Quase o Pior Cenário": O incêndio no túnel de Baltimore em 2001
Por: Cinthia Azevedo • 5/5/2020 • Resenha • 644 Palavras (3 Páginas) • 684 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha do texto “"Quase o pior cenário": O incêndio no túnel de Baltimore em 2001”
Cinthia Azevedo
Trabalho da disciplina de Adm. Aplic. a Eng. de Segurança
Tutor: Prof. Humberto Rocha
Volta Redonda, Abril de 2020
Referências:
Kennedy School of Government Programa de Cases n° C16-04-1767.0
Howard Street Tunnel Fire, Disponível em https://pt.qwe.wiki/wiki/Howard_Street_Tunnel_fire
Consulta realizada em 27/04/2020
O texto trata sobre o acidente ocorrido na cidade de Baltimore, Maryland, no dia 18 de julho de 2001, onde ocorreu o descarrilamento do trem de carga com 60 vagões pretencente à CSX Cormporation.
O descarrilamento provocou um incêndio químico que durou cinco ou seis dias e praticamente fechou o centro da cidade. Na noite do primeiro dia, um dos principais dutos de água que passava diretamente sobre o túnel se rompeu provocando a inundação significativa nas ruas adjacentes, inundando edifícios e ameaçando a integridade estrutural da estrada. O acidente interrompeu o serviço ferroviário da Costa Leste, e também causou lentidão nos serviços de Internet nos EUA por várias horas devido à destruição de um cabo que passava no túnel.
O acidente mobilizou vários profissionais no combate à emergência e diversas preocupações foram surgindo durante as ações de contingência. A primeira delas era a possibilidade de uma explosão desencadeada pelos produtos químicos aquecidos até o ponto de ebulição, conhecido como Bleve. Como os bombeiros não estavam familiarizados com os materiais transportados, não era possível prever como iriam reagir ao calor extremo.
Outra preocupação da equipe de socorro era que um dos materiais no incêndio fosse ácido ou corrosivo, o que poderia gerar uma nuvem de vapor, deixando a situação ainda mais crítica.
A situação foi agravada também pelo horário da ocorrência, pois vários trabalhadores estavam se encaminhando para suas casas e muitas outras pessoas se dirigiam para o jogo de beisebol do Baltimore Orioles contra os Texas Rangers, expondo ainda mais pessoas à possíveis contaminações.
A equipe da emergência pôde contar com a ajuda de dois químicos especialistas de empresas que eram membros do Plano Industrial de Ajuda Mútua do Sul de Baltimore (SBIMAP). Eles se certificaram de que existia apenas um apenas químico altamente inflamável -tripropileno - que oficiais suspeitavam ter sido a causa do incêndio durante o descarrilamento. Foi descartada a possibilidade do Bleve, porém, ainda existia o problema da toxicidade dos vapores emanados pelo incêndio. Desta forma, passaram a fazer monitoramento do ar próximo ao túnel e cidade vizinha.
...