RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: RENATO0408 • 29/8/2018 • Relatório de pesquisa • 3.520 Palavras (15 Páginas) • 250 Visualizações
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
DE BARÃO DE COCAIS[pic 1]
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RENATO PERPÉTUO RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Barão de Cocais
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 Justificativa 8
1.2 Objetivos 7
1.2.1 Objetivo Geral 7
1.2.2 Objetivos Específicos 7
2 PERFIL DA EMPRESA 8
2.1 Missão 9
2.2 Visão 9
2.3 Valores 9
2.4 Principais atividades 10
3 DESENVOLVIMENTO 11
3.1 Serviços de rotina e serviços periódicos 11
3.2 Tipos de manutenção 12
3.3 Planejamento programação e controle 12
3.4 Manutenção corretiva 14
3.5 Manutenção preventiva 15
3.6 Manutenção Preditiva 17
4 CONCLUSÃO 18
1 INTRODUÇÃO
A manutenção acompanha o desenvolvimento desde o início da mecanização.
Com a implantação da produção em série, as fábricas passaram a estabelecer programas mínimos de produção. Devido a necessidade dos primeiros reparos foram criadas equipes que pudessem efetuar reparo em máquinas operatrizes no menor tempo possível, o objetivo básico era a correção das falhas, hoje conhecida como Manutenção Corretiva.
Com a necessidade de aumento de rapidez de produção, a indústria passou a se preocupar, não só em corrigir falhas, mas evitar que elas ocorressem, passou-se a desenvolver o processo de Manutenção Preventiva de avarias.
Este relatorio apresenta a história da empresa Vale S.A e seus diversos setores de investimentos, em sequencia descreve as atividades realizadas na área de manutenção de equipamentos, e finalmente os trabalhos desenvolvidos pelo estagiário durante o período.
1.1 Justificativa
O Estágio se justifica por ser uma atividade de formação complementar que propicia o aluno a consolidar a teoria adquirida, com o desempenho prático nas organizações, possibilitando o reconhecimento e atualização dos conteúdos disciplinares.
A manutenção se tornou hoje umas das áreas mais importantes dentro das organizações e sabendo dessa importância o estágio na área permitirá um acompanhamento mais próximo e conhecimento avançado de como ocorre todo o planejamento e processo da gestão na manutenção.
O referido tema foi escolhido baseado na vivencia profissional do aluno na empresa VALE S.A, o mesmo consegui identificar a aplicabilidade de algumas disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Engenharia de Produção, são elas: Teoria Geral da Administração, Desenho Técnico e Geometria Descritiva, Planejamento e Controle da Produção I e II, Ergonomia aplicada a Engenharia de Produção, Processos de Produção, Pesquisa Operacional I e II, Eletrotécnica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Metrologia e Ensaios e Manutenção e Confiabilidade.
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
Acompanhar o processo de gestão da manutenção corretiva e preventiva em elementos/componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de maquinas, equipamentos e instalações visando contribuir para a continuidade e a disponibilidade de produção.
1.2.2 Objetivos Específicos
- Elaborar relatórios de acompanhamento e controle de lubrificação, combustível, materiais, etc.;
- Executar serviços de manutenção corretiva emergencial através de diagnósticos e reparos imediatos, mantendo a qualidade e a confiabilidade do resultado;
- Atualizar sistema de informatizado de controle de manutenção;
- Executar manutenção corretiva e preventiva em equipamentos, visando contribuir para a continuidade e a disponibilidade de produção dos mesmos;
- Executar, manter e orientar a limpeza e conservação das instalações e equipamentos.
2 PERFIL DA EMPRESA
Com mais de 70 anos de história, a Vale é uma das maiores empresas privadas do Brasil. Além de ser umas da líder no segmento de mineração, no país, mantém importantes operações nas áreas de Logística, Energia e Siderurgia.
A Vale nasceu no Brasil, em 1942, em Minas Gerais, na cidade de Itabira. A sede global dos negócios fica no Rio de Janeiro. Os metais ferrosos (minério de ferro e pelotas), que respondem pela maior parte da receita operacional, são os carros-chefes da produção no país.
A eficiência das operações tem atraído cada vez mais a admiração dos brasileiros. Pelo quinto ano consecutivo, a Vale foi apontada, em tradicional pesquisa na área de carreira, como uma das 10 primeiras empresas dos sonhos dos jovens entre 17 e 26 anos.
No Brasil, a Vale conta com quatro grandes sistemas produtivos: Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Juntos, eles reúnem um conjunto de minas, usinas de beneficiamento e pelotizadoras que produzem uma grande diversidade de minérios, como minério de ferro, pelotas, manganês e cobre.
Ela tem presença em 14 estados brasileiros que são: Pará, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Pará, está localizada a maior das operações no Brasil e no mundo: o Complexo Minerador de Carajás. A unidade é responsável pela produção do minério de ferro de maior qualidade do planeta.
Atualmente, a Vale é líder no fornecimento e serviços de logística no Brasil e a maior exportadora de produtos para o exterior. Tem uma ampla rede, formada por ferrovias, portos e terminais marítimos. Essa infraestrutura, é responsável por fazer o escoamento de toda a produção das unidades operacionais para os cinco continentes, sendo um diferencial competitivo da empresa.
...