Resenha Reflexões para a Implementação do Movimento CTS No Contexto Educacional Brasileiro
Por: Mauriciotorrezan • 6/6/2018 • Resenha • 413 Palavras (2 Páginas) • 1.236 Visualizações
RESENHA
Reflexões para a Implementação do Movimento CTS No Contexto Educacional Brasileiro
Mauricio Bianquim Torrezan
O autor subdivide o artigo em 5 tópicos. Ele começa escrevendo uma base introdutória acerca do Movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e estabelece assuntos que envolvem C&T (Ciência e Tecnologia) que serão retomados em outros trechos do texto. Em sequência, insere o Brasil no contexto fazendo uma análise histórica, comenta a falta de política de pesquisa e desenvolvimento e descreve o momento atual do país/ continente latino. Nos finalmente do artigo aborda o papel dos meios de comunicação no contexto CTS.
A partir da introdução, o autor apresenta o movimento CTS, e expõe a ideia de que o desenvolvimento de C&T não é garantia de bem estar social e discute a possibilidade de maior participação da sociedade nesse assunto. Além disso, reflete sobre a formação dos professores, se eles possuem compreensão do tema a ponto de despertar a paixão pela aplicação de C&T nos jovens. Nesse caso a especialização dos professores é primordial, por ele ser o transmissor do conhecimento.
Situando o Brasil historicamente, no artigo o autor destaca que o país não presenciou um crescimento cientifico e tecnológico próprio, sempre sobreviveu a sombra da metrópole portuguesa. O Brasil por crescer como um modelo agro exportador e escravocrata sempre teve visão imediatista visando o lucro rápido, dessa forma o país não desenvolveu uma C&T pautada nas necessidades da sociedade brasileira. A falta de estrutura também estrangulou o desenvolvimento C&T. O autor é feliz na concepção de que cada país deve desenvolver seu próprio conhecimento de C&T sempre visando o bem estar da sociedade.
No momento atual o país ainda toma atitudes como dar incentivos fiscais a empresas estrangeira, atitudes como essa mostra o descaso e a falta de engajamento dos órgãos públicos com o desenvolvimento de C&T interna. As empresas que são as mais beneficiadas não fazem inclusão da sua tecnologia com a sociedade, essa tecnologia só se vê embutidas nos produtos.
Finaliza opinando sobre o papel da imprensa no movimento CTS. Essa é a parte em que o artigo ficou mais confuso, não deixando explicitado se os meios de comunicação trabalham a favor ou contra o movimento CTS.
Bibliografia: Autor(es), título da obra, nº da revista, volume, numero, pag, ano.
Volume 7, numero 1, pagina 1 a 13, ano 2011.
(Margem – Esquerda 3,0
Direita 2,0
Espaço entre linhas: simples
Letra arial/ times 12
Bibliografia: Autor(es), título da obra, nº da revista, volume, numero, pag, ano.
Volume 7, numero 1, pagina 1 a 13, ano 2011.
...