RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: “A ENGENHARIA NO CONTEXTO SOCIAL: EVOLUÇÃO DESENVOLVIMENTO”
Por: Railla2907 • 28/3/2020 • Resenha • 1.408 Palavras (6 Páginas) • 1.297 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC
JOSÉ GOMES DOS SANTOS JUNIOR
RÁILLA MUNIZ DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: “A ENGENHARIA NO CONTEXTO SOCIAL: EVOLUÇÃO DESENVOLVIMENTO”
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Senai Cimatec, como requisito parcial à terceira avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, realizado sob orientação do Prof. Mestre Gilney Tosta.
Salvador
2018
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC
JOSÉ GOMES DOS SANTOS JUNIOR
RÁILLA MUNIZ DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: “A ENGENHARIA NO CONTEXTO SOCIAL: EVOLUÇÃO DESENVOLVIMENTO”
Salvador
2018
De Luca, Marcelo A. S. et al. A engenharia no contexto Social: Evolução e Desenvolvimento. Gestão, Tecnologia e Inovação - Revista eletrônica dos Cursos de Engenharia. V. 2 n 1 , Abr/Nov 2018. ISSN 2595-3370. Disponível em:
DE LUCA, Marcelo A. Sirqueira - Docente Unipet da cidade de Curitiba-PR. ROMANEL, Fabiano B. – Docente UniOpet da cidade de Curitiba-PR. SANCHES, Giovanna H. M.- Graduando do curso de Engenharia de Produção da UniOpet da cidade de Curitiba-PR. GONÇALVES, Henrique S. - Graduando do curso de Engenharia de Mecânica da UniOpet da cidade de Curitiba-PR. GOTODELLI, Victor A., Moises, Izabela C., Oliveira, Jean M. B. – Graduando do curso de Engenharia Civil.
A sociedade moderna é composta por uma infinidade de profissões que em algumas situações, o conhecimento de uma se complementa com o de outra e assim se formam relações sociais pautadas pelo trabalho. Dentro deste contexto, por ser uma área vasta, a engenharia pode se correlacionar com diversas outras profissões, entretanto, ainda se há muitas duvidas acerca do que exatamente se faz um engenheiro e os impactos desta área na sociedade.
O artigo “A Engenharia no contexto Social: Evolução e Desenvolvimento” têm como problemática a importância do engenheiro e da área de engenharia para a sociedade na evolução e no desenvolvimento, cujo principal o objetivo desta pesquisa é identificar e averiguar a influência desta profissão e área na inovação e no desenvolvimento da sociedade.
O objeto de estudo desta resenha divide-se em quatro partes. Na introdução, inicia-se fazendo uma relação entre a evolução humana e como a mesma está diretamente atrelada à evolução da engenharia explicando que, desde os primórdios, a humanidade se depara com situações problemáticas que necessitam de resoluções sendo então o papel do engenheiro fornecer caminhos para a resolução de tais problemas desde os mais simples até os mais complexos. Apresenta-se então que a problemática central do artigo é entender a importância do engenheiro e da engenharia na evolução da sociedade e para seu desenvolvimento social.
Já na segunda parte, os autores buscam entender o que é de fato a engenharia, trazendo o papel do engenheiro dentro da sociedade abordando definições de diversos autores que explicam que a função do engenheiro vai muito além de estudos das matérias exatas e naturais, que existe também um papel de cooperador indiretamente ou não com a melhoria das questões sociais. Destaca-se também nesta etapa que a engenharia pode ser aplicada nas mais diversas áreas e que um bom profissional desta área mantem-se sempre atento para a resolução de desafios.
Por estarem sempre em busca de melhores soluções, e serem profissionais diretamente ligados aos processos, melhoria de produtos e da produção, gestão de métodos produtivos e nas atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento os engenheiros possuem uma posição fundamental para os avanços tecnológicos. Por ser uma área multidisciplinar, na atualidade a engenharia trata-se de uma profissão de ampla aplicação sejam na área acadêmica, empresarial ou governamentais estando então presentes em vários segmentos da sociedade como na infraestrutura, saneamento, e grandes obras envolvendo planejamento, execução e controle.
Uma vez entendido o papel do engenheiro e sua atuação nas diversos setores, na terceira parte do artigo os autores buscam correlacionar à atuação destes profissionais e o impacto das mesmas sobre a sociedade utilizando como principal exemplo a área da engenharia civil e como as novidades tecnológicas do setor ao mesmo tempo em que maximizam lucros e reduzem custos e desperdícios, estimulam o desenvolvimento e a modernização do setor. Evidencia-se então que como a construção civil supre necessidades básicas como a moradia, avanços científicos nesta área reduzem o déficit habitacional e beneficiam famílias sem teto ou em situações de risco e sobreviventes de desastres, gerando um impacto social.
Observa-se neste capitulo que por muitas vezes é de função do engenheiro escolher entre os mais variados métodos de construção desde os tradicionais aos mais recentes e inovadores como, por exemplo, a impressão 3D que propicia uma construção de forma mais rápida, menos poluente e onerosa ou construção a seco que não geram resíduos, são leves e resistentes e com baixo impacto ambiental sem deixar de levar em consideração que uma moradia ideal deve ser confortável e segura.
Na quarta parte do artigo, os autores trazem a importância da engenharia na evolução humana e no desenvolvimento social. Nota-se que esta área atua de maneira multidisciplinar buscando conceber soluções que atendam as necessidades e o bem estar da sociedade. Afirma-se que os feitos da engenharia só possuem significado quando remetidos ao proveito da sociedade.
...