Relatorio de quimica geral
Por: Dannylo Paiva • 5/12/2015 • Trabalho acadêmico • 795 Palavras (4 Páginas) • 342 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Neste relatório serão apresentados alguns conceitos, materiais usados, procedimentos realizados e resultados obtidos na quarta aula prática realizada no dia 30 de abril referente à disciplina de Laboratório de Química Geral, que através de uma reação de precipitação, pôde-se observar e comprovar as leis das transformações químicas ou leis ponderais das reações, especificamente a Lei da Conservação de Massa de Lavoisier.
2. OBJETIVO
Verificar a lei da conservação da massa através da determinação da massa total antes e depois de ocorrerem às seguintes reações:
Reação 1: [pic 1][pic 2]
Reação 2: [pic 3][pic 4]
3. REFERENCIAL TEÓRICO
A Lei da Conservação das Massas, a qual é o objeto do estudo desse experimento, pode ser explicada da seguinte forma: em uma reação química, não há a ‘criação’ nem ‘destruição’ de átomos, eles apenas se rearranjam, logo a massa do sistema é conservada. O que ocorre é o processo de desagregação de conjuntos atômicos para a formação de outros agregados atômicos, os quais são os produtos do processo. Informalmente, pode-se explicar essa lei com o enunciado “Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma”. (Infopédia, acesso em 05 maio 2014).
Essa lei define que a soma das massas antes da reação equivale à soma das massas após o término da reação, ou ainda que o ganho ou perda de massa não é medido na mesma reação.
4. MATERIAIS E MÉTODOS
Para verificar a realização da determinação das massas antes e depois das reações é necessário
4.1. MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
Balança analítica
Frascos Pequenos
Béqueres
Pipetas
Pipetadores
Reagentes
Carbonato de sódio 0,1 M
Cloreto de cálcio 0,1 M
Ácido sulfúrico 0,1 M
4.2. MÉTODOS
O sistema adotado consiste em: conjunto dos três frascos, tampados e com as respectivas soluções. O que serão feitas são manipulações dos conteúdos dos frascos. As pesagens serão sempre do sistema.
- Foram pipetados 5 mL de solução de [pic 5][pic 6] (0,1 M) e colocados em um frasco. Fechou o frasco;
- Foram pipetados 5 mL de solução de [pic 7][pic 8] (0,1 M) e colocados em um frasco. Fechou o frasco;
- Foram pipetados 10 mL de solução de [pic 9][pic 10] (0,1 M) e colocados em um frasco. Fechou o frasco;
- Foram pesados os três frascos juntos. Anotou a massa do conjunto;
- Fora da balança, foi adicionado a solução de [pic 11][pic 12] (0,1 M) no frasco que continha a solução de [pic 13][pic 14] (0,1 M) e tampou ambos os frascos. Verificou o que ocorreu;
- Foram pesados novamente o conjunto de frascos e anotou a massa;
- Novamente fora da balança, foi adicionado a solução de [pic 15][pic 16] (0,1 M) ao frasco que continha a solução formada pela Reação 1. Tampou o frasco rapidamente. Observou o que ocorreu;
- Foram pesados mais uma vez o conjunto e anotou a massa.
5. RESULTADO E DISCURSÕES
Quando foi adicionado à solução de [pic 17][pic 18] (0,1 M) no frasco que continha a solução de [pic 19][pic 20] (0,1 M) observou-se que a solução ficou levemente turva. Isso aconteceu devido a formação de [pic 21][pic 22].
Em seguida, quando foi adicionado à solução de [pic 23][pic 24] (0,1 M) ao frasco que continha a solução formada pela Reação 1, o ácido ([pic 25][pic 26] solubilizou o [pic 27][pic 28] e transformou em [pic 29][pic 30]. Com o término da reação, observou-se que a mistura voltou a ser incolor.
...