Projeto interdisciplinar
Por: Jessica123uy • 9/5/2018 • Projeto de pesquisa • 322 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
FACULDADE UNA
Debora
Jéssica Reis
Jessica Nunes
Joyce Moraes
Lucas Mateus
Mylena Hildebrand
MOBILIDADE URBANA
Projeto Elevar
Betim
2018
Debora
Jéssica Reis
Jessica Nunes
Joyce Moraes
Lucas Mateus
Mylena Hildebrand
MOBILIDADE URBANA
Projeto Elevar
Trabalho apresentado como requisito de avaliação do Curso de Engenharia Civil e Química da Faculdade UNA para a aprovação em Projeto Interdisciplinar.
Professor Orientador:
Leandro Quetz de Almeida
Betim
2018
SUMÁRIO
1 RESUMO......................................................................................................... 5
2 INTRODUÇÃO................................................................................................. 6
3 REFERENCIALTEÓRICO............................................................................... 6
4 MATERIAIS E METODOS............................................................................... 7
5 RESULTADOS EXPERIMENTAIS.................................................................. 8
6 CONCLUSÃO.................................................................................................. 9 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA....................................................................... 4
1 INTRODUÇÃO
A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos, e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs, etc.). Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil vem se acirrando cada vez mais, haja vista que a maior parte das grandes cidades do país vem encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos.
Segundo reportagem publicada pelo site (Brasil Escola), entre os anos de 2002 e 2012, enquanto a população brasileira aumentou 12,2%, o número de veículos registrou um crescimento de 138,6%, ou seja, a cada dia que se passa o número de carros cresce mais do que a população. O aumento de congestionamentos ao longo do dia apresentam muitas consequências negativas para a população, como o aumento no tempo de deslocamento, redução do tempo com a família ou tempo livre, aumento no consumo de combustível e emissões de poluentes, além do efeito estufa e aquecimento global.
Na cidade de Betim
Diante desta realidade, o nosso trabalho tem como foco melhorar a mobilidade urbana na região de Betim, onde os motoristas sofrem com o problema que vem de muitos anos atrás, ocasionado pela linha férrea que passa nos bairros próximos ao centro da cidade, e com a passagem do trem inviabiliza a passagem de motoristas e pedestres, ocasionando congestionamento e transtorno para todos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
...