Relatória de Física - Movimento Unidimensional
Por: Gabriel Mota • 8/10/2018 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
MOVIMENT UNIDIMENSIONAL
Objetivo:
O experimento consiste em medir a variação da posição de um corpo em relação ao tempo. E colocando em prática os aprendizados na construção de gráficos, analisar e calcular a velocidade e aceleração dos mesmos.
Introdução:
Neste experimento tomaremos como base às equações horários e o conceito de cinemática (movimento dos corpos). As equações horárias são a relação matemática entre a variação da posição e o tempo.
As equações utilizadas são:
x = x0 + V0t;
x = x + v0t + ½ at².
O objetivo é calcular a velocidade e a aceleração do corpo por meio dessas equações. Na pratica usamos um plano inclinado no qual medimos as variações da posição de uma esfera metálica em um tubo com material viscoso e em sequencia uma esfera maior também no plano inclinado.
Material Utilizado:
- 1 Plano inclinado;
- 2 esferas metálicas de tamanhos diferentes;
-1 cronômetro;
-1 ímã;
-1 tubo com material viscoso.
Método:
- 1º Experimento:
Nessa prática foi utilizado o tubo do plano inclinado. Inicialmente ligamos o cronômetro e utilizamos o ímã para elevar a esfera no tubo até nosso referencial 0. Em seguida distanciamos o ímã para a esfera entrar em movimento devido a inclinação do plano. Quando ela passava no ponto 0 da régua disparávamos o cronômetro e parávamos quando atingia a posição desejada. Repetimos isso sucessivamente, anotando os resultados obtidos.
Em sequência, utilizando o SciDavis e as informações obtidas plotamos o gráfico.
- 2º Experimento:
Nesse experimento foi utilizado a esfera livre no plano inclinado. Permanecemos com o cronômetro ligado e o zeramos. Posicionávamos a esfera no ímã da base, quando disparávamos o tempo, automaticamente a esfera entrava em movimento e quando em contato com o sensor, o cronômetro pausava. Anotamos os resultados e repetimos assim sucessivamente.
Em sequência, utilizando o SciDavis e as informações obtidas plotamos o gráfico.
Resultados e análises:
- 1º Experimento:
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
-r-
F(x) = Ax+B → f(x) = 2,09x
- 2º Experimento:
[pic 4][pic 5][pic 6]
F(x) = a + ax + ax² → f(x) = 9x + 16x²
Conclusão:
A prática foi realizada com sucesso sem nenhuma dificuldade na parte prática, quanto na plotagem do gráfico. A prática da plotagem de gráficos foi satisfatória, ambos gráficos tiveram o comportamento esperado. As informações fornecidas pelo gráfico do primeiro experimento, ao meu ver, foram mais coerentes quando a comparamos com o valor esperado matematicamente. O gráfico do segundo experimento foi o esperado, mas o erro compreendido nos dados não foi satisfatório, chegando a casa das unidades.
Referencias Bibliográficas: Cadernos de Atividades do Laboratório , Fisica Geral I, Mecânica. DFQ da PUC Minas
...