Relatorio de dureza
Por: Marcia Rodríguez • 27/10/2015 • Relatório de pesquisa • 784 Palavras (4 Páginas) • 1.458 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE PROPRIEDADE DOS MATERIAIS
Ensaio de dureza
Professor: Francisco Merlo
Alfredo Teixeira – RA:
Álvaro Cieri – RA:
Allan Obrecht da Silveira – RA: 20382811
André – RA:
Jesse Melida Cardoza Carreno – RA: 20735024
Marcos – RA:
Rodrigo Sanches Figueiredo – RA: 20626662
Viviana Paredes Dias – RA: 20735020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
I. RELATÓRIO DE ENSAIO DE DUREZA
1. Fundamentação teórica
2. Materiais Utilizados
2.1. Materiais e métodos
3. Procedimento
4. Resultados obtidos
5. Conclusão
INTRODUÇÃO
Na ciência dos materiais, a dureza é a propriedade característica de um material sólido, que apresentam suas resistências a deformações permanentes e está opostamente relacionada com a força de ligação dos átomos. A dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro por modo de fricção, deixar uma marca permanente no material menos resistente ou por meio de flexão, risco, abrasão ou corte.
Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro, pois na engenharia e nas metalúrgicas, chamado ensaio de penetração para a medição da dureza à partir de dados intermediários.
RELATÓRIO DE ENSAIO DE DUREZA
- Fundamentação teórica
Para esse procedimento o método usado para coletar os valores de dureza é fazer a medição da profundidade ou área deixada por um instrumento de penetração ou risco de formato específico sobre o material, usando-se para tal uma força definida, aplicada durante um determinado espaço de tempo.
Para materiais de menor dureza (moles) como borrachas e plásticos, a dureza é feita através de choques, onde um instrumento faz um impacto sobre a superfície do material, onde a parte de energia do choque é usada para a medida da dureza. Os principais métodos padronizados de medição são: Brinell, Vickers, e Rockwell.
- Materiais Utilizados
- Corpo de prova, aço 4340.
- Máquina de dureza digital ou durômetro digital
- Materiais e métodos
Aço 4340 é um aço para beneficiamento de alta resistência mecânica, elevada temperabilidade, alta tenacidade, baixa usinabilidade e baixa soldabilidade. Esse aço é destinado para fabricação de eixos, bielas, virabrequins e peças com alta solicitação mecânica; na indústria aeroespacial; automobilística; de máquinas e equipamentos.
A máquina de dureza ou durômetro é constituído por um sistema de aplicação de força e por um penetrador, podendo ter um sistema de medidas com possibilidade de ampliação entre 20 e 80 vezes. O penetrador deve possuir um nível de dureza à do material à ser ensaiado; para materiais com durezas não muito altas, utilizam-se esferas de aço temperado como penetrador e esferas de carbeto de tungstênio.
- Procedimento
Primeiramente aproximamos o corpo de prova do penetrador do durômetro e submetemos à uma pré-carga inicial. Logo após, aplicamos uma carga maior até o ponteiro (no caso do durômetro analógico) ou painel eletrônico (no caso de durômetro digital) até o medidor parar de contabilizar os números, e finalmente, retira-se a carga maior e se faz a leitura indicada no mostrador do durômetro.
...