RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COM A PROFISSIONAL AUTÔNOMA YNGRID NANTES HENRIQUES SCHUARTZ
Por: anamaria95.01.12 • 16/2/2019 • Relatório de pesquisa • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 249 Visualizações
adauane Silva santana
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COM A PROFISSIONAL AUTÔNOMA YNGRID NANTES HENRIQUES SCHUARTZ
PROJETO PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IPATINGA
[pic 3]
ADAUANE SILVA SANTANA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COM A PROFISSIONAL AUTÔNOMA YNGRID NANTES HENRIQUES SCHUARTZ
PROJETO PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IPATINGA
[pic 4]
IPATINGA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa) 6
3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS 7
4 DISCUSSÕES 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do estágio é proporcionar para os estagiários, os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pela professora em sala de aula.
O estágio foram de 200h que compreende o período de 20/08/2018 a 05/10/2018
na cidade de Ipatinga, nas escolas municipais, supervisionada pela professora autônoma Yngrid Nantes Henriques Schuartz.
As atividades realizadas foram: campanhas de conscientização do uso de água nessas instituições (escolas); desenvolver cartilha de cunho infantil para o ensino fundamental; confeccionar relatório final com os ganhos feitos por essa campanha; treinamento de educação ambiental; levantamento de dados do consumo da água na escola; utilizar ferramentas de estatísticas para o consumo de água avaliando o custo.
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO
O estágio curricular obrigatório foi supervisionado pela a profissional autônoma, Yngrid Nantes Heriques Schuartz na área ambiental, tendo a característica particular em parceria com a prefeitura da cidade de Ipatinga, onde foram recolhidos dados a respeito de todas as escolas municipais da região a respeito pertinentes ao consumo excessivo de água pelas intuições, e entre elas foram observados algumas escolas tinham gastos maiores as quais utilizados como base para implantação nas demais intuições do munícipio, além de englobar todos assuntos necessários a respeito dos diferentes cuidados ambientais e sua importância para o desenvolvimento humano.
A rede municipal de Ipatinga tem o ensino ampliado, com cerca de 47 unidades, que possuem matriculados quase 25 mil alunos, onde estão envolvidos em torno de 1.400 professores. Quinze escolas municipais da cidade contam com o programa aprender em tempo integral, os quase dois mil estudantes ficam em média oito horas diárias na escola realizando atividades curriculares e também atividades culturais, esportivas lazer e meio ambiente.
As escolas possuem um horário de funcionamento de 7 às 11:15 – 1º ao 4º ano no período da manhã, e 13h às 17:15 – 5º ao 8º ano. Essas escolas contam com dez salas de aula, banheiros, sala multiuso (vídeo e/ou biblioteca), sala dos professores/ coordenação, sala da direção e secretaria, cantina, almoxarifado, dois banheiros na recepção, além de um banheiro com acessibilidade, área verde abundante e parquinho.
O ambiente dessas intuições traz a efetividade e respeito entre todos, proporcionando às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas. As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando ideias e sentimentos.
As escolas municipais priorizam a educação com qualidade, incentivando as crianças, adolescentes e jovens a trilharem o caminho do saber. A família participa de forma positiva dos diversos momentos da construção do conhecimento, através de reuniões com pais e coordenadores da escola, contribuindo assim de forma real para a formação da pessoa humana e para a mudança da sociedade.
3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS
Foi realizada uma visita nas escolas municipas de Ipatinga para a avaliação do projeto a conscientização dos alunos sobre o consumo de água. Obedecendo a cronologia das atividades estabelecidas como:
Nos dias 21 ao dia 29 de agosto: Foram levantados dados sobre o consumo de água a partir de debates juntos com os alunos, professores, e os demais que trabalham na escola para conseguir achar uma solução.
No dia 30 de agosto: Os dados coletados foram transfiridos usando o programa Excel 2013 para uma melhor analise dos dados.
Nos dias 04 e 05 de setembro: Foi criado um projeto para o controle de consumo de água, com ideias e participações dos alunos e colaboradores da escola.
No dia 10 de setembro: Houve palestra educativa paraa implantação do projeto para todos, foi notável o grande interesse das crianças, foi usado recursos como slides, cartazes e banners para cativar o interesse delas para a importância da água.
No dia 11 de setembro: Foi desenvolvida cartilha para explicar a importância no controle do consumo de água.
No dia 12 de setembro: Houve um treinamento sobre educação ambiental para os colaboradores da escola inscentivarem os alunos a controlar o consumo de água.
No dia 13 de setembro: Houve atividades dinâmicas para interagir, divertir e explicar para os alunos sobre a educação ambiental.
Nos dias 14 ao dia 18 de setembro: Foi elaborado um sistema de coleta de água da chuva para ajudar a economizar nos custos para lavar a escola, irrigar horta, e criaram um sistema que essa água é ultilizada nos banheiros, o que gera uma grande economia também para a escola.
...