Resenha Gestão Estratégica
Por: rlholdorf • 4/11/2015 • Resenha • 368 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Renan Lange Holdorf 10/0039286 Gestão Estratégica
Resenha: Rumos da Estratégia Empresarial
O Planejamento estratégico na segunda metade do Séc. XX era confundido com a estratégia de negócio e, em geral, embora pensado com olhos no futuro, em nada se aderia a ele. Visto como previsão, controle e coordenação administrativos, tal visão durou até os setentas.
É colocado pelo artigo então uma explicação de certa “crise”, quando as mudanças começaram a acontecer de forma mais acentuada e abrupta, de forma que o Planejamento Estratégico da época, que acabava por se adequar à burocracia das organizações, de forma a produzir, de forma escrita, objetivos e procedimentos, foi confrontado com os novos ambientes de negócio.
Os anos 1980 foram implacáveis para a economia e a conjuntura empresarial do Brasil, com recessão e inflação – após o milagre econômico, a década perdida. Com isso, o mercado empresarial brasileiro passou a consumir muitos produtos relacionados à área estratégica: cursos, workshops, reengenharia e outros termos e soluções foram apresentadas ao empresariado. Para tanto, era necessário rever as estratégias das empresas para que tais atitudes, que acabam afetando o nível operacional, não fossem feitas às cegas. Portanto, algumas questões apareceram sobre os rumos da estratégia no Brasil: a necessidade de desmistificar a área e o espaço da estratégia empresaria, tirando-a da redoma de conselheiros, acionistas e alta gerência e a socializando com todos os colaboradores; inserir na empresa um estilo gerencial participativo, reduzindo o autoritarismo na empresa, de forma que a operação seja compatível com a estratégia e vice-versa; quebrar a distinção entre operacional e estratégico, oriunda do estilo clássico de organização, fazendo com que a estratégia seja responsabilidade de todos; planos de estratégia graduais e pragmáticas que levam em consideração acertos e erros, com certa flexibilidade no planejamento; e pensamento de futuro, de forma a modelar, ditar a tendência do ramo que estão inseridas as empresas que pensam dessa forma.
...