Relatório de Segurança Analise de Ruídos e Vibração
Por: rafaelkk13 • 7/9/2022 • Trabalho acadêmico • 950 Palavras (4 Páginas) • 2.015 Visualizações
[pic 1]
Relatório de segurança
Analise de Ruídos e Vibração
Técnico em segurança do Trabalho
PERGUNTAS NORTEADORAS
- A preocupação do Técnico de Segurança do Trabalho com relação ao ruído e a vibração neste estudo de caso é pertinente?
R: Sim, pois o técnico de segurança do trabalho sabe que a exposição a ruídos pode ocasionar graves danos à audição, assim como a exposição contínua a vibrações pode causar doenças musculares, neurológicas e vasculares. Por isso, medidas preventivas contra ruídos e vibrações são necessárias à saúde do colaborador.
- Os dados apresentados no caso são suficientes para análise de riscos e avaliações quantitativas? Quais dados seriam importantes neste caso?
R: Com os dados apresentados, pode-se fazer uma análise de riscos e uma avaliação quantitativa, observando a intensidade da fonte geradora, locais de trabalho com características comuns, e os turnos de trabalho semelhantes. Os dados com relevância nesse caso, é o tempo em que eles ficaram expostos à vibração, que é de 4 horas diárias com pausa de 1 hora para almoço, que é servido no próprio local de trabalho e nas demais 4 horas eles trabalham em outras atividades as quais não são isentas de ruído.
- A avaliação ambiental de ruído foi realizada corretamente, cobriu toda a exposição do trabalhador ao ruído?
R: A avaliação do ruído foi realizada corretamente, realizando duas dosimetrias de ruído, uma durante o uso do equipamento e a outra sem o uso do rompedor, agrupando colaboradores em similaridade de risco, fazendo amostras de 2 horas para cada atividade, e não foi coberta toda jornada de trabalho, pois não teve dúvidas quanto a representatividade da amostragem.
Seria interessante quantificar a vibração para a partir daí implementar uma medida de controle mais precisa. Mas como seriam apenas 30 dias de trabalho, usando o protetor auricular, as luvas para vibração e fazendo rodízios de função, creio que nem um funcionário saiu com algum problema causado pelo ruído e vibração. As medidas que o técnico da obra sugeriu são eficazes.
- Quais os critérios de amostragens deveriam ser utilizados neste caso? Quais dados deveriam ser inseridos no equipamento de medição?
R: Os critérios de amostragem seriam analisar a exposição dos colaboradores aos riscos, verificar os ciclos, se há mais colaboradores expostos de forma similar, dentre outros. Verificar se o medidor está ajustado de forma a operar no circuito linear, circuito de resposta para medição de nível de pico, e cobrir uma faixa de medição de pico mínima de 100 a 150 dB.
- A vibração a qual os trabalhadores estão expostos deveria ser quantificada para implantar alguma medida de controle? Qual medida de controle você adotaria como futuro Técnico de Segurança do Trabalho?
R: Sim, pois as medidas preventivas e corretivas seriam feitas de forma segura. Além do correto uso de epi’s; Ferramentas ergonômicas, Redução do tempo exposto, revezamento na operação, manutenção de ferramentas, etc.
- O Equipamento de Proteção Individual implantado para ruído está correto? Poderia ser implantado outro EPI? Qual? Verifique se o NRRsf está correto para a atividade?
R: O equipamento de proteção individual e o NRRsf (índice de redução de ruído fornecido) estão corretos para essa atividade.
Também seria indicado o Abafador de Ruído, nome dado ao protetor de ouvido composto por duas conchas geralmente produzidas em plástico interligadas por um arco. Conhecido também como protetor tipo concha, este EPI é fundamental para evitar problemas futuros de audição.
Uso de botas e luvas antivibração. A luva tem que ser de anti vibração pois é um equipamento de proteção individual de alto padrão e que pode reduzir em até 43% o nível de vibrações de alta frequência e de 23% das consideradas de baixa frequência.
...