Pós Engenharia de Segurança
Por: Matheus Murta • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 1.023 Visualizações
TAREFA 2.2
Consulte a Resolução 359/91 do Confea e redija um texto com as 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho explicando, ainda que preliminarmente, os significados das peças técnicas envolvidas a cada uma delas.
Por exemplo: no item 4 - Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;
- Qual o significado de Vistoriar? É diferente de Inspecionar?
- Por força dessa atribuição (4) o que o EST está apto a desenvolver e ser remunerado por isso?
- Quais atribuições só são possíveis praticar se houver base em calculo diferencial, bem como o básico da graduação (física, química, calculo numérico, etc.)
A intenção nessa atividade é possibilitar que o EST tenha clara definição de suas atribuições, por isso, vale a pena pesquisar a semântica dessas palavras, pois muitos colegas desconhecem, confundem e até mesmo deixam de ganhar honorários por embaralhar essas 18 atribuições, abrindo espaços a leigos como médicos, advogados e técnicos exercer competências que são específicas e exclusivas da EST.
A seguir se encontra o texto com as minhas visões a respeito das 18 atribuições do EST, separadas por parágrafo.
O EST deve supervisionar que significa olhar e verificar o trabalho que é exercido, coordenar que é delegar cada tarefa a ser feita, e orientar que significa dentro da delegação mostrar o que deve ser feito da melhor forma.
Deve-se entender todos os fatores que contribuem para a segurança no local de trabalho, para que o local que é exercido o trabalho seja analisado corretamente, desde sua estrutura como também os equipamentos manuseados pelo trabalhador, para assim chegar a uma conclusão.
O que deve ser feito para o controle de riscos é dever do EST, que deve estudar e achar a melhor solução.
Vistoriar é analisar o produto do processo, diferente de inspecionar, que é ver o passo a passo que deve ser feito. Depois deve-se avaliar o que foi encontrado no ambiente de trabalho, realizando perícia no local. Deve-se analisar minuciosamente o ambiente de trabalho assim como todas as atividades desenvolvidas indicando os agentes insalubres e periculosos encontrados por meio de um laudo técnico.
Após analisar os riscos, acidentes e falhas encontrados o EST também, pode achar uma solução e propô-la para empresa afim de corrigi-las, informando o que deve ser feito, desde mudanças no trabalho, uso de EPIs até o custo para tais mudanças;
O EST deve propor o que deve ser feito para um melhor e mais seguro ambiente de trabalho.
O EST deve desenvolver um esquema para melhorar a segurança do trabalhador, além de acompanhar a obra e a instalação desse programa, citando os pontos positivos e negativos.
As máquinas e equipamentos devem ter suas especificações analisadas pelo EST, e terem seus riscos mapeados juntamente com seu mecanismo de segurança.
No combate a incêndio, é dever do EST elaborar um sistema de proteção, analisando a estrutura e as rotas do ambiente, para assim traçar as medidas de segurança, desde a instalação de equipamentos ate a reforma se necessária.
...