Relatório APS (Atividades Práticas Supervisionadas) – Ponte de Macarrão
Por: Lucas Picci • 5/11/2023 • Trabalho acadêmico • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
Bruno Aguiar Ferreira - G7713G6
Fernando Araujo de Andrade Junior - G73FGJ7
Filipe de Almeida Joaquim - G8181J2
Letícia Carolina de Moraes - C85CGF6
Lucas Picci Gonçalves - N071567
Raphael do Amaral Custódio - G7325D0
Curso: Engenharia Básica
Relatório APS (Atividades Práticas Supervisionadas) – Ponte de Macarrão
Araraquara – SP
2023
SUMÁRIO
RELATÓRIO – PONTE DE MACARRÃO
- INTRODUÇÃO
- EMBASAMENTO TEÓRICO .................................................................................
- OBJETIVO
- MATERIAIS E FERRAMENTAS ...........................................................................
- MONTAGEM DA PONTE DE MACARRÃO .......................................................
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
- CONCLUSÃO ............................................................................................................
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................
- INTRODUÇÃO
As primeiras pontes criadas pelo homem eram feitas com troncos de madeira e pedras. Como parte da história da humanidade, as pontes são conhecidas como símbolo de acesso e conexão, chegando a ser consideradas majoritariamente como um milagre arquitetônico. Com o passar dos anos, as técnicas de construção de pontes foram aprimoradas, passando daquelas simples construções em madeira para grandes pontes feitas em ferro e aço. O avanço dos estudos da área de pontes, possibilitou o desenvolvimento de técnicas de construção para os vários tipos de pontes, e um desses tipos é a ponte de treliças.
As pontes de treliças, citadas acima, são parecidas com as pontes tradicionais, ou “pontes de vigas”, tendo apoios em cada uma de suas extremidades, porem ela possui estrutura de aço ou madeira (treliças) conectando as extremidades, concedendo mais força a estrutura.
Com base nas informações citadas, foi criada a prática de ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, onde a teoria apresentada nas disciplinas de mecânica geral, resistência dos materiais I e II e estabilidade das estruturas I e II pode ser colocada em atuação.
- EMBASAMENTO TEÓRICO
No intuito de construir uma ponte com uma boa resistência, porém de fácil montagem e com cálculos simples de serem executados, começamos com a definição do tipo de ponte que iríamos utilizar. Analisamos que há três tipos de pontes: Ponte em viga, Ponte em Arco e Ponte Suspensa. Verificamos que a maior diferença entre as três é a distância que elas podem cruzar entre um suporte e outro. Como previamente definido nas normas, a ponte deve vencer um vão livre de 1 metro, portanto decidimos fazer a ponte em viga, pois sua estrutura tem menor capacidade de atravessar distâncias, sendo ela então suficiente para nosso projeto.
A ponte em viga, propriamente dita anteriormente, é o tipo mais básico de ponte. Do ponto de vista estrutural, é entendida como um elemento longitudinal rígido apoiado sobre pilares, que por sua vez são apoiados sobre a fundação.
Para o projeto de pontes de treliças, no caso da prática da ponte de macarrão, devemos considerar duas hipóteses:
1º Todas as cargas são aplicadas nos nós. Em grande frequência, o peso próprio dos
elementos é desconsiderado por que a força suportada por cada membro, normalmente é maior do que seu peso.
2º Os elementos são ligados entre si por superfícies lisas.
Por conta destas hipóteses simplificadoras, os elementos de uma treliça atuam como barras de duas forças. Se uma força tende a alongar o elemento, é chamada de tração. Já se uma força tende a encurtar o elemento, é chamada de compressão.
Estas forças de tração e compressão estão presentes em todas as estruturas treliçadas, e é no projeto que se define como a ponte irá lidar com essas forças sem que a ponte rache ou entorte.
Importante salientar que rachadura é o resultado do excesso de tração sobre o objeto. Já quando a força de compressão é em excesso chamamos o resultado de “entortar”.
- OBJETIVO
Construir e testar em sala de aula uma ponte de macarrão e cola treliçada, pesando no máximo 1000g (1kg) de macarrão do tipo espaguete número 7 e cola epóxi. Sendo esta capaz de vencer um vão livre de 1,00m e suportar em seu ponto central a carga mínima de 2 kg durante 10 segundos (teste de ruptura).
Além disso, esse trabalho tem como finalidade a aplicação de conhecimentos básicos de mecânica para projetar e otimizar sistemas estruturais simples.
- MATERIAIS E FERRAMENTAS
● Macarrão da marca Barrila do tipo Spaghettoni nº 7 – 2 unidades;
...