TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Engenharia de Manutenção

Por:   •  29/9/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Bruno José Candido da Silva

Disciplina: Gestão de Recursos Materiais

Classificação de Bens por Criticidade A, B e C.


A classificação por criticidade A, B  e C; tem como objetivo melhorar e esquematizar melhor os itens críticos de estoque em uma organização. Essa atribuição pode ser bem formulada para que ao invés de ser comprados itens de estoque sem controle e de forma desordenada, melhorar o giro do estoque com os itens rotativos, e com isso ficar com um volume de itens de valores agregados parados, apenas o necessário.

Porém esse trabalho deve ser feito a quatro mãos, envolvendo todas as áreas tais como: setor de manutenção, setor de compras, setor de produção, setor de meio ambiente, segurança do trabalho. Em primeiro lugar deve-se mapear todo o parque fabril e classificá-lo entre A, B e C. Essa classificação é feita mediante as dificuldades enfrentadas pelos setores mediante a tais situações, então nessa reunião todos dizem sobre suas partes se as causas e efeitos daqueles bens funcionais podem ocasionar algo irreversível para a produção.

Mediante a esse processo finalizado, o setor de almoxarifado pode mapear os itens de giro de estoque, aqueles itens que tem mais giro, e itens de média importância e de pequena importância, sendo esses itens já separados por criticidade. Assim, a equipe de almoxarifado pode traçar uma estratégia de estoque com o setor de compras, para sempre manter-se todos os itens de estoque em suas dependências do seu setor. A importância do setor de compras nessa parte do processo é para que o mesmo sinalize o lead time de cada item classificado. O setor de compras entra em contato com os fornecedores e conseguem estipular os prazos de entregas dos itens, após essa etapa, o almoxarifado tem a capacidade de ministrar seu estoque e sempre antecipar furos de estoque. Se necessário, e dependendo do item algumas organizações usam o sistema de compra automática, onde o próprio sistema gera uma solicitação de compras.

Esse processo é importante para uma organização, porém leva-se tempo para a sua implantação, e vale lembrar que todas as áreas devem ser envolvidas para um melhor sucesso do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com