RELATÓRIO SOBRE A PONTE QINGDAO
Por: prevencionista • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
Março/2014
RELATÓRIO SOBRE A PONTE QINGDAO
-Inauguração: 30 de junho de 2011;
-duração da obra: 4 anos;
-cidades: Qingdao, na província de Shandong;
-ligação: liga a cidade portuária de Qindao à Huangdao;
-Extensão: 42500 metros.
A obra custou cerca de 10 bilhões de yuan ( aproximadamente US$ 1,5 bilhão ). O projeto , que possui pistas com largura de 35 metros e 5200 pilares de sustentação que consumiu 450 mil toneladas de aço e 2.300.000 metros cúbicos de concreto . Com isso , a distância entre dois pontos de um dos principais portos do pais poderá ser percorrido pelos motoristas com redução de tempo de até 40 minutos. Essa ponte é estruturada para suportar granes terremotos de até 8 pontos na escala Richter, tufões e até um navio de 300 mil toneladas .
Escavação;
Posicionamento de armação;
Concretagem são algumas das etapas da construção.
De acordo com as fontes de pesquisa, apesar de toda a magnitude da construção, a ponte encurta em apenas 30 quilômetros a distância entre as duas cidades e reduz o tempo do trajeto em 20 minutos. Mas o recorde chinês não vai durar muito, o próprio país constrói, desde 2009, uma ponte de 50 quilômetros para ligar a ilha de Hong Kong ao restante do território do país.
Comentário:
Realmente é espetacular ver o que o homem é capaz de fazer, principalmente nos dias atuais, com toda essa tecnologia aplicada as engenharias, e tudo isso começa com o primeiro passo em sala de aula e a construção da ponte de macarrão.
BREVE ESTUDO REALIZADO PELO GRUPO SOBRE PONTES:
Definição de ponte:
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Tipos de pontes:
De acordo com o estudo realizado e pesquisa diversificadas em meios utilizados sobre o tema, pudemos entender os tipos de pontes existentes e suas aplicações de acordo com a necessidade e natureza na utilização:
1. Ponte Viga (Beam Bridge)-A sua construção é feita com vigas de aço em baixo, e betão ou então em peças pré fabricadas. Este é o tipo de ponte tecnicamente mais simples e consequentemente mais fácil de se construir. Neste tipo de ponte uma viga horizontal é suportada em ambas as suas extremidades por pilares.
Imagem de ponte viga em construção
2. Ponte de Treliças (Truss Bridge): Este tipo de pontes é construído juntando elementos rectos. Tanto são feitas em metal como em madeira. A madeira mais usada para a compressão enquanto o metal é usado para suportar a tensão. Este tipo de pontes foi muito popular nos EUA de 1870 a 1930.
3. Ponte de Arco (Arch Bridge): Tem este nome devido à sua forma. A ponte mais antiga deste tipo ainda existe e foi construída na Grécia em 1300 A.C. (Ponte Arkadiko). No entanto quem ficou conhecido por construir pontes deste tipo foram os romanos.
4. Ponte Suspensa (Suspension Bridge): Este tipo é uma ponte que está segura por cabos de aço que são suportados por torres em cada extremidade. Tecnicamente, a carga da ponte é transformada na elasticidade dos cabos. Algumas das pontes suspensas populares incluem a ponte Golden Gate de Estados Unidos, a Ponte Humber da Inglaterra e da Ponte Tsing Ma da China.
5. Ponte Estaiada (Cable-stayed Bridge): Estas são quase semelhantes às pontes suspensas na sua estrutura, mas com algumas diferenças. A principal diferença é a quantidade de cabo usada. Na ponte estaiada, as torres de suporte usadas para cabos são relativamente curtas e requerem menos quantidade de cabo em relação à ponte suspensa.
Ponte
...