Vale ressaltar, que as esquadrias são um dos itens mais custosos, variando de 9% a 18% do total de uma construção de alto padrão (Portal Metálica, 2016).
CONDIÇÕES GERAIS
Em geral, as esquadrias devem atender as especificações e detalhes estabelecidos em normas técnicas, as exigências dos usuários, adequadas à composição arquitetônica quanto a sua utilização, dimensão, forma, textura, cor e desempenho. Já em relação ao ponto de vista do comportamento mecânico, uma esquadria deve resistir aos agentes atmosféricos, às vibrações, aos esforços introduzidos pelos demais componentes do edifício, oriundos da movimentação ao longo do tempo e aos esforços devidos a sua utilização.
Em relação ao desempenho, os sistemas devem observar as condições principais de:
- Estanqueidade ao ar: característica dos sistemas que devem proteger os ambientes interiores da edificação das infiltrações de ar que possam causar prejuízo ao conforto do usuário e/ ou gastos adicionais de energia a climatização do ambiente, tanto no calor como no frio;
- Estanqueidade à água: característica dos sistemas em proteger o ambiente interior da edificação das infiltrações de água provenientes de chuvas, acompanhadas ou não de ventos;
- Resistência a cargas uniformemente distribuídas: característica dos sistemas em suportar pressões de vento estabelecidas nas normas técnicas e que têm de ser compatibilizadas pelo projetista, segundo o seu local de uso;
- Resistência à operação de manuseio: característica do sistema em suportar os esforços provenientes de operações e manuseio prescritas nas normas;
- Comportamento acústico: característica das janelas em atenuar, quando fechadas, os sons provenientes de ambientes externos, compatibilizado com as condições de uso e as normas técnicas.
(Colunista Portal, 2016)
- TIPOS DE ESQUADRIAS
As esquadrias são divididas em dois grandes grupos: esquadrias prontas, encontradas em lojas de varejo, em medidas padrão pré-determinadas e as esquadrias feitas sob medida para obra, feitas por encomenda, de acordo o projeto. Em geral, as esquadrias de quase todas as espécies e materiais existem dentro dessas duas grandes subdivisões - as prontas e as feitas sob medida.
As esquadrias podem ser classificadas quanto a sua função, material, manobra de abertura das folhas e a técnica de execução.
...