Relatorio Paradigmas
Artigo: Relatorio Paradigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lcmontiel • 14/9/2014 • 341 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Atualmente o mundo da programação, que está diretamente ligado a todas as novas tecnologi-as lançadas no mercado, vive um momento de muito dinamismo na forma como se deve pro-gramar. A cada dia aparece uma nova linguagem, um novo conceito, um novo framework... Consequentemente está cada dia mais fácil ser um programador, implementar um código a partir de um algoritmo.
Mas nem sempre foi assim! Tudo começou na babilônia onde, utilizando uma escrita cunei-forme e tabulas de argila, escreviam-se acordos, convenções, formulas matemáticas, procedi-mentos corriqueiros e etc. Conforme o tempo foi passando, num processo natural e semelhante ao que temos hoje, porém mais demorado, as linguagens e a forma de programar evoluía de acordo com a evolução do ser humano.
Após isso, o surgimento de algoritmos medievais para auxiliar em cálculos, algoritmos para calcular MDC, algoritmos feitos em forma de música ou poesia. Só então surge a programação contemporânea, com Ada Lovelace que criou um algoritmo para calcular números na máquina diferencial. E então as linguagens começaram a surgir, novos conceitos, novas funcionalidades e atributos eram agregados a cada versão e a cada linguagem.
Podemos citar como as primeiras linguagens FORTRAN, Lisp, Algol, SmallTalk e Plankalkul.. A maioria criada para auxiliar em cálculos ou para facilitar o relacionamento de informações. Algumas características dessas linguagens são: Inicio de uso de tipos, criação das condições e dos laços, analise léxica do código, alocação de registradores, funções de alta ordem, coletor de lixo, entre outras.
Temos também o Assembly, que ainda hoje é utilizado como linguagem de baixo nível para fazer a interação direta com hardware, com máquinas que contem programação embutida.
Além das linguagens mais avançadas como JAVA, C#, C++, Delphi, .NET, entre inúmeras outras, que não deixam de ter como base conceitual todas linguagens anteriores porém com novos conceitos, novas funcionalidades, pois é assim que a tecnologia funciona hoje.
Obviamente, temos que salientar que conforme o passar do tempo, a atualização dessas lin-guagens vai se tornando cada vez mais frequente e cada vez mais numerosa, o que trará enor-me facilidade para a programação atual.
...