TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIOS DO I SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DA FAVIP: CONSTRUÇÃO E TECNOLOGIAS

Por:   •  30/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

Samara Cordeiro da Costa

RELATORIOS DO I SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DA FAVIP:

CONSTRUÇÃO E TECNOLOGIAS

Atividade solicitada pela professora Marília com pré-requisito avaliativo na disciplina de geologia referente ao período letivo 2009/2.

Caruaru

2009.

Relatório Dia do Concerto

Palestra: A Arte de Projetar e Construir Estruturas de Concentro.

Com o Sr. Paulo Helene

Professor Titular da Universidade de São Paulo

Vice-Presidente da IBRACON

Foi iniciado falando que o engenheiro civil para crescer na sua profissão em que hoje é uma das profissões, mas bem pagas, ele tem que ter responsabilidade e ética, pois ele trabalha com a confiança pública.

Mas contou a parábola do catedral, que é a seguintes “Um homem foi até uma construção onde viu outro trabalhando, onde perguntou o que fazia? E ele respondeu: Estou preparando a massa. Com essa resposta o homem retornou a andar pela construção em que novamente parou e perguntou a outro trabalhador o que ele fazia? E a resposta foi à seguinte: Estou erguido uma parede: Com a resposta continuou a andar onde encontrou um mestre, onde fez a mesma pergunta e a resposta foi: Estou construindo uma catedral”. Moral a parábola temos que pensar grande e não em fazer somente uma massa ou erguer uma parede, mas sim em construir cátedras.

Mostrou o juramento que iramos fazer quando nos formamos “Juro que, no cumprimento do meu dever de Engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho da tecnologia, esquecendo-me completamente de que trabalho para o bem do homem e não da máquina, respeitando a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam. Colocarei todo o meu conhecimento cientifico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade, assim sendo estarei em paz comigo e com Deus

A origem da palavra engenharia civil vem da Roma da palavra “Ingenuir Civitas”. Onde só no século XVIII começou a ser reconhecido, pois antes do existiam arquitetos. A primeira vez que um homem foi chamado de engenheiro foi em 2790 A.C. que foi o arquiteto e médios Imhotep, na construção de uma pirâmide de 64m de altura. Naquela época os materiais estruturais para a construção dessa e outras obras em 1- madeiras/bambu, 2- barro/ argila, 3- pedras.

Para ser um bom engenheiro temos que ter conceito de durabilidade, em que construir para que dura milhões de anos, pois um engenheiro constrói a história.

Na primeira grande resolução 2ª e 3ª. Foi construída a pirâmide de 146m, que hoje é uma das dez maravilhas do mundo, o farol de Alexandria com 120m onde sua luz era visível a 50 km, todas essas construções o material utilizando foi à rocha, pois é um material resistente e durável. Quando apareceu o concreto estrutural na história foi na construção da cúpula de Ponteão no século II uma belíssima obra de engenharia, a Catedral de Notre Dame com 35m.

Foram mostradas também outras grandes obras durante esse tempo falou também que em 1922 surgiu o concreto armado, onde foi construída primeira Aranha céu o Palácio Solar em Monlevaide com 103m de altura, já em 1928 o concreto propendido aparece. Vamos que para sermos engenheiro não é fácil, pois lidamos com a história de uma nação construindo marcas, temos que pensar na duração e resistência dessas obras, pois nelas escrevemos nosso nome para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com