Pós E Grânulos Efervescentes
Monografias: Pós E Grânulos Efervescentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joselucio • 22/4/2013 • 250 Palavras (1 Páginas) • 1.930 Visualizações
PÓS E GRÂNULOS EFERVESCENTES
Pós e grânulos efervescentes são compostos pela mistura de diferentes proporções de um ou mais ácidos com uma base. Podemos citar:
_ Ácidos: ácido cítrico monoidratado, ácido cítrico anidro, ácido tartárico, ácido fumárico.
_ Bases: bicarbnato de sódio, bifosfato sódico, carbonato monossódico de glicina.
Um efervescente é uma forma farmacêutica que contém componentes que liberam rapidamente dióxido de carbono quando em contato com a água. É obtida ao se reagir um ácido com um carbonato ou bicarbonato.
A reação do ácido com o carbonato produz o sal do ácido, água e libera CO2 para a solução. Como o gás é pouco solúvel em água, ele acaba por ser liberado da solução, formando borbulhas.
Em princípio, qualquer ácido poderia produzir efervescência, mas, na prática, opta-se pelo uso de ácido cítrico, tartárico ou uma mistura de ambos. Normalmente se utiliza uma mistura de 1:2 de ácido cítrico: tartárico.
Vantagens:
_ Possuem efeito farmacológico mais rápido e regular.
_ Possui maior absorção gastro-intestinal.
_ Diminui o risco de irritações (Uso tópico).
_ Facilidade de deglutição (-).
Desvantagens:
_ Pronuncia do Sabor e Odor.
_ Decomposição de materiais higroscópicos, deliqüescentes ou aromáticos.
_ Custos elevados na fabricação de doses uniformes e individuais.
EDULCORANTE: Podem ser diversificados e empregados em concentrações usuais. Dentre os mais utilizados estão a dextrose, aspartame, sacarina, acessulfame K, sucralose ou outros.
CONSERVANTE: Devido ao caráter extemporâneo das formulações preparadas em farmácia, o uso de conservantes é dispensável na maior parte das formulações de preparações efervescentes.
EMBALAGEM: Sachês de alumínio revestido por filme plástico. Potes de vidro de boca larga vem vedado.
...