Resenha Liderança e Motivação
Por: Priscila Rocha • 25/8/2020 • Resenha • 643 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
A liderança é estudada através do comportamento de cada pessoa. É influenciar os outros, é a habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. A curiosidade é um comportamento duradouro de um líder, eles precisam ser capazes de fazer perguntas, sejam coisas simples e pequenos gestos, mas acrescentarão para se tornar uma parte da sua narrativa de liderança.
No vídeo O Futuro Pertence aos Curiosos fala sobre a importância da curiosidade em nossas vidas. Tudo começa logo quando abrimos nossos olhos, e procuramos tudo a nossa volta, com um simples prazer das descobertas e o ato de perguntar. É o brilho por trás das ideias, não importa nossas experiências têm que continuar escutando e seguindo essa curiosidade, deixá-la ganhar força dentro de nós. A curiosidade nos impulsiona a continuar explorando, perguntando, aprendendo e buscando tudo que esteja no alcance de nossas mãos.
TED: Simon Sinek - “The Golden Circle” explica como grandes pessoas e organizações alcançam seus objetivos e criam verdadeiros movimentos. A teoria “O Círculo Dourado” desenvolvida por Simon Sinek, é um raciocínio simples, simbolizado com 3 círculos, o primeiro é maior e representa “o que”, o segundo “como” e o terceiro “porquê”. Ele explica que o sucesso está de dentro para fora, devemos sempre começar pelo “porquê”, e só então, estabelecer o “como” e “o que”. No decorrer do vídeo ele faz questão de repetir diversas vezes que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.
Já o vídeo Comece pelo porquê é rápido (aproximadamente 7 minutos), dinâmico e muito interessante feito pela empresa IlustradaMente, sobre o livro: Por quê? Como grandes Líderes Inspiram Ação de Simon Sinek. É um resumo animado que demonstra como devemos utilizar a técnica do Círculo Dourado para alcançar nossos objetivos, seja na vida pessoal ou na profissional.
No texto do professor Quemuel Dantas, ele passa a sua opinião, de como tantas pessoas têm o sonho em se tornar grandes líderes, porém, não tem talento para gerir um grupo. E muitas vezes, quando alcançam seu objetivo acabam se frustrando, por não ter o talento necessário, paciência, carisma entre outras. Ele explica que o líder tem que se adaptar a cada colaborador, tem que dar feedback e a liderança deve ser participativa, para tornar uma equipe segura e motivada.
Hoje em dia, o líder precisa ter uma visão voltada para algumas atitudes, e muitas delas envolvendo o coletivo e não o individual. Ele é um motivador e atua no desenvolvimento dos colaboradores, inclusive, trabalhando ao lado delas no dia a dia. Diferente do chefe, que usa da sua autoridade para impor seu trabalho, nem procura motivar as pessoas que trabalham com ele, pois acredita que é obrigação do funcionário realizar o seu trabalho diário, com excelência. Quem se declara como chefe não assume nenhuma responsabilidade. Na verdade, transfere as obrigações para os seus colaboradores.
De acordo com Simon, todos nós temos um “porque” e nos ensina que não precisamos de habilidades especiais, e sim estabelecer convicções. Assim, seremos capazes de criar grandes realizações ou projetos pessoais. Desde que encontrarmos o nosso “porque”. É ele que nos move a realizar mudanças e transformar nossas vidas.
Algumas pessoas acreditam que liderar é um dom, acredito que vai além disso. Liderar é uma escolha diária, e ter conhecimento de suas falhas é essencial para tornar um líder melhor. São grandes os desafios, mas com paixão e dedicação podemos alcançar um nível de alta performance e jamais nos esquecermos que trabalhar nos exige atitude!
...