Questões sobre Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
Por: sadewagner • 28/3/2019 • Exam • 1.113 Palavras (5 Páginas) • 238 Visualizações
Questões de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
1) Um trabalhador pode estar sujeito a diversas doenças ocupacionais. Cite 5 (cinco) destas doenças e as respectivas maneiras de preveni-las.
Resp.;
LER (Lesão por Esforços Repetitivos), algumas formas de prevenir é: Pausa durante a realização das tarefas, a cada hora de trabalho alongar os músculos que estão em constante movimento repetitivo, sendo fundamental que se conte com a orientação de profissionais capacitados em ergonomia.
PAIR (Perda da Audição Induzida por Ruído), uma forma de prevenir seria evitar a exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora e usar o equipamento de proteção individual, protetor auricular, em caso de exposição.
SILICOSE, para prevenir, essa doença, é preciso que os trabalhadores evitem ao máximo a inalação do pó de sílica. Para evitar essa inalação, os empregados devem usar mascaras especiais com respiradores, o local deve ter uma ventilação apropriada, qualquer atividade como comer, beber, fumar, deve ser feita longe da poeira de sílica e deve ser consistida em lavar as mãos antes de iniciar tais atividades.
ASBESTOSE, para prevenir, deve se evitar ao máximo a exposição ao pó de amianto, para isso se faz necessário o uso do equipamentos de proteção adequado.
BERILIOSE, também uma doença respiratória, dessa vez causada pela inalação do berílio, uma forma de prevenir é evitar a inalação de poeiras ou vapores, que contenham berílio, por meio do uso de equipamentos de proteção adequados.
2) O que significa CIPA e a SIPAT? Descreva os objetivos da CIPA, destacando a norma regulamentadora na qual rege.
Resp.;
CIPA é a comissão interna de prevenção de acidentes de uma empresa.
Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, sua principal função é permanentemente deixar o ambiente de Trabalho apto para que as funções sejam realizadas sem riscos de acidentes. A CIPA deve ser composta de representantes do empregador e dos empregados, o número de integrantes é proporcional ao número total de funcionários da empresa. Sendo a Norma regulamentadora 5 (NR 5) responsável por reger a CIPA.
SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Como o próprio nome explica, é uma semana de eventos que mobiliza os colaboradores a se motivar para realizar um trabalho sem riscos de acidentes e doenças ocupacionais durante todo o ano.
A SIPAT – é parte das realizações da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A semana de eventos não consegue ser realizada sem o apoio e a participação da CIPA.
“Tem por objetivo, orientar e conscientizar os funcionários da SUA EMPRESA sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho; Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre corre do dia a dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança.
Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo diretores, gerentes e se possível familiares. Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos
trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.”
3) O que você entende por EPIs e por EPCs? Explique e dê 5 (cinco) exemplos de cada.
Resp.:
EPIs e EPCs são equipamentos de proteção, cujo uso é necessário e obrigatório em seu local de trabalho, a fim de evitar e prevenir riscos que ameacem a segurança e a saúde no trabalho. No caso do EPI, é um equipamento de proteção INDIVIDUAL, já o EPC, é um equipamento de proteção COLETIVA. Exemplos de EPIs: Óculos de proteção, capacete, botinas, luvas, cinturão de segurança.
Exemplos de EPCs: Andaimes, linhas de vida, extintores de incêndio, vara de manobra, cordas.
...